Dia D em Itatim: vacinação contra a gripe acontece neste sábado

A Prefeitura de Itatim promove neste sábado (28) o Dia D de vacinação contra o vírus influenza, com atendimento em todas as Unidades de Saúde da Família (UBS) do município. A mobilização acontece das 8h às 12h e tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal dos grupos prioritários.

A ação faz parte da campanha nacional de combate ao vírus da gripe e será realizada exclusivamente no turno da manhã. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população verifique se faz parte do público-alvo e procure a unidade mais próxima para garantir a imunização.

Estão incluídos na campanha crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e idosos a partir de 60 anos. Também fazem parte do público prioritário povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua e pessoas com deficiência permanente.

A vacinação contempla ainda pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e condições clínicas especiais, além de profissionais de diferentes áreas, como professores do ensino básico e superior, trabalhadores da saúde, integrantes das forças armadas, forças de segurança e salvamento.

Outros grupos também estão aptos a receber a dose, como trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, dos Correios, portuários e caminhoneiros.

A Prefeitura reforça a importância da vacinação como forma de prevenção contra a influenza, especialmente para os grupos mais vulneráveis, e convida a população a participar do Dia D.

Secretaria de Saúde de Elísio Medrado realizará dia D da vacinação contra gripe e sarampo

Neste sábado (30), a Secretaria de Saúde de Elísio Medrado realizará o dia D da vacinação contra a gripe e o sarampo, no coreto da Praça Gil Procônio Lapa, das 8h às 16h.

Crianças de seis meses a menores de cinco anos, além de trabalhadores de saúde, podem tomar a vacina contra o sarampo.

Poderão receber a vacina contra a gripe idosos a partir dos 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, professores, gestantes e puérperas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente e trabalhadores do transporte coletivo.

A Secretaria lembra que é obrigatório apresentar o cartão de vacina.

Secretaria da Saúde de Santo Antônio de Jesus realizará dia D de vacinação contra sarampo e gripe

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS de Santo Antônio de Jesus realizará um dia D de vacinação contra o sarampo. A aplicação do imunizante ocorrerá em crianças menores de 5 anos e em trabalhadores da saúde, no próximo sábado (30), das 8 às 16h, em todas as Unidades de Saúde.

Para receber a dose do imunizante é necessário estar portando o RG e a carteira de vacinação. O trabalhador da saúde deverá comparecer à Unidade de Saúde com o RG, carteira de vacinação e comprovação do vínculo empregatício.

Gripe

No próximo sábado (30) também será realizado o dia D de vacinação contra o vírus da influenza (gripe). O público-alvo será o de crianças menores de 5 anos, idosos, com 60 anos de idade ou mais, e trabalhadores da saúde, que poderão ir até os locais de vacinação.

As vacinas estarão disponíveis nas Unidades de Saúde (zona rural deve consultar unidade de saúde), das 8 às 16 horas. Para receber a dose do imunizante também será necessário estar portando o RG e a carteira de vacinação. Para os trabalhadores de saúde, é necessária também a comprovação do vínculo empregatício ou carteira de registro profissional.

Vacinação contra gripe e sarampo segue até dia 30 em Itatim

Foto: Agência Brasília

A Secretaria de Saúde de Itatim segue, até 30 de abril, com a campanha de vacinação contra a gripe (influenza H1N1) e o sarampo.

Podem receber o imunizante contra a gripe os profissionais de saúde e os idosos. Já a vacina contra o sarampo é aplicada, de forma prioritária, nos profissionais de saúde.

Para serem vacinados, os profissionais da saúde devem se dirigir às Unidades Básicas. Os idosos recebem a vacina em casa.

Idosos a partir de 60 anos já podem tomar vacina contra gripe em Santo Antônio de Jesus

Através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a prefeitura de Santo Antônio de Jesus deu início, na segunda-feira (4), à 1ª etapa da campanha de vacinação contra o vírus da influenza (gripe). O público-alvo é o de idosos com 60 anos de idade ou mais e trabalhadores da saúde, que poderão ir até os locais de vacinação até o dia 2 de maio.

As vacinas estão disponíveis nas Unidades de Saúde, de segunda a sexta-feira (ou enquanto durar o estoque), das 8h às 16h (exceto as que têm horário especial).

Para receber a dose do imunizante é necessário estar portando o RG e a carteira de vacinação. Para os trabalhadores de saúde, é necessária também a comprovação do vínculo empregatício ou carteira de registro profissional.

A SMS reforça a importância da adesão do público-alvo à vacinação, a fim de evitar que pessoas que entrem em contato com o vírus da Influenza evoluam para os quadros mais graves da doença.

Secretaria de Saúde de Elísio Medrado inicia campanha de vacinação contra a gripe

Começou nesta segunda-feira (4) a campanha de vacinação contra a gripe em Elísio Medrado. Até 2 de maio acontecerá a primeira fase, na qual serão vacinados os idosos a partir dos 60 anos e profissionais de saúde.

De 3 de maio a 2 de junho, serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, professores e pessoas com comorbidades, além de outros grupos (veja abaixo).

Um dos principais motivos para participar da Campanha de Vacinação da Gripe de 2022 é a proteção promovida pelo imunizante contra a ação da cepa Darwin, que só pode ser encontrada na versão deste ano. Além disso, é importante tomar a vacina de novo porque os anticorpos criados por ela diminuem com o passar do tempo.

Cidades do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá resgistram mortes pela gripe H3N2

As cidades de Cabaceiras do Paraguaçu, Cruz das Almas e Sapeaçu, localizadas no Recôncavo baiano, estão inseridas na triste estatística de mortes causadas pelo vírus Influenza A, do tipo H3N2, causador da gripe que tem assolado a Bahia. Os municípios de Laje e Jiquiriçá, no Vale do Jiquiriçá, também registraram óbitos. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) não mencionou a quantidade de vítimas fatais em cada local citado.

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia, 486 evoluíram para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e necessitaram de internação, com 113 pacientes evoluindo a óbito.

As mortes também foram registradas nos municípios de Camaçari, Canavieiras, Candeias, Catu, Curaçá, Dias d’Avila, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Itagimirim, Ituberá, Jacobina, Jequié, Mairi, Maragogipe, Mulungu do Morro, Nazaré, Pojuca, Ribeira do Pombal, Salvador, São Sebastião do Passé, Simões Filho, Tanquinho, Teixeira de Freitas, Teofilândia, Urandi e Valença.

Do total de óbitos, 61 (53,9%) são do sexo feminino e 52 (46,1%) do sexo masculino. A maioria ocorreu na faixa etária de 80 anos ou mais (61 óbitos; 53,9%). Os demais ocorreram nas faixas de 70 a 79 anos (21 óbitos), 60 a 69 anos (9), 50 a 59 anos (10), 40 a 49 anos (7), 30 a 39 anos (3) e 10 a 14 anos (2).

Flurona

O Laboratório Central de Saúde da Pública da Bahia (Lacen) e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Sesab confirmaram 28 casos de infecção simultânea dos vírus da Influenza e Covid-19, denominada Flurona, notificados nos seguintes municípios: Alagoinhas (2), Camaçari (1), Feira de Santana (2), Juazeiro (1), Lauro de Freitas (1), Muniz Ferreira (1), Mutuípe (1), Salvador (16), Vitória da Conquista (1), Nordestina (1) e Itaetê (1).

Laje, Jiquiriçá e Sapeaçu registram mortes em decorrência da gripe tipo H3N2

Os municípios de Laje, Jiquiriçá e Sapeaçu já registraram uma morte cada em consequência do vírus Influenza A, causador da gripe H3N2. A Bahia registra, até esta terça-feira (18), outras 97 mortes pela doença.

De 1º de novembro de 2021 até 18 de janeiro deste ano, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou 2.184 casos de Influenza A, do tipo H3N2, distribuídos em 193 municípios. Deste total, 1.104 (50,54%) são residentes em Salvador. Vale ressaltar que se trata de uma amostragem de casos de Síndrome Gripal (SG), pois nem todas as amostras coletadas são testadas para Influenza.

Dos 2.184 casos, 454 evoluíram para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e necessitaram de internação, com 100 pacientes evoluindo para óbito, o que caracteriza uma letalidade de 22,02%.

Além do municípios mencionados no começo desta matéria, os outros 97 óbitos foram registrados em Salvador (58), Feira de Santana (6), Teixeira de Freitas (6), Canavieiras (2), Ilhéus (2), Mulungu do Morro (2), Jequié (2), São Sebastião do Passé (2), Simões Filho (2) , Valença (02) e 01 óbito para cada um dos seguintes municípios: Mairi, Cabaceiras do Paraguaçu, Camaçari, Candeias, Catu, Guanambi, Itagimirim, Ituberá, Maragogipe, Nazaré, Pojuca, Ribeira do Pombal, Tanquinho e Urandi.

Casos de gripe aumentam e visitas são suspensas no hospital de Amargosa

Foto: Fernando Vivas/GovBA

O alto número de casos de síndromes gripais em Amargosa fez com que a prefeitura suspendesse as visitas aos pacientes internados no Hospital Municipal, a partir desta sexta-feira (07).

O aviso foi publicado nas redes sociais da prefeitura, que alega “aumento significativo de casos gripais no município e o risco de transmissibilidade”.

Não há data prevista para o retorno da visitas.

Santo Antônio de Jesus abre vacinação contra gripe para toda população

A alta no número de casos de gripe fez a Secretaria de Saúde de Santo Antônio de Jesus ampliar a vacinação contra o vírus Influenza para toda a população. A informação foi divulgada na sexta-feira (17).

Mesmo aquelas pessoas que não são do grupo prioritário poderão procurar os postos de saúde do município para se vacinar.

Em relação ao intervalo entre a vacina da covid-19 e a da gripe, não há mais impedimento ou restrição para a aplicação das doses com intervalos, podendo, assim, as doses dos imunizantes serem administradas no mesmo dia.

scroll to top