Jornalista Amanda Mota lançará livro sobre festejos juninos no Festival de Forró de Amargosa

Foto: Divulgação

A jornalista Amanda Mota lançará seu livro “Nas Trincheiras da Alegria” neste sábado (19), primeiro dia do Festival de Forró de Amargosa. Após a apresentação, a autora estará na Casa do Turista, na Praça do Bosque, para uma sessão de autógrafos.

A obra gira em torno da preservação e valorização das festas juninas, tomando como exemplo as comemorações em seis cidades baianas, explorando memórias pessoais e experiências que moldam essa rica tradição cultural. O livro é um testemunho e também um convite para vivenciar essa celebração de perto. O leitor quase dá para sentir o cheiro das delícias gastronômicas e ouvir o ritmo contagiante do forró.

Aqui na Bahia, os festejos se espalham pelo estado inteiro, com atrações em todos os 417 municípios. Para exemplificar o movimento, Amanda Mota percorreu os festejos em seis cidades baianas: Santo Antônio de Jesus, Amargosa, Cachoeira, Alagoinhas, Juazeiro e Senhor do Bonfim.

Quem é Amanda Mota

Reconhecida profissional com mais de 20 anos de experiência em telejornalismo, Amanda Mota comandou, por muitos anos, programas de destaque na TV Educativa da Bahia (TVE). Atualmente, é coordenadora do programa Aratu Agora, na TV Aratu/SBT.

A autora é uma apaixonada por festejo junino e a obra pretende valorizar a importância da tradição na cultura brasileira. “O São João é uma das mais ricas expressões culturais do país e acho importante registrar em livro uma pesquisa sobre o assunto para eternizar o conteúdo para futuras gerações”, disse Amanda.   

Foto: Divulgação

Após cirurgia, Bolsonaro segue com quadro estável na UTI

Reprodução/Redes sociais

O pós-operatório do ex-presidente Jair Bolsonaro será delicado e prolongado, conforme relato nesta segunda-feira (14) da equipe médica que acompanha o político. Bolsonaro passou por uma cirurgia de cerca de 12 horas neste domingo (13) e segue internado na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, sem previsão de alta.

Em coletiva de imprensa, o cardiologista Leandro Echenique, que acompanha Bolsonaro desde o episódio em que o ex-presidente foi esfaqueado, em 2018, lembrou que esta foi a sétima cirurgia a que ele foi submetido. 

“Alguns menos complexos, mais simples. Outros, muito complexos, ao longo de todos esses anos. Sobre o procedimento realizado ontem [domingo], categorizamos ele entre os mais complexos”, disse Echenique.

“Tinha muita aderência, que são complicações desde o período inicial, de 2018. Se não houvesse aquela primeira cirurgia, as demais não teriam ocorrido”, explicou, acrescentando que “felizmente terminou muito bem”. 

“O resultado final foi excelente. Claro que um procedimento de grande porte, com 12 horas de duração, implica em alguns cuidados muito específicos de pós-operatório, da parte clínica, que vamos acompanhar nos próximos dias”.

Segundo o cardiologista, apesar do longo período no centro cirúrgico, não houve complicações durante a cirurgia de Bolsonaro. “Foi o que era esperado”, reforçou, citando que, quando o paciente passa por um procedimento muito prolongado, o organismo acaba desenvolvendo uma resposta inflamatória importante. 

“Fica muito inflamado e isso pode ocorrer no pós-operatório. É comum, é normal”, explicou.

Entre as intercorrências que ainda podem surgir ao longo dos próximos dias, de acordo com o médico, estão o aumento do risco de infecções, o aumento do risco de medicamentos para controlar a pressão, já que os vasos dilatam em razão da inflamação. Há ainda um aumento do risco de trombose e de outros problemas de coagulação do sangue.

“Uma série de intercorrências que podem acontecer. Agora, todas as medidas preventivas serão tomadas. Por isso, ele encontra-se na UTI neste momento”, disse Echenique.

Durante a coletiva de imprensa, o médico-chefe da equipe que conduziu a cirurgia do ex-presidente, Cláudio Birolini, detalhou que Bolsonaro já vinha mantendo um quadro de distensão e desconforto abdominal persistente e que os profissionais de saúde observaram uma elevação dos marcadores inflamatórios, o que levou à indicação do tratamento cirúrgico.

“Grosso modo, a situação do ex-presidente era a seguinte: um abdome hostil, com múltiplas cirurgias prévias e aderências, causando um quadro de obstrução intestinal. E uma parede abdominal bastante danificada em função da facada e das cirurgias prévias. Isso já nos antecipava que [o procedimento de domingo] seria bastante complexo e bastante trabalhoso”.

Segundo o médico, foram necessárias 2 horas para acessar a cavidade abdominal, mais 4 ou 5 horas para liberação de aderências. Numa segunda etapa, a equipe iniciou a reconstrução da parede abdominal. 

“O intestino dele estava bastante sofrido, o que nos leva a crer que ele já vinha com esse quadro subclínico há alguns meses”, completou.

“Essas primeiras 48 horas são bastante críticas. A gente tem que ficar alerta, de olho. Depois disso, a gente entra numa outra fase de pós-operatório, um pouco mais tranquila, mas já antecipo que não tenho grandes expectativas de uma evolução rápida. A gente precisa deixar o intestino descansar, desinflamar, retomar sua atividade para só depois pensar em realimentação por via oral e retomada de outras atividades”, informou o médico-chefe.

Bolsonaro é mantido em alimentação parenteral, por via intravenosa. 

“O ex-presidente tem uma agenda bastante intensa e é difícil segurá-lo. Vou tentar segurá-lo, na medida do possível, mas ele tem o ritmo dele”, destacou Birolini, ao citar que objetivo da equipe médica é que o ex-presidente volte a ter uma vida normal, sem restrições.

“Visitas para familiares estão liberadas, mas conversei com a equipe e com a Michelle [Bolsonaro, esposa do ex-presidente] para a gente restringir ao máximo. Ele gosta muito de falar, conversar, e esse é o momento em que a gente tem que deixá-lo mais tranquilo, em um ambiente mais reservado”, disse.

*Com informações da Agência Brasil

Prefeitura de SAJ distribuirá cerca de 30 toneladas de peixes para Semana Santa

Foto: Divulgação/PMSAJ

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realizará a distribuição de cerca de 30 toneladas de peixe, na terça-feira (15), a partir das 8 horas, no estádio José Trindade Lobo.

Terão direito a receber os cerca de 2 quilos de peixe direcionados a cada cidadão, os munícipes com cadastro ativo e atualizado até fevereiro de 2025 nos programas sociais Bolsa Família Federal, BPC/LOAS, Saj Cidadão, Criança Feliz, Idosos do SCFV, usuários do Centro POP e mulheres atendidas pelo CREAS.

O público que está dentro dos critérios supracitados, que ainda não conseguiu retirar a senha, poderá fazê-lo na terça-feira (15), porém, apenas o cidadão cadastrado poderá retirar a senha.

A gestão municipal reforça o seu compromisso em realizar a distribuição de peixes para a Semana Santa de forma organizada e igualitária, prestigiando todos os santoantonienses que estão aptos ao recebimento.

Confira programação da Festa dos Vaqueiros de Milagres

Foto: Carlo Magnum/Prefeitura de Milagres

A cidade de Milagres já vive a expectativa para a Festa dos Vaqueiros 2025, que acontece de 25 a 27 de abril, na Praça dos Vaqueiros.

Um dos eventos mais tradicionais da região, a festa reúne vaqueiros, turistas e moradores para celebrar a cultura nordestina com muita animação.

A programação conta com grandes nomes da música e promete agitar os três dias de festa. Atrações do município e de outras cidades da região ainda serão anunciadas pela Prefeitura.

Confira o lineup:

Sexta-feira (25/04):

  • Iguinho e Lulinha
  • Kevi Jonny
  • Léo Santana

Sábado (26/04):

  • Vitor Fernandes
  • Theuzinho
  • Sela Vaqueira
  • Toque Dez

Domingo (27/04):

  • 100 Parêa
  • Natanzinho Lima
  • Pablo

Influenciador que matou empresário em São João de SAJ vai a júri popular

Reprodução/TV Bahia

O influenciador digital Iuri Santos Abrão, conhecido como Iuri Sheik, vai enfrentar júri popular no próximo dia 20 de maio, em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano. Ele é acusado de assassinar o empresário William Oliveira da Silva durante as festas de São João de 2019.

O julgamento acontecerá na 1ª Vara Criminal da comarca local, com início marcado para as 8h da manhã. Iuri responde por homicídio qualificado, e o processo já teve o júri autorizado desde 2024, após o Tribunal de Justiça da Bahia negar um pedido da defesa para evitar o julgamento popular.

Segundo o advogado Vivaldo Amaral, que representa a família da vítima, a expectativa é de que Iuri seja condenado.
“Usarei todas as minhas forças para condená-lo. Ele tem que sair do plenário algemado, direto para o presídio”, afirmou.

O crime

De acordo com as investigações, o crime aconteceu durante um evento junino na cidade. Iuri Sheik atirou contra William Oliveira após o empresário ter se recusado a cumprimentá-lo com um aperto de mão. A discussão aconteceu em um paredão na cidade, e terminou com a vítima baleada.

Prefeito e vice de Maragogipe têm mandatos cassados por abuso de poder econômico

Divulgação

A Justiça Eleitoral determinou a cassação dos mandatos do prefeito de Maragogipe, Valnicio Armede, e do vice-prefeito Adhemar Novaes, sob acusação de abuso de poder econômico. A decisão, proferida no dia 2 de abril pelo juiz José Ayres de Souza Nascimento Junior, da 118ª Zona Eleitoral, tem base em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE).

A acusação centraliza-se no aumento expressivo de servidores contratados temporariamente pela Prefeitura de Maragogipe, especialmente às vésperas das eleições. De 2020 a 2024, o número de contratados subiu de 1.419 para 3.056, sendo 978 contratações no ano eleitoral. Esse aumento, segundo a denúncia, violaria a legislação eleitoral ao ultrapassar o limite de admissões permitidas a menos de três meses do pleito.

O juiz considerou que o aumento dessas contratações distorceu a igualdade da disputa eleitoral, configurando uso da máquina pública em benefício da candidatura de Armede e Novaes. A decisão torna ambos inelegíveis por oito anos, conforme a Lei da Ficha Limpa.

Apesar da sentença, a decisão ainda cabe recurso, e os gestores seguirão no exercício de seus cargos até o julgamento pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

Morre ex-presidente da Câmara de Vereadores de Amargosa, Dona Vera

Reprodução/Instagram

A cidade de Amargosa amanheceu de luto neste domingo (13), com a notícia do falecimento de Vera Lúcia Santos Alves, ex-presidente da Câmara Municipal. A causa da morte não foi divulgada.

Em homenagem à sua trajetória política e contribuição ao legislativo local, a Prefeitura decretou Luto Oficial de três dias.

Vera Lúcia, conhecida carinhosamente como Dona Vera, teve uma atuação marcante na política amargosense, exercendo quatro mandatos como vereadora. Durante sua trajetória, destacou-se por ser uma importante representante da participação feminina na política municipal, deixando um legado de luta, compromisso e dedicação à população.

Em nota divulgada nas redes sociais, a Prefeitura de Amargosa manifestou pesar e solidariedade aos familiares e amigos.
“Nesse momento de dor, manifestamos aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos.”

Zé Cocá afirma que precisa estar de “mãos dadas” com governo do Estado

Divulgação

Chamou atenção da imprensa local o discurso do prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP) direcionado ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), nesta sexta-feira (11). Ao agradecer as obras inauguradas e autorizadas na cidade pelo petista, o prefeito afirmou que vai andar “de mãos dadas” com o governador.

“.Tenha certeza, governador, que estarei junto trabalhando e discutindo. Meu vice Flavinho e cada vereador aqui presente, Jequié precisa desenvolver, Jequié precisa crescer, Jequié e nossa região precisam avançar. E pra isso, governador, a gente precisa estar de mãos dadas discutindo todos os pontos”, disse o pepista, durante discurso.

Mesmo sem confirmar o desembarque na base do petista, o prefeito exaltou a recepção e o tratamento dado pelo governador Jerônimo Rodrigues e o secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, durante audiência realizada no Centro de Operações e Inteligência (COI).

“Quando eu estive em seu gabinete, e fui recebido muito bem pelo senhor e pelo secretário Loyola, o senhor olhou nos meus olhos e me chamou pra discutir Jequié. Naquele momento eu vi que não estávamos debatendo sobre migalhas para Jequié e sim sobre obras estruturantes para mudar a vida das pessoas”, disse.

Maratona de entregas

A declaração foi dada durante maratona de entregas do Governo do Estado na cidade. A agenda em Jequié continua na manhã de sábado (12), às 7h, com a inauguração do Colégio de Tempo Integral Luís Navarro de Brito e de unidades habitacionais no Condomínio Jequiezinho, no âmbito do programa estadual da habitação Minha Casa, Minha Vida (MCMV) Bahia.

Suspeitos morrem durante aniversário em cidade do Recôncavo

Foto: Vitor Barreto/Divulgação

Quatro suspeitos morreram, na madrugada desta sexta-feira (11), em São Francisco do Paraguaçu, localidade do município de Cachoeira, no Recôncavo baiano. Os homens entraram em confronto com uma equipe policial durante uma operação na região.

Os policiais realizavam rondas quando receberam a denúncia da realização de uma festa do tipo paredão. Ao chegarem ao local, os suspeitos dispararam contra a equipe, que reagiu à agressão. Os quatro foram atingidos e morreram no local.

Com eles, os agentes apreenderam uma pistola calibre 9mm, uma pistola .40, um revólver calibre .38 e outro revólver calibre .32, além de munições, 82 porções de maconha, 72 pinos de cocaína, duas capas de colete balístico, dois rádios comunicadores, uma balança de precisão, dinheiro em espécie e uma mochila.

Amargosa receberá Feira da Agricultura Familiar durante Festival de Forró

Foto:Jacson Brasil/i75

A Feira da Agricultura Familiar estará presente no Primeiro Festival de Forró de Amargosa, que acontecerá nos dias 19 e 20 de abril, na Praça do Bosque — local onde ocorre o tradicional São João. A feira, que contará com 60 empreendimentos, é fruto de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Agricultura e Meio Ambiente e a Prefeitura Municipal.

Turistas e moradores de Amargosa terão a oportunidade de adquirir produtos da agricultura familiar, artesanatos e iguarias de todo o Vale do Jiquiriçá. Para a secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Francelle Ferratti, a presença da feira no evento é motivo de celebração. “Teremos a oportunidade de divulgar nossos produtos e fortalecer as políticas do campo, fomentando a economia do município”, destacou.

Dos 60 empreendimentos participantes, 20 serão voltados ao artesanato da região. O superintendente de Cultura, Carlitos Muñoz, explica que a feira também contará com uma programação cultural. “Teremos diversas atrações locais para valorizar as manifestações culturais do interior”, afirmou.

O Festival de Forró de Amargosa reunirá grandes nomes do cenário nacional, como Chico César, Adelmário Coelho, As Januárias, Chambinho do Acordeon, Del Feliz, Deusa do Forró, Fábio Carneirinho, Flávio Leandro, Jô Miranda, Luiz Fidelis, Maurício Baia, Zeu Azevedo, entre outros.

scroll to top