Suspeitos de envolvimento na morte de motorista por aplicativo são presos no Recôncavo

Foto: Ascom/PCBA

A Polícia Civil da Bahia, por meio da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Santo Antônio de Jesus) e da Delegacia Territorial de Varzedo, prendeu três suspeitos de envolvimento no homicídio do motorista por aplicativo Hudson Willian Santos de Jesus, popularmente conhecido como “Foguinho”. Os mandados foram cumpridos na quinta-feira (10), nos municípios de Varzedo e Santo Antônio de Jesus.

O crime, ocorrido em julho do ano passado, em Santo Antônio de Jesus, teve início com a abordagem da vítima e de sua companheira nas proximidades de um posto de combustíveis. Após seguir por uma estrada vicinal, a mulher foi liberada, e os suspeitos prosseguiram com o motorista.

O veículo foi encontrado abandonado horas depois em uma área rural e o corpo de Hudson foi localizado três dias após o homicídio, em avançado estado de decomposição, numa região de mata.

De acordo com a Polícia Civil, as investigações apontam que o assassinato foi motivado por disputas internas do tráfico de drogas. Ainda segundo a PC, a vítima, que também transportava entorpecentes, passou a ser suspeita de repassar informações à polícia. A ordem para a execução teria partido de um dos líderes do grupo criminoso, e parte dos autores chegou a registrar imagens da vítima durante o sequestro, para comprovar o cumprimento da ordem.

Além dos três presos, foi confirmada a participação de uma mulher e de outro suspeito, já custodiado em unidade prisional. As investigações continuam para a responsabilização de todos os envolvidos no crime.

IF Baiano de Ribeira do Pombal será construído em terreno conseguido pelo deputado Rogério Andrade

Fotos: Divulgação

O Deputado Estadual Rogério Andrade (MDB) participou da cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a construção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), nesta quinta-feira (10), em Ribeira do Pombal, no nordeste da Bahia.

Ao lado do deputado federal Ricardo Maia (MDB), do prefeito Ericksson (MDB) e de todo grupo político do município, Rogério destacou que esse é um marco histórico para a cidade, que contará com um equipamento educacional público de excelência, com impactos positivos na educação, na economia e na geração de emprego para o município e para as cidades circunvizinhas.

A chegada dessa instituição de ensino já era aguardada com bastante expectativa na região. “Essa conquista só foi possível graças a uma importante parceria, nas esferas municipal, estadual e federal. Na esfera municipal, graças ao empenho do prefeito Eriksson, que dia após dia, junto com todo seu grupo, segue buscando soluções e melhorias para Pombal. Na esfera estadual, demos a nossa parcela de contribuição, conseguindo junto ao Governo do Estado a doação do terreno onde será construído o Instituto”.

Rogério Andrade destacou o trabalho decisivo do deputado federal Ricardo Maia, em Brasília, para que o Instituto fosse implantado na região, mais especificamente em Ribeira do Pombal. O parlamentar finalizou agradecendo ao grupo político pela confiança e parceria, e ao Governador Jerônimo Rodrigues pela doação do terreno onde o IF Baiano será construído.

O IF Baiano

O IF Baiano foi criado em 2008 e é uma instituição de Ensino Médio e Superior, focado na Educação Profissional e Tecnológica. Sua proposta é levar alternativas às demandas da comunidade, através de ensino, pesquisa e extensão, articulando-se com o mundo do trabalho.

Bicicleta elétrica e quadriciclo são apreendidos em Amargosa

Fotos: Ascom/Divulgação

Dando continuidade à operação conjunta entre os Agentes de Trânsito e a Guarda Municipal, que visa combater o uso irregular de veículos motorizados por adolescentes em Amargosa, mais uma etapa foi realizada na última quinta-feira (10). Durante a ação, foram apreendidos um quadriciclo e uma bicicleta elétrica.

O condutor da bicicleta, montada com peças adquiridas em sites de vendas, tem 15 anos e é reincidente. “Não é a primeira vez que apreendemos este veículo. Convocamos os pais para conversar sobre os perigos da condução deste tipo de equipamento sem habilitação, o que pode resultar em infrações gravíssimas, como atropelamentos”, afirmou o superintendente de Trânsito, Lucas Souza.

Já o quadriciclo foi apreendido no Loteamento Ribeiro, sendo conduzido por uma adolescente de 16 anos. O veículo encontra-se retido, aguardando a presença dos responsáveis.

De acordo com o Artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sem habilitação é uma infração grave, com penalidades que incluem multa e retenção do veículo. Quando o condutor é menor de idade, os responsáveis legais podem ser acionados e penalizados por permitir o acesso ao veículo.

Rogério Andrade conquista importantes investimentos para a saúde de SAJ, Jaguaripe, Santa Teresinha e São Felipe

Foto: Divulgação

O deputado estadual Rogério Andrade (MDB) segue conquistando benefícios para municípios representados por ele na Bahia. Nesta quarta-feira (9), o parlamentar anunciou importantes investimentos para a saúde de Santo Antônio de Jesus (SAJ), Jaguaripe, Santa Teresinha e São Felipe.

O parlamentar esteve reunido com a secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, acompanhado de representantes dos quatro municípios.

A boa notícia para SAJ foi recebida juntamente com Euvaldo Rosa, ex-prefeito da cidade, além de membros da equipe técnica da Santa Casa de Misericórdia. A unidade hospital receberá novos investimentos oriundos do Governo do Estado, que vão garantir ampliação da oferta dos serviços de saúde para a população de SAJ e da região.

Para Jaguaripe, o parlamentar conseguiu garantir equipamentos para a Unidade Básica de Saúde e para dois Pronto Atendimentos. Há poucos dias, Rogério também divulgou que havia conseguido uma ambulância 0KM e equipamentos para montar um gabinete odontológico na cidade.

Já para a cidade de Santa Teresinha, além de garantir uma ambulância SAMU 0KM, que chega no município no mês de maio, o parlamentar também pleiteou recursos para implementar melhorias no hospital municipal e kits UBS e odontológico.

A cidade de São Felipe também foi pauta da audiência. Rogério conseguiu viabilizar novos e importantes equipamentos para o hospital municipal.

Ao final das quatro exitosas audiências com a secretária Roberta Santana, Rogério Andrade expressou sua gratidão. “Agradeço imensamente ao governador Jerônimo Rodrigues, que vem investindo cada dia mais na melhoria da saúde pública do nosso estado. E agradeço também à secretária da Saúde, Roberta Santana, pelo brilhante trabalho à frente dessa pasta tão importante, e pelo carinho no acolhimento dos pleitos dos municípios que representamos”, disse.

Jerônimo Rodrigues faz entregas e anuncia mais investimentos em Jequié

Foto: Matheus Landim/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues deu início a uma série de entregas e anúncios para Jequié e cidades vizinhas, nesta quinta-feira (10). Neste primeiro dia na cidade, onde cumpre outras agendas até sábado (12), duas obras públicas nas áreas de saúde e educação foram inauguradas. O novo laboratório de análises clínicas e o bloco administrativo do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), além da obra de ampliação e modernização do Colégio Estadual de Tempo Integral de Jequié foram entregues à população.

 “Meu secretariado de governo está todo aqui em Jequié. Até o fim de semana, nós vamos fazer um bom balanço de entregas de escolas para essa turma jovem, coisa que eu não tive; de laboratório para o Hospital Prado Valadares, entregas de casas, de delegacia, pavimentação. Então é uma agenda cheia não só para Jequié, mas para toda a região”, compartilhou o chefe do executivo baiano sobre o planejamento para a cidade do Sudoeste.

No HGPV foram investidos, através da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), mais de R$ 2 milhões em melhorias estruturais e para aquisição de equipamentos. O novo laboratório, que recebeu recursos da ordem de R$ 748 mil, e o bloco administrativo, mais R$ 1 milhão, foram reformados para ampliar a capacidade de atendimento aos pacientes. Para Fabiana Nery, coordenadora de psicologia da unidade de saúde, o núcleo, que já conta com 27 psicólogos, terá ferramentas melhores para garantir a humanização em todos as fases do acolhimento.

“A gente acompanha todos os pacientes. Então, o Estado teve um olhar sensibilizado para humanizar todo o serviço do hospital. São salas mais amplas, mais computadores, tudo para melhorar a estrutura, não só para os assistidos, mas para a gente também, enquanto profissional”, analisou.

Segundo a secretária da Saúde, Roberta Santana, essa é a entrega apenas da primeira etapa de uma obra de mais de R$ 12 milhões, que tem no planejamento a reforma da hemodinâmica, da recepção principal, da administração, das enfermarias e a ampliação do ambulatório e do centro de ensino.

“Nesta etapa, a gente tira o laboratório de dentro do hospital e traz para uma área apartada. Isso qualifica a assistência na parte laboratorial. Na parte administrativa também teremos uma área específica de nutrição, de epidemiologia. É uma grande obra, a expectativa é que a gente faça cateterismo, angioplastia e possa ampliar a assistência, completando em 100% a capacidade do Prado Valadares na alta complexidade”, destacou.

Na ocasião, a Sesab também entregou uma ambulância, que vai servir à assistência do Hospital Geral Prado Valadares. O governador Jerônimo Rodrigues ainda acompanhou a vistoria das obras da segunda etapa do projeto, que contempla o ambulatório da unidade.

Foto: Matheus Landim/GOVBA

Educação de tempo integral

O Colégio Estadual de Tempo Integral de Jequié, conhecido como o antigo Polivalente e que funciona há 60 anos, em Jequiézinho, foi ampliado e modernizado, com um aporte de R$ 11,4 milhões da Secretaria da Educação (SEC). Foram implantadas 10 novas salas de aula, vestiário, teatro com capacidade para 200 pessoas, campo de futebol society com pista de atletismo, cobertura da quadra poliesportiva e reforma da estrutura.

“Essa escola é muito especial. Ela é um padrão antigo de Polivalente, tem expertise em educação profissional e tecnológica no eixo da saúde, com bons resultados dos nossos estudantes, com professores excepcionais. A gente sabe que a estrutura física é importante, então agora, além de bons professores, os estudantes vão ter uma escola completa para ampliar ainda mais a capacidade de aprendizagem deles”, enfatizou.

O colégio tem educação profissional e tecnológica nas áreas de Análises Clínicas, Saúde Bucal, Enfermagem, Nutrição e Dietética. Estudantes como Isabele Silva, que cursa Análises Clínicas, vê no ensino integral uma oportunidade de expansão de conhecimentos e motivação.

Foto: Matheus Landim/GOVBA

“Eu acompanhei muitas mudanças no colégio, tanto na parte da educação, quanto na parte estrutural e tudo foi muito bom pra gente, que é do técnico também. Isso nos motiva a continuar”, celebrou a estudante.

Ao todo serão R$ 9,4 bilhões destinados pela Educação para as escolas de ensino integral. Já foram construídas 77 novas escolas, 39 ampliadas e 55 modernizadas em toda a Bahia.

Durante a agenda institucional em Jequié, o governador vai entregar até sábado (12), obras de pavimentação, colégio de ensino integral, delegacia e equipamentos de saúde. Além de anunciar outros investimentos em áreas como urbanização, desenvolvimento rural, saúde, abastecimento de água e segurança, para o município.

Foto: Matheus Landim/GOVBA

Câmara de Elísio Medrado aprova projeto e vereadores apresentam indicações

Fotos: Jacson Brasil/i75

A Câmara de Vereadores de Elísio Medrado realizou nesta quinta-feira (10) a última sessão antes do recesso da Semana Santana. Durante o expediente, os vereadores votaram um projeto e dois edis apresentaram indicações.

Depois de utilizarem a tribuna, os vereadores votaram e aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 02/2025, de autoria de Nel de Manu, que denomina a rua localizada no Lajedo Batista, no loteamento de Haroldo, de 2ª Travessa Miguel Arcanjo Peixoto.

Além disso, o presidente da Casa, Getúlio Moraes (Gel da Sáude), apresentou um Projeto de Lei para apreciação da comissão especializada e que será votado posteriormente. O Projeto 03/2025, de autoria do vereador, também trata de logradouro público. De acordo com a proposta, o novo acesso localizado atrás da antiga Cesta do Povo passará a se chamar Rua Alzira Gomes Bittencourt.

Além dos citados Projetos de Lei, foram apresentadas duas indicações. Nel de Manu indicou à Prefeitura troca do portão do cemitério da Sede e a ampliação do local. Já Liu de Hélio indicou ao Poder Executivo a implantação do Plano Safra no município, com o objetivo de fortalecer a agricultura e pecuária, oferecendo crédito e assistência técnica.

Visita de estudantes

Alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão, de Elísio Medrado, foram à Câmara Municipal nesta quinta-feira.

Os estudantes pleiteram apoio dos vereadores para a realização da cerimônia de formatura, no fim do ano. De acordo com eles, a colação de grau não é realizada há mais de 12 anos na unidade educacional.

O presidente Gel da Saúde acolheu o pedido e os edis se comprometeram em colaborar com os jovens.

Pastor Isidório se coloca à disposição para falar com Trump: “Sou doido”

Reprodução/Redes sociais

O deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante-BA) voltou a roubar a cena no plenário da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (9). Com seu estilo irreverente, o parlamentar se ofereceu para mediar uma conversa com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o tarifaço global que o republicano prometeu aplicar se voltar ao poder.

“Sou um doido vindo da Bahia lutando pela paz mundial”, disparou Isidório. “A Comissão de Relações Exteriores precisa me mandar urgente para os Estados Unidos, para eu orientar Trump a acabar com essa ideia de tocar fogo no mundo inteiro. Isso é coisa de líder de facção!”, completou, arrancando gargalhadas dos colegas.

Não é a primeira vez que Isidório se disponibiliza para “missões diplomáticas”. Em 2019, ofereceu ajuda a Jair Bolsonaro sobre flexibilização de armas, dizendo: “Sou conhecido como doido. E para conversar com doido, só outro doido”.

Suspeito morre após confronto com a PM em Salinas de Margarida

Divulgação

Um homem apontado como integrante do tráfico morreu após confronto com a Polícia Militar, na manhã desta quinta-feira (10), no distrito de Encarnação, em Salinas da Margarida.

De acordo com a PM, os agentes faziam patrulhamento na região quando foram recebidos a tiros por um grupo armado. No revide, um dos suspeitos acabou baleado. Ele ainda foi socorrido com vida para o Hospital Municipal de Salinas, mas não resistiu.

O homem tinha mandado de prisão em aberto, segundo a polícia. Com ele, foram encontrados um revólver calibre 38, munições e uma quantidade de maconha pronta para comercialização.

Participante de SAJ revela no BBB medo por ser bissexual

Reprodução/Globoplay

A madrugada desta quinta-feira (10) foi marcada por um momento comovente no BBB 25. Durante uma confraternização no jardim da casa, Vinícius, natural de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, abriu o coração para os colegas de confinamento e revelou, pela primeira vez em rede nacional, que é bissexual.

O brother caiu no choro ao desabafar sobre o receio da reação dos pais. “Um dos meus maiores problemas é decepcionar o meu pai e minha mãe em relação à minha sexualidade. Eu sou bissexual e eles não sabem disso. Eu nunca tive coragem de falar. Eu venho de uma família muito preconceituosa, do interior”, disse, bastante emocionado.

A declaração comoveu os colegas. Guilherme o abraçou e respondeu: “Não vai ser, sabe por quê? Eles amam você e o amor vence tudo.” Já dona Delma, uma das participantes mais queridas da edição, também deu seu apoio: “Eu dou a vida pelos meus filhos. Minha filha é, e eu dou minha vida por ela. Eu só quero que ela seja feliz.”

Além da emoção, a tensão também toma conta do reality nesta quinta (10), dia de paredão. Vinícius, inclusive, está na berlinda ao lado de Maike e Renata.

Toque Dez é anunciada no aniversário de SAJ

Foto: Divulgação/Toque Dez

A banda Toque Dez foi confirmada como uma das atrações da festa de aniversário de Santo Antônio de Jesus, marcada para o dia 29 de maio. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (10), durante a apresentação dos primeiros 100 dias da gestão municipal.

Sucesso de público e uma das mais pedidas para o São João, a banda de arrocha vai animar a Praça Misael Maia, o famoso Espaço do São João, à noite.

Segundo a secretária de Cultura, Silvia Brito, o grupo foi mantido em sigilo até agora para surpreender o público: “Todo mundo pediu essa banda para o São João, então deixamos de surpresa para o aniversário da cidade”, disse.

A programação ainda inclui desfile cívico pela manhã e apresentações de artistas locais.

scroll to top