Colégio de Brejões promove ação de ressignificação da cultura cafeeira

Fotos: José Junior/Divulgação

Com o propósito de valorizar as raízes culturais da comunidade e fortalecer os princípios da Educação do Campo, o Colégio Estadual do Campo de Tempo Integral da Terra do Café (CETCAFÉ), localizado no município de Brejões, está promovendo uma série de ações. As atividades giram em torno da reconexão dos estudantes e moradores com a história da cafeicultura – atividade que, por muitos anos, sustentou a economia local e marcou profundamente a identidade da região.

Dentre as atividades, se destaca o “Café & Prosa”, iniciativa pensada de forma coletiva por professores, estudantes e equipe gestora, com a intenção de criar um espaço formativo, cultural e afetivo capaz de promover momentos de reflexão, diálogo e valorização das tradições do campo. A partir de atividades como oficinas, rodas de conversa, feiras culturais e manifestações artísticas, a ação se consolida como um momento de integração entre a escola e a comunidade.

Foto: José Junior/Divulgação

Segundo o professor José Junior Teixeira Gomes, um dos idealizadores da proposta, a criação da iniciativa representa a ressignificação de uma prática fundamental para o território. “O Café & Prosa nasceu da intenção de resgatar essa importante cultura da cafeicultura, que hoje tem base nos pequenos produtores. Passamos o mês organizando e pensando os espaços para realizar o evento. Conseguimos apoio dos comerciantes, agricultores e de toda a cadeia produtiva do café da região”, relatou o educador.

Para a equipe do CETCAFÉ, educar no campo é também reconhecer a história e os saberes locais. Por isso, a iniciativa foi construída com a participação ativa dos estudantes, que estiveram envolvidos desde a concepção até a execução das ações. Cerca de 20 alunos ficaram responsáveis por áreas como recepção, logística, comunicação, cultura e infraestrutura.

Ana Clara Mineiro Souza Santos, de 16 anos, do 2º ano, destacou a importância da experiência. “Eu faço parte da oficina de Jornalismo da escola e nossa equipe ficou responsável por fazer a cobertura do evento. Além de ter sido minha primeira experiência na comissão de um evento, tive a oportunidade de assistir a diversas palestras; participar de oficinas que os visitantes ofereceram; e conhecer diversas pessoas importantes para a cafeicultura. Aprendi bastante sobre o café, desde o plantio até o preparo para o nosso consumo cotidiano”, contou a estudante.

Foto: José Junior/Divulgação

Sobre o Café & Prosa 

No início do mês de abril, a ideia saiu do papel e se concretizou com a realização da primeira edição do Café & Prosa. Como parte da programação, a ação contou com a presença de diversos especialistas e parceiros ligados à cultura do café, entre eles Gilton Souza, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), cuja participação foi fundamental para aproximar a Educação Básica dos conhecimentos técnicos e científicos da cafeicultura, e Edinaldo Nascimento, degustador de café na Fazenda Progresso de Mucugê, que promoveu oficinas de degustação de café.

A iniciativa também promoveu um intercâmbio de saberes com os estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que participaram ativamente dos momentos formativos, contribuindo com reflexões, vivências e diálogos que buscaram fortalecer os laços entre a escola e o território.

Foto: José Junior/Divulgação

Polícia apreende 27 carros e 5 armas durante operação contra rifeiros

Divulgação/PC-BA

A Polícia Civil da Bahia concluiu o balanço da Operação Falsas Promessas 2, deflagrada na manhã desta quarta-feira (9), com 24 presos, entre eles sete policiais militares. A ação teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada em rifas ilegais e lavagem de dinheiro, com atuação em diversas cidades da Bahia.

Entre os capturados estão quatro investigados apontados como lideranças do grupo, localizados em regiões estratégicas como Salvador, Região Metropolitana, Juazeiro, São Felipe e no estado de São Paulo. Eles exerciam funções centrais na estrutura criminosa, coordenando atividades e articulando o esquema de movimentação financeira.

O grupo atuava em Salvador, RMS, Vera Cruz, São Felipe, Juazeiro e Nazaré, utilizando uma estrutura sofisticada de empresas de fachada e “laranjas” para ocultar a origem dos valores arrecadados ilegalmente com rifas fraudulentas.

Veículos de luxo e armas apreendidas

Durante as diligências, foram apreendidas cinco armas de fogo e 27 veículos, sendo 15 localizados em Salvador e 12 no interior. Entre os automóveis estão modelos de alto padrão como uma Hilux, um Jeep Renegade, uma Mercedes C200, uma Mercedes AMG e uma Range Rover. Também foram recolhidos relógios de luxo, R$ 14 mil em espécie, celulares, munições e notebooks. A Justiça autorizou o bloqueio de até R$ 10 milhões por CPF ou CNPJ investigado, totalizando R$ 680 milhões em bens e valores relacionados ao esquema.

Divulgação/PC-BA

A operação foi coordenada pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD) e mobilizou cerca de 300 policiais civis, com apoio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), da Coordenação de Operações de Polícia Judiciária (COPJ), do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), do Departamento de Polícia do Interior (Depin), do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV) e do Departamento de Inteligência Policial (DIP).

A ação também contou com o acompanhamento da Corregedoria da Polícia Militar, responsável pela apuração disciplinar dos agentes públicos envolvidos, além da participação do Departamento de Polícia Técnica (DPT), cuja equipe composta por perito criminal, médico-legista e técnico foi responsável pela identificação dos custodiados, realização de perícias de lesões corporais e análise das substâncias apreendidas.

Embasa oferece centenas de vagas de estágio; saiba detalhes

Alberto Freitas/Divulgação

A Embasa está com inscrições abertas para 124 vagas de estágio voltadas para estudantes do ensino superior em todo o estado. A seleção faz parte do programa Partiu Estágio, promovido pelo Governo da Bahia.

As oportunidades abrangem diversas áreas, como Administração, Direito, Jornalismo, Engenharias, Química, Serviço Social, entre outras. Os selecionados irão atuar com carga horária de 20 horas semanais e receberão bolsa mensal de R$ 607, além de auxílio-transporte.

Os interessados devem se inscrever até o dia 2 de maio, exclusivamente por meio do site Ba.gov.br. Para participar, é necessário estar regularmente matriculado em cursos presenciais, semipresenciais ou a distância de instituições com sede ou polo na Bahia.

O programa garante prioridade a estudantes que estejam no CadÚnico, tenham cursado todo o ensino médio em escola pública (ou com bolsa integral na rede privada), e reserva 10% das vagas para pessoas com deficiência.

Quem ainda não tem cadastro na plataforma Ba.gov precisa criá-lo antes de concluir a inscrição no programa.

Jovem morre após explosão em Maragogipe

Reprodução/Redes sociais

Uma jovem de 28 anos, identificada como Quesia Pinto de Oliveira, faleceu na última segunda-feira (7), após passar uma semana internada em decorrência de um grave acidente doméstico, ocorrido na cidade de Maragogipe, no Recôncavo Baiano.

Inicialmente, as primeiras informações divulgadas apontavam que a jovem havia sofrido queimaduras causadas pela explosão de um celular que estaria carregando sobre a cama. No entanto, novos relatos indicam outra possível origem para o acidente: um vazamento de gás que teria sido acionado quando a luz do cômodo foi acesa.

A real causa da explosão ainda está sendo apurada pelas autoridades. Um laudo pericial está em andamento e deverá ser concluído dentro de 30 dias. Enquanto isso, familiares e amigos da jovem lamentam a perda precoce e trágica.

Quesia era bastante conhecida na comunidade local e sua morte gerou comoção entre os moradores de Maragogipe. O caso segue sob investigação para que as circunstâncias do acidente sejam totalmente esclarecidas.

Após suspensão de tarifaço do Trump, Dólar cai para R$ 5,84

Valter Campanato/Agência Brasil

Num dia de reversão no mercado financeiro, o dólar caiu cerca de R$ 0,15 após o presidente norte-americano, Donald Trump, suspender o tarifaço para todo o planeta, menos para a China. A bolsa de valores subiu mais de 3% e aproximou-se dos 128 mil pontos

O dólar comercial encerrou esta quarta-feira (9) vendido a R$ 5,845, com queda de R$ 0,152 (-2,54%). A cotação aproximou-se de R$ 6,10 por volta das 9h45 e estava pouco acima de R$ 6 até pouco antes das 14h30, quando desabou após o recuo de Trump. Na mínima do dia, por volta das 16h20, chegou a R$ 5,83.

Mesmo com a queda desta quarta-feira, a moeda norte-americana sobe 2,53% em abril. Em 2025, a divisa acumula queda de 5,42%.

O mercado de ações também teve um dia de recuperação. Após quatro quedas seguidas, o índice Ibovespa, da B3, fechou aos 127.796 pontos, com alta de 3,15%. O indicador chegou a cair 0,82% nos primeiros minutos de negociação e operava em baixa de 0,3% pouco depois das 14h, quando passou a disparar após a suspensão do tarifaço pelo governo norte-americano.

O congelamento das medidas comerciais trouxe alívio para o mercado global. Em Nova York, o índice Dow Jones (das empresas industriais) subiu 7,87%. O S&P 500 (das 500 maiores empresas) avançou 9,52%, a maior alta do indicador desde o fim da Segunda Guerra Mundial. O Nasdaq (das empresas de tecnologia) ganhou 12,16%, a maior alta percentual desde janeiro de 2001.

Em relação ao dólar, a suspensão do tarifaço fez a moeda subir perante as principais divisas fortes, como o euro e o franco suíço, e cair em relação às moedas de países emergentes, que tinham sido prejudicadas nos últimos dias. A perspectiva de que o preço das commodities(bens primários com cotação internacional) reaja daqui para a frente favoreceu os países exportadores de minérios, de petróleo e de bens agropecuários, como o Brasil.

*Com informações da Reuters

Ex-assessora afirma que Davi está mentindo sobre gravidez

Foto:Reprodução

Davi Brito, campeão do BBB 25, viu seu nome envolvido em mais uma polêmica nesta quarta-feira (9), após uma mulher identificada como Elizângela Carlos afirmar que a suposta gravidez da namorada do ex-brother, Adriana Paula, seria uma farsa.

Em entrevista ao Portal Leo Dias, Elizângela, que se apresenta como ex-assessora do baiano, acusou Davi e sua família de mentirem sobre a gestação. “É tudo armação. Aquela família vive de trapaças. Nada ali é verdadeiro”, disparou.

As declarações surgem um dia depois de Davi anunciar publicamente que será pai pela primeira vez. A revelação, que movimentou as redes sociais, foi feita com uma publicação emocionada. Porém, a contestação de Elizângela trouxe uma reviravolta inesperada.

Em resposta, a equipe oficial de Davi se manifestou por meio de nota enviada ao programa Fofocalizando, do SBT. No comunicado, os representantes negam qualquer relação formal entre Elizângela e o ex-BBB ou sua família. “Ela nunca foi assessora do Davi, tampouco da mãe dele. Apenas dava suporte informal às redes sociais por um tempo”, esclareceu a nota.

A equipe também reforçou que a gravidez de Adriana é real e estava sendo mantida em sigilo até o momento oportuno para o anúncio. “A família está crescendo, e esse é um momento de celebração. Questionar algo tão sensível quanto a maternidade é ultrapassar todos os limites”, pontuou.

Polícia pede cuidado de torcedores do Vitória na Argentina

Victor Ferreira / EC Vitória

O Esporte Clube Vitória fez um alerta importante aos seus torcedores que estão na Argentina para acompanhar a partida contra o Defensa y Justicia, válida pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Em nota oficial, o clube pediu que a torcida evite aglomerações e encontros em pontos turísticos de Buenos Aires.

De acordo com o comunicado, a recomendação foi feita pela própria polícia argentina, com o objetivo de garantir a segurança dos torcedores rubro-negros na capital portenha. O clube reforçou que a colaboração dos torcedores é fundamental para que não ocorram incidentes antes da partida.

O duelo entre Vitória e Defensa y Justicia acontece nesta quinta-feira (10), às 19h (horário de Brasília), no Estádio Norberto “Tito” Tomaghello. O jogo marca a tentativa de reabilitação do Leão, que empatou em 1 a 1 contra a Universidad Católica (Equador), pela 1º rodada da competição continental.

Zé Cocá destaca importância de parceria com governo da Bahia

Divulgação/GOVBA

O prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), vai recepcionar o governador Jerônimo Rodrigues (PT) durante a agenda de quatro dias do chefe do Executivo estadual à Cidade do Sol e aos municípios de Dário Meira e Encruzilhada, que começa nesta quinta-feira (10) e só termina no domingo (13).

Para Cocá, o momento é de esperança para a população de Jequié e toda a região do Médio Rio de Contas. “O governador vai anunciar obras importantes e que temos pedido há algum tempo, a exemplo da construção do novo aeroporto, além de intervenções na infraestrutura urbana, na saúde, na educação e na segurança pública”, declarou o prefeito.

Em janeiro, Zé Cocá se reuniu com o governador, em Salvador, quando levou uma série de demandas de Jequié e região, incluindo a implantação do novo polo industrial da Cidade do Sol. “A partir desse encontro, temos intensificado esse diálogo com o governo visando a construção dessa agenda e a atração de novos investimentos”.

A programação de Jerônimo em Jequié, que será acompanhado também pelo deputado estadual Hassan Iossef (PP), representante do município na Assembleia Legislativa da Bahia, envolve a inauguração de escolas em tempo integral, do laboratório do Hospital Prado Valadares, da pavimentação de vias, bem como a entrega de unidades habitacionais, de ambulâncias e de equipamentos de saúde.

Além disso, o governador vai anunciar ou autorizar a requalificação do Centro de Abastecimento Vicente Grilo (Ceavig), a reurbanização da Uesb e a construção do novo aeroporto.

“Também combinamos com o governador de fazer uma visita ao centro industrial de Jequié e uma reunião com empresários locais para discutir as questões de interesse do município e de toda a região”, declarou Zé Cocá.

Questionado se a agenda representa também uma reaproximação política com o governo do Estado, o prefeito de Jequié afirmou que “a hora é de fazer gestão, de trabalhar pelos interesses da população”. “Vamos tratar das eleições em 2026”, frisou.

PM prende suspeito de tráfico de drogas em Saubara

Divulgação/20° CIPM

Uma ação da Polícia Militar resultou na prisão de um homem por envolvimento com o tráfico de drogas, na manhã desta quarta-feira (9), em Saubara, no Recôncavo baiano. A ocorrência foi registrada na região conhecida como Iraque, durante patrulhamento da 20ª Companhia Independente da PM (CIPM).

De acordo com a corporação, os policiais realizavam rondas quando perceberam um indivíduo em atitude suspeita. Ao avistar a viatura, o homem tentou descartar um pacote próximo a uma residência. Na abordagem, foram encontrados entorpecentes e outros materiais.

Entre os itens apreendidos estavam 102 porções de cocaína, 23 de maconha, 16 pedras de crack, dois celulares e uma quantia em dinheiro. O material foi recolhido e o suspeito, conduzido à delegacia local.

Em viagem a Brasília, Rogério Andrade busca recursos para Elísio Medrado, São Felipe e Jaguaripe

Fotos: Divulgação

O deputado estadual Rogério Andrade (MDB) segue empenhado em honrar seus compromissos com os municípios representados por ele e, nesta terça-feira (8), viajou a Brasília acompanhado pelos prefeitos Gregório Barbosa, Dr. Fábio Nonato e Linsmar Moura, de São Felipe, Jaguaripe e Elísio Medrado, respectivamente. Também fazem parte da comitiva representantes das equipes técnicas das prefeituras, além de assessores.

O objetivo da viagem foi buscar recursos e apoio para projetos importantes, visando o desenvolvimento de cada cidade. A agenda na capital federal incluiu visitas ao Senador Angelo Coronel (PSD), relator do orçamento; ao Senador Otto Alencar (PSD), presidente da Comissão de Constituição e Justiça; e aos deputados federais Ricardo Maia (MDB) e Otto Alencar Filho (PSD). Ocasiões em que, tanto o Rogério Andrade quanto os prefeitos apresentaram demandas prioritárias dos municípios.

“Essa vinda a Brasília faz parte do compromisso que temos com os muitos municípios baianos. A viagem nos deixa esperançosos de que bons frutos virão, afinal apresentamos as demandas de cada prefeito para que a vida da população seja afetada positivamente com nossas ações. Coisas boas virão para Elísio Medrado, São Felipe e Jaguaripe, muito em breve”, disse Rogério

Rogério Andrade é conhecido por ser um dos deputados estaduais mais atuantes no cenário político baiano, atuando de forma proativa e eficiente em prol dos municípios que representa, e mantendo diálogo constante com prefeitos, vereadores e lideranças políticas. Sua atuação, nas esferas federal e estadual, já garantiu importantes conquistas para diversas cidades da Bahia.

scroll to top