Intercâmbio Norte-Nordeste leva espetáculo da Amazônia para Santa Teresinha

Foto: Divulgação

Pela primeira vez na Bahia, o espetáculo “Amazonina – Um Espetáculo Nortista”, da Tsunami Companhia de Dança, direto da Zona Leste de Porto Velho (RO), será apresentado em Santa Teresinha, nesta sexta-feira (11), às 14h, na sede do Instituto Mafuá, dentro da programação do projeto Mafuá Educa+. A entrada é gratuita e aberta ao público.

A atividade é fruto de uma importante conquista no campo das políticas culturais: a aprovação da proposta no Edital de Mobilidade Cultural nº 01/2024, realizado pelo Ministério da Cultura e Funarte.

A apresentação faz parte de um intercâmbio cultural entre Norte e Nordeste, promovendo a circulação de expressões artísticas e saberes populares entre diferentes territórios do país. Com dança, performance e consciência ambiental, o espetáculo “Amazonina” carrega as cores, os ritmos e as narrativas da floresta Amazônica, conectando o público à força simbólica e ancestral da região Norte.

Segundo os organizadores, a iniciativa é um encontro entre culturas, uma troca de vivências e um ato de resistência por meio da arte. “É uma alegria imensa receber a companhia aqui na Bahia. O intercâmbio é um dos caminhos mais potentes para fortalecer os laços entre os povos e ampliar o acesso à diversidade cultural brasileira”, afirma Danilo Santana, do Instituto Mafuá.

O espetáculo integra o conjunto de ações contempladas pelo Programa de Intercâmbio Cultural, lançado pelo MinC e pela Funarte em 2024, com o objetivo de estimular a circulação de artistas, coletivos e produções culturais entre as cinco regiões do Brasil e também para o exterior. Com recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC), o edital oferece apoio financeiro para deslocamento, estadia e participação em eventos.

A apresentação tem apoio cultural do Chapeleiro Burguer, Ateliê da Bebel e Gráfica Versátil.

Rifeiros, policiais militares e outras pessoas são presos durante Operação Falsas Promessas

Fotos e vídeo: Marcela Correia / Ascom-PCBA

A Polícia Civil da Bahia cumpriu 22 mandados de prisões preventivas, incluindo cinco policiais militares, além de 30 mandados de busca e apreensão e seis medidas cautelares diversas da prisão, durante a Operação Falsas Promessas 2, deflagrada na manhã desta quarta-feira (9). A ofensiva tem como alvo uma organização criminosa especializada em rifas ilegais e lavagem de dinheiro.

Entre os presos estão quatro investigados identificados como lideranças da organização criminosa, localizados nos municípios de Vera Cruz, Juazeiro e na Região Metropolitana de Salvador, além de um integrante capturado no estado de São Paulo. Eles exerciam papel central no planejamento e coordenação das atividades ilícitas do grupo em diferentes áreas.

Com forte presença em Salvador e RMS, São Felipe, Vera Cruz, Juazeiro e Nazaré, o grupo operava por meio de uma estrutura sofisticada de transações financeiras, utilizando empresas de fachada e pessoas interpostas para disfarçar a origem dos valores obtidos ilegalmente.

As investigações apontam que policiais militares da ativa e ex-PMs faziam parte do esquema, oferecendo proteção, fornecendo informações privilegiadas e, em alguns casos, atuando diretamente como operadores das rifas fraudulentas.

O grupo utilizava redes sociais para divulgar rifas de centavos com prêmios de alto valor, como veículos de luxo, e atraía um grande número de participantes. No entanto, os sorteios eram manipulados e os prêmios frequentemente entregues a integrantes da própria organização, com o objetivo de legitimar o esquema e ampliar os lucros.

Durante as diligências, ainda em andamento, foram apreendidos veículos de luxo, relógios, dinheiro, celulares e notebooks. O Poder Judiciário autorizou o sequestro de até R$ 10 milhões por CPF ou CNPJ investigado, somando um bloqueio total de R$ 680 milhões em bens e valores.

A operação é coordenada pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD), com apoio das principais unidades táticas da Polícia Civil, além do acompanhamento da Corregedoria da Polícia Militar, responsável pela apuração disciplinar dos agentes públicos envolvidos.

Prefeitura de Amargosa promove I Encontro de Gestão e Fiscalização

Fotos: Divulgação/Pref. Amargosa

Com o intuito de discutir planejamento, gestão e fiscalização dos contratos administrativos, a Prefeitura de Amargosa, através da Secretaria Municipal de Administração, Finanças e Desenvolvimento Institucional, realizou, nesta quarta-feira (9), o I Encontro de Gestão e Fiscalização para servidores municipais de todas as secretarias envolvidas em setores de compras, membros de comissões de licitação, agentes públicos envolvidos nas fases de planejamento e execução contratual, almoxarifes, gestores e fiscais de contratos.

A palestra de abertura foi realizada pela superintendente de Planejamento da Seafi, Mariza Arruda. Na oportunidade, também foi lançado o Primeiro Manual de Rotinas de Gestão e Fiscalização de Contratos, um material de referência essencial para os servidores. O secretário de Finanças, Joanildo Borges, falou da alegria de realizar este evento para os servidores municipais. “Não há gestão sem planejamento. Aqui vamos alinhar todos os setores envolvidos em compras, finanças e administração para continuar entregando à nossa população transparência”, disse.

O prefeito Getúlio Sampaio, que esteve presente no evento, ressaltou a importância dos servidores utilizarem esse espaço para trocar experiências. “É um debate enriquecedor sobre as melhores práticas na administração pública. Um momento como este contribui diretamente para a qualificação dos nossos servidores e, consequentemente, para uma gestão mais eficiente, transparente e comprometida com o cidadão”, finalizou.

Aniversário de Itatim terá Silvanno Salles, Nenho e Seresta do Rasta

Foto: Divulgação

O município de Itatim já se prepara para uma grande festa em comemoração aos seus 36 anos de emancipação política. A celebração está marcada para o dia 13 de junho, a partir das 20h, e contará com apresentações de artistas que prometem animar o público.

Entre as atrações confirmadas estão Nenho, um dos grandes nomes da seresta romântica; Silvanno Salles, conhecido como “O Cantor Apaixonado”, e a banda Seresta do Rasta, que vem sendo um dos grandes destaques recentes na Bahia.

A programação é organizada pela Prefeitura de Itatim, que tem reforçado o compromisso de oferecer entretenimento e valorização cultural à população. O evento deve atrair moradores da cidade e visitantes de toda a região, fortalecendo também o comércio local.

Motorista atropela motociclista, foge sem prestar socorro e é detido em SAJ

Reprodução/Blog do Valente

Um motociclista ficou ferido na tarde desta terça-feira (8), após um acidente envolvendo um carro e uma moto na Rua Celestino Pimenta, região central de Santo Antônio de Jesus. O caso ocorreu por volta das 15h30.

De acordo com relatos de testemunhas, o motorista de um carro branco perdeu o controle ao fazer uma curva, invadiu a contramão e atingiu a motocicleta. O condutor do veículo não prestou socorro e deixou o local imediatamente após a colisão.

Imagens compartilhadas nas redes sociais foram fundamentais para que agentes de trânsito identificassem o automóvel, que foi localizado na Rua Bela Vista, também no Centro. O carro foi apreendido e levado ao pátio da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT).

O motorista, que não teve o nome divulgado, foi encaminhado à delegacia para prestar depoimento. Ainda não há informações atualizadas sobre o estado de saúde do motociclista ferido. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do acidente.

Saiba estado de saúde das vítimas do acidente entre lanchas em Morro de São Paulo

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Cairu divulgou nesta terça-feira (8) uma atualização sobre o estado de saúde das vítimas do acidente envolvendo duas embarcações que realizavam a travessia entre Valença e Morro de São Paulo. A colisão ocorreu por volta das 18h30 da última segunda-feira (07) e mobilizou equipes de resgate, voluntários e moradores da região da Gamboa.

Das 14 pessoas que precisaram de atendimento médico, apenas quatro seguem internadas na Santa Casa de Valença. As demais foram atendidas em Gamboa e liberadas após avaliação médica, com quadro clínico considerado estável. Os pacientes internados incluem:

  • Rafael Tavares Brito, 59 anos, em observação com estado estável e previsão de alta entre hoje e amanhã.
  • Raimunda Marques de Almeida, 57 anos, aguarda regulação para transferência para outro hospital.
  • José Roberto Alves Costa, 59 anos, transferido para o Hospital Geral do Estado (HGE) em Salvador.
  • Anderson de Jesus Santana, 20 anos, em observação por dores, mas sem risco, e deve receber alta ainda hoje.

A Prefeitura de Cairu lamentou a morte de Gustavo Veloso, morador de Morro de São Paulo e figura querida na comunidade local. A gestão municipal destacou a rápida mobilização das equipes de saúde e o apoio imediato de voluntários e populares. O município agradeceu à Prefeitura de Valença pela disponibilização da equipe do SAMU, que auxiliou no atendimento emergencial.

Duas pessoas são presas pela Polícia Federal por fraudes bancárias em Amargosa, Castro Alves, SAJ e outras cidades

Foto: Divulgação/MPBA

O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), e a Polícia Federal, deflagraram na manhã desta terça-feira (8) uma operação de combate a fraudes bancárias contra a Caixa Econômica Federal e outras instituições financeiras na Bahia.

A Operação Prisma cumpriu dois mandados de prisão preventiva e dois de busca e apreensão, em Feira de Santana, todos expedidos pela 3ª Vara Federal da Seção Judiciária de Feira de Santana. A pedido do MPBA, a Justiça determinou também o bloqueio de bens dos investigados.
 
Durante a investigação, que contou com o apoio da Centralizadora Nacional de Segurança e Prevenção a Fraude (Cefra) da Caixa Econômica Federal, detectou-se que foram abertas sete contas bancárias em agências da Caixa Econômica Federal nas cidades de Feira de Santana, Riachão do Jacuípe, Santo Antônio de Jesus, Castro Alves, Valença, Amargosa e Cruz das Almas por meio da utilização de documentos falsos, com o único intuito de obter recursos através de empréstimos fraudulentos.

Segundo o Gaeco, a movimentação bancária de uma das investigadas revelam que ela agia com seu filho, pai e irmão. Ela seria estelionatária com vasto histórico de processos nas varas criminais de Feira de Santana desde o ano de 2017. A operação apurou ainda que os investigados faziam diversos empréstimos através das contas bancárias fraudadas, causando um prejuízo que ultrapassa a cifra de R$ 170 mil para as instituições bancárias envolvidas.
 
O nome da operação – Prisma – foi escolhido em razão da analogia entre o fenômeno óptico e a conduta criminosa investigada. Assim como um prisma decompõe a luz branca em diversas cores, os investigados fragmentam sua identidade em múltiplas versões, assumindo diferentes personas para ocultar suas verdadeiras intenções e dificultar a ação da Justiça.

Justiça anula contratação de professora negra aprovada por cota racial na UFBA

Divulgação

A Justiça Federal determinou o cancelamento da contratação da professora substituta Irma Ferreira Santos, aprovada por cota racial no processo seletivo da Universidade Federal da Bahia (UFBA) para a área de Canto Lírico. A sentença também ordena a nomeação de outra candidata que contestou o critério de distribuição das cotas.

A autora da ação alegou que a reserva de vagas deveria ser aplicada dentro de cada área específica, e não no total do edital. O juiz acatou o argumento e anulou a contratação de Irma, decisão que a UFBA afirma ser contrária à legislação vigente e à jurisprudência do STF.

Em nota, a universidade disse “discordar veementemente” da decisão e informou que vai recorrer. A instituição argumenta que aplica corretamente a Lei de Cotas, considerando o conjunto das vagas, prática adotada desde 2018 e respaldada pelo Ministério Público Federal.

O caso segue em disputa judicial, e a professora Irma foi informada da decisão em março deste ano. A UFBA afirma que não houve irregularidade no processo seletivo.

Acidente entre lanchas deixa um morto e 14 feridos em Morro de São Paulo

Foto: Reprodução/Redes sociais

Um acidente envolvendo duas embarcações em Morro de São Paulo, no município de Cairu, causou pânico na noite desta segunda-feira (7). A colisão entre uma lancha de passeio e outra que fazia a travessia entre Morro de São Paulo e Valença deixou 1 morto e 14 feridos, incluindo uma mulher grávida.

As vítimas foram socorridas e levadas para a Santa Casa de Valença. A vítima fatal foi identificada como Gustavo Veloso, gerente do Restaurante Sambas Café

De acordo com relatos de moradores, as embarcações trafegavam em sentidos opostos quando colidiram frontalmente. O impacto foi tão forte que a lancha de passeio acabou submersa, enquanto a de passageiros sofreu sérios danos estruturais.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram moradores e barqueiros locais ajudando no resgate dos ocupantes. Em meio à tensão, é possível ouvir pessoas tentando acalmar os feridos e organizar os socorros.

A Capitania dos Portos foi acionada e deve apurar as circunstâncias do acidente.

Governador anuncia criação de crédito para mototaxistas e isenção de IPVA

Amanda Ercília/GOVBA

O Governo da Bahia lançou nesta segunda-feira (7) o Projeto Condução Decente, que vai certificar profissionalmente 6.500 mototaxistas e motofretistas de 75 municípios do estado. A ação também oferece uma linha de crédito específica para a compra de motocicletas novas.

Com investimento de R$ 30 milhões, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o projeto prevê cursos gratuitos de qualificação em parceria com o Sest/Senat. Os profissionais aprovados receberão kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como capacetes, coletes e antenas corta-pipa.

Além disso, serão destinados R$ 15 milhões em crédito facilitado, via Desenbahia e Sefaz, para aquisição de motos novas de fabricação nacional. O projeto tem duração de três anos.

As inscrições estarão abertas entre os dias 5 e 16 de maio, no site da Setre e nas unidades do SineBahia.

O governador Jerônimo Rodrigues afirmou que a iniciativa reconhece a importância da categoria e busca melhorar as condições de trabalho e segurança no trânsito.

Além disso, Jerônimo também anunciou a isenção do IPVA para motos antigas.

scroll to top