Prefeitura de Amargosa anuncia datas do Carnaval Cultural

A Prefeitura de Amargosa divulgou, nesta terça-feira (20), as datas para a realização do Carnaval Cultural 2026. O evento acontecerá de 14 a 17 de fevereiro, no Circuito Bililiu.

A programação e as atrações ainda não forma divulgadas pelo poder público, o que deve ocorrer nos próximos dias.

O Carnaval Cultural de Amargosa é uma realização da Prefeitura com apoio do Governo da Bahia, através da Sufotur.

Duas pessoas morrem e 20 ficam feridas em acidente com veículo da saúde de Ipiaú

Duas pessoas morreram e 20 ficaram feridas em um grave acidente de trânsito envolvendo um micro-ônibus da Prefeitura de Ipiaú, na noite desta segunda-feira (19), por volta das 23h.

O acidente aconteceu no km 597 da BR-116, no trecho do município de Irajuba. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo colidiu de frente com uma carreta e, em seguida, tombou na rodovia.

Veículo transportava pacientes para Salvador

O micro-ônibus da saúde transportava pacientes em Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e sai de Salvador rumo a Ipiaú. Entre os feridos estão pacientes, acompanhantes, familiares e trabalhadores que estavam no veículo no momento da colisão. As vítimas apresentaram lesões leves e graves, de acordo com os primeiros atendimentos realizados no local.

Feridos foram levados para hospital em Jequié

Após o resgate, todas as pessoas feridas foram encaminhadas para o Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, onde receberam atendimento médico. A PRF realizou o controle do tráfego na rodovia e apura as circunstâncias do acidente, incluindo as causas da colisão frontal entre o micro-ônibus e a carreta.

Prefeitura de Ipiaú se manifesta

Em nota oficial, a Prefeitura de Ipiaú lamentou o ocorrido e manifestou pesar pelas mortes, além de se solidarizar com as famílias das vítimas e com os feridos. O município informou que acompanha o caso e presta apoio aos envolvidos no acidente.

“Desde os primeiros instantes, equipes da Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos competentes estão mobilizadas, prestando assistência às vítimas no local do acidente e no hospital supracitado, bem como apoio às famílias. A Secretaria Municipal de Saúde e todos os órgãos da Prefeitura de Ipiaú se solidarizam com os familiares das vítimas, manifestando profundo pesar pelas perdas, ao passo que informa que estão sendo adotadas todas as providências necessárias”, disse o perfil oficial de prefeitura de Ipiaú.

Nova Rodoviária de Salvador é inaugurada e inicia suas operações nesta terça

A nova Rodoviária da Bahia, localizada no bairro de Águas Claras, foi inaugurada nesta segunda-feira (19) e começa a operar a partir desta terça-feira (20). Com a mudança, as atividades da antiga rodoviária, situada na Avenida Antônio Carlos Magalhães, serão encerradas às 23h59 desta segunda.

O antigo equipamento, que ainda não tem definição sobre sua futura utilização, já deixa de receber passageiros. Ônibus interestaduais e intermunicipais com destino a Salvador que chegarem à capital baiana após as 23h59 deverão se dirigir diretamente ao novo terminal. Algumas empresas de transporte rodoviário já anunciaram oficialmente a alteração nos locais de embarque e desembarque.

ESTRUTURA

Com área total superior a 127 mil metros quadrados e cerca de 41 mil metros quadrados de área construída, o Terminal Salvador foi projetado como um hub de mobilidade moderno e integrado.

O complexo reúne metrô, ônibus urbanos, metropolitanos e intermunicipais e, futuramente, contará com integração ao VLT. A expectativa é de uma circulação diária de aproximadamente 20 mil passageiros, com cerca de mil ônibus realizando embarques e desembarques todos os dias.

Reconhecimento facial alcança 80 prisões na Bahia em 2026

A segurança pública tem sido um dos temas mais debatidos em diversas cidades da Bahia nos últimos meses. A preocupação da população cresce diante dos índices de violência. No entanto, a tecnologia tem sido apontada como uma aliada no enfrentamento ao crime no estado.

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) iniciou 2026 com um resultado expressivo. O sistema de reconhecimento facial alcançou a marca de 80 presos até nesta segunda-feira (19).

De acordo com os dados divulgados, a média registrada é de mais de quatro foragidos presos por dia neste início de ano. Os alvos são pessoas procuradas por crimes contra pessoas, o patrimônio e a sociedade.

Entre os presos estão indivíduos com mandados por homicídio, latrocínio, tráfico de entorpecentes, maus-tratos, furto, lesão corporal, estupro de vulnerável e violência contra a mulher. O sistema também auxiliou na localização de homens e mulheres com mandados por pensão alimentícia.

Sistema opera em mais de 80 cidades da Bahia

O reconhecimento facial já está em funcionamento em mais de 80 cidades baianas. A tecnologia é utilizada de forma estratégica em grandes eventos, como Réveillon, São João e Carnaval.

Além disso, o sistema atua de maneira ostensiva em pontos estratégicos da capital, da Região Metropolitana de Salvador e do interior da Bahia. A operação inclui o uso de plataformas de observação elevadas, ampliando o alcance das câmeras.

Leitura facial e recuperação de veículos

A tecnologia é capaz de captar e analisar pontos faciais de pessoas em circulação. As informações são comparadas automaticamente com o Banco Nacional de Mandados de Prisão, o que garante agilidade na identificação e captura de foragidos.

Além das prisões, a SSP-BA também registrou a recuperação de 24 veículos roubados ou furtados. A ação foi possível por meio do sistema de reconhecimento de placas, que atua de forma integrada ao monitoramento urbano.

Acidente deixa uma pessoa morta em Santa Teresinha

Um grave acidente registrado na manhã desta terça-feira (20) resultou na morte de uma pessoa, no km 507 da BR-116, no trecho pertencente ao município de Santa Teresinha. A ocorrência foi confirmada ao i75 pela Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Feira de Santana.

A vítima seria uma mulher, de acordo com informações do populares. A identidade da vítima, no entanto, ainda não foi confirmada pela PRF.

De acordo com a PRF, o sinistro aconteceu por volta das 7h30. O caso foi tipificado como atropelamento de pedestre e, devido à gravidade do impacto, a vítima veio a óbito ainda no local da colisão, antes mesmo que pudesse ser prestado qualquer socorro médico.

As equipes da PRF foram deslocadas para o trecho indicado a fim de realizar o controle do tráfego e garantir a segurança dos demais motoristas que trafegavam pela rodovia. O fluxo seguiu sob monitoramento enquanto os procedimentos de perícia e remoção do corpo eram realizados.

Até o momento, não foram divulgadas informações sobre as circunstâncias que levaram ao atropelamento. As causas do acidente deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.

Rio de Janeiro comemora hoje padroeiro com missas e procissão

Nesta terça-feira (20), a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro estará em festa comemorando seu padroeiro São Sebastião com missas e procissão. A primeira delas será rezada pelo cardeal Dom Orani João Tempesta na Basílica Santuário de São Sebastião, na Tijuca, zona norte do Rio, às 10h.

À tarde, a partir das 16h, haverá a Procissão Arquidiocesana saindo da Basílica, na Tijuca, até a Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, localizada na Avenida Chile, região central do Rio.

O percurso de cerca de cinco quilômetros foi reconhecido como patrimônio cultural da cidade em 2014. Ao final do trajeto, será apresentado na Avenida Chile o Auto de São Sebastião 2026, celebrando a vida e a fé no padroeiro, seguido de missa solene na catedral.

Padroeiro

O Rio de Janeiro foi fundado por Estácio de Sá, sobrinho do governador-geral Mem de Sá, no dia 1º de março de 1565, na entrada da Baía de Guanabara, entre o Morro Cara de Cão e o Pão de Açúcar. A cidade recebeu o nome em homenagem ao Rei menino D. Sebastião de Portugal, e a seu padroeiro, São Sebastião.

Mas foi no dia 20 de janeiro de 1567, quando os portugueses expulsaram os franceses que haviam se instalado na região em 1555, que a data passou a celebrar o santo como padroeiro da cidade do Rio. Isso ocorreu porque, segundo a lenda, São Sebastião foi visto com uma espada na mão, entre os portugueses, mamelucos e índios, lutando contra os invasores na batalha final de Uruçumirim.

O santo

Um dos mártires romanos dos primeiros séculos da Igreja Cristã, o menino Sebastião nasceu em Narbona, na França, no ano de 256 da era cristã. Ainda jovem, mudou-se com a família para Milão, na Itália, cidade de sua mãe.

Alistou-se no exército de Roma e acabou conquistando o posto de comandante da guarda do imperador Diocleciano. Secretamente, porém, Sebastião converteu-se ao cristianismo. Fazia visitas frequentes aos cristãos presos que aguardavam para serem levados para o Coliseu, onde morreriam devorados por leões ou em lutas com gladiadores. Ele animava e consolava os presos, fazendo-os acreditarem que seriam salvos após a morte, segundo os princípios do cristianismo.

A fama de benfeitor dos cristãos chegou ao conhecimento do imperador que tentou fazer com que ele renunciasse à sua fé. Não conseguindo seu intento, Diocleciano condenou-o à morte. Seu corpo foi amarrado a uma árvore e alvejado por flechas. Os soldados que o supliciaram deixaram-no aparentemente morto.

Sebastião foi resgatado por algumas mulheres que trataram dele até que se restabelecesse. Porém, tão logo se recuperou, o jovem voltou à presença do imperador pedindo que parasse de perseguir e matar os cristãos. Diocleciano ordenou que ele fosse açoitado até a morte, o que aconteceu no ano de 287 da Era Cristã. Seu corpo foi sepultado próximo das catacumbas dos apóstolos.

O culto a São Sebastião foi iniciado no século 4, quando o imperador Constantino, convertido ao cristianismo, mandou construir a Basílica de São Sebastião, na Via Appia, para abrigar o corpo do santo.

Nessa época, conta-se que Roma estava assolada pela peste, mas, a partir do translado das relíquias de Sebastião, a epidemia desapareceu. Ele é apontado como santo padroeiro contra a peste, a fome, a guerra e, mais recentemente, passou a ser considerado um ícone por comunidades LGBTQIA+ [Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queer, Intersexo, Assexuais] por sua resistência e beleza.

Oxóssi

Além de objeto de devoção de católicos portugueses e brasileiros, São Sebastião foi identificado no sincretismo religioso dos rituais afro-brasileiros, que equipara orixás a santos católicos como o orixá Oxóssi. Orixá das matas, da caça, da fartura e do conhecimento. Oxóssi é também a divindade associada aos espíritos dos caboclos, ancestrais indígenas que trabalham na linha de frente da cura e da orientação.

Outro fato que une Sebastião e Oxóssi é que ambos eram guerreiros, ligados à natureza e ao uso da flecha, e celebrados no mesmo dia 20 de janeiro. Assim como São Sebastião foi martirizado por flechas, a flecha de Oxóssi simboliza a mira certeira, a capacidade de alcançar objetivos e a proteção contra males.

Agência Brasil

Prefeitura de Laje alerta para prazo final de matrículas da Rede Municipal de Ensino

A Prefeitura Municipal de Laje, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), emitiu um comunicado oficial visando orientar a população sobre o encerramento do calendário de matrículas para o ano letivo de 2026. As diretrizes, publicadas nos canais institucionais do município na última sexta-feira (16), detalham os prazos vigentes e os procedimentos necessários para a garantia de vagas.

De acordo com o cronograma estabelecido pela pasta, o período para o matrícula de alunos novatos expira nesta sexta-feira, dia 23 de janeiro. É fundamental que pais e responsáveis fiquem atentos ao cumprimento desta data, uma vez que as etapas referentes a alunos remanescentes e transferências (ocorridas entre 06 e 16 de janeiro) já foram oficialmente encerradas.

Para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), as matrículas permanecem abertas durante todo o ano, facilitando o acesso contínuo ao sistema educacional para este público específico.

Visando otimizar o fluxo de atendimento e evitar aglomerações, a Prefeitura disponibilizou canais híbridos para a efetivação do registro escolar:

A matrícula pode ser realizada diretamente pelo portal oficial: (laje.portalsagres.com.br/matricula/). Para aqueles que optarem pelo suporte direto, o procedimento deve ser feito na unidade escolar mais próxima ou na sede da própria Secretaria de Educação e Cultura.

A SEMEC ressalta que a vaga só será devidamente assegurada mediante a apresentação da documentação completa do estudante e do responsável dentro do prazo estipulado. A falta de documentos ou a perda do prazo pode acarretar na indisponibilidade da vaga na unidade de ensino desejada.

Vereador Perna da Saúde cobra Neoenergia Coelba por melhorias na rede elétrica do Tabuleiro dos Crentes, em Elísio Medrado

Com o objetivo de dar um fim às constantes interrupções no fornecimento de energia, o vereador Perna da Saúde promoveu uma reunião técnica com a superintendência regional da Neoenergia Coelba, em Santo Antônio de Jesus, nesta segunda-feira (19). O encontro contou com a presença de Iroch, Superintendente Regional da companhia, e de lideranças da Associação Tabuleiro dos Crentes: a presidente Cristina, a vice-presidente Flor e a primeira-secretária Marilene.

A pauta principal foi a estruturação da rede elétrica da comunidade, que vem sofrendo com a instabilidade do serviço. Durante a reunião, foram apresentadas demandas urgentes para garantir a segurança e a eficiência do sistema.

Demandas técnicas e manutenção

Entre os pontos discutidos e cobrados pelo parlamentar e pelas lideranças comunitárias, destacam-se:

  • Poda de vegetação: Limpeza necessária ao longo do percurso dos fios para evitar curto-circuitos;
  • Troca de postes: Substituição de estruturas antigas ou danificadas;
  • Melhoria em terrenos abertos: Substituição e reforço das redes que atravessam áreas descampadas;
  • Diagnóstico de interrupções: Esclarecimento técnico sobre os motivos das constantes quedas de energia.

Foco na qualidade do serviço

O vereador ressaltou que o problema não é exclusivo de uma localidade, mas um transtorno que tem afetado a população em diversas partes da cidade, conforme noticiado pelo i75 na semana passada. “Seguimos buscando melhorias para as nossas comunidades, cobrando soluções para as quedas constantes de energia e mais qualidade no fornecimento para todos”, afirmou Perna da Saúde.

A expectativa é que, com o alinhamento feito junto ao superintendente Iroch, as intervenções na rede do Tabuleiro dos Crentes sejam agilizadas, trazendo mais tranquilidade para os moradores e comerciantes da região.

Cidades do CE e MG iniciam vacinação contra dengue com dose única

As cidades de Maranguape (CE) e Nova Lima (MG) iniciaram a vacinação-piloto com o imunizante de dose única contra a dengue desenvolvido pelo Instituto Butantan. Nesta primeira etapa, 204,1 mil doses serão distribuídas entre Maranguape (60,1 mil), Nova Lima (64 mil) e também Botucatu, em São Paulo (80 mil). O quantitativo é suficiente para a vacinação em massa da população-alvo nessas cidades, composta por cidadãos com idade entre 15 e 59 anos. Em Botucatu, a vacinação começa no domingo (18).

Os resultados da imunização serão acompanhados durante um ano. As análises serão conduzidas com apoio de especialistas, que irão avaliar a incidência da dengue nos municípios selecionados, além de monitorar eventuais efeitos adversos raros após a imunização. Metodologia semelhante já foi adotada em Botucatu na avaliação da efetividade da vacina contra a covid-19.

Se os resultados forem positivos, será iniciada a produção em massa para atender todo o país. Até o momento, o Butantan fabricou 1,3 milhão de doses. Antes dos resultados, porém, será realizada a imunização de públicos prioritários com a chegada de mais doses da Butantan DV. A imunização de profissionais da atenção primária à saúde está prevista para o início de fevereiro. Esse grupo, composto por  médicos, enfermeiros e agentes comunitários, deve receber as cerca de 1,1 milhão de doses que não foram usadas nesta fase prioritária.

Segundo o Ministério da Saúde, com a transferência de tecnologia entre o Instituto Butantan e a empresa chinesa WuXi Vaccines, a vacinação será gradualmente ampliada para todo o país, começando pela população de 59 anos e avançando até o público de 15 anos. A expectativa é de ampliação da produção em até 30 vezes.

No lançamento da vacinação em Maranguape, o ministro da Saúde em exercício, Adriano Massuda, destacou os critérios adotados para a escolha dos municípios. “Cidades [que foram] escolhidas por terem população entre 100 mil e 200 mil habitantes e uma rede de saúde estruturada, que permite implementar a vacina e avaliar seu impacto na imunização da população e na circulação do vírus na comunidade”, afirmou. Massuda destacou, ainda, que a vacina é a primeira contra a dengue aplicado em dose única, o que permite imunização mais rápida e eficaz.

Os estudos clínicos indicaram eficácia global de 74%, com redução de 91% dos casos graves. Entre os vacinados, nenhum precisou de hospitalização por conta da dengue. A vacina foi desenvolvida em um processo de 20 anos, juntando tecnologias de diversos centros de pesquisa nacionais e apoio de pesquisadores estrangeiros. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apoiou com um financiamento de R$ 32 milhões, ainda em 2008. Um segundo aporte, para financiar a fábrica de vacinas, colocou R$ 97 milhões do banco à disposição, em 2017. Até o momento, o imunizante recebeu investimentos de R$ 305,5 milhões.

A rede de saúde das cidades que atuam nesta fase atenderá moradores com documento oficial, com foto, e a orientação é que se leve também o Cartão SUS. Mesmo com a imunização, o cuidado com essa e outras arboviroses permanece. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Lima, “mesmo com a ampliação da cobertura vacinal, as ações de prevenção seguem fundamentais, especialmente o combate ao mosquito Aedes aegypti, com a eliminação de água parada”.

Agência Brasil

Prefeitura de Santo Antônio de Jesus realizará novo Mutirão de Glaucoma

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e em parceria com o Instituto de Olhos Adi Nascimento, realizará mais um Mutirão de Glaucoma. A iniciativa oferecerá atendimento especializado para prevenção, monitoramento e acompanhamento da doença, fortalecendo a assistência prestada aos pacientes da rede municipal.

O mutirão, destinado exclusivamente aos pacientes cadastrados no município e já em acompanhamento de Glaucoma, acontecerá nos dias 17 e 18 de janeiro, na Policlínica Municipal Dr. Antônio Albuquerque, localizada na Rua Lomanto Júnior, nº 139 (próximo ao Clube dos 100).

Durante a ação, serão realizados serviços essenciais para manutenção do tratamento e avaliação da evolução clínica dos pacientes.

scroll to top