Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 35 milhões

As seis dezenas do concurso 2.960 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O prêmio da faixa principal está acumulado em R$ 35 milhões.

Por se tratar de um concurso com final zero, ele recebe um adicional das arrecadações dos cinco concursos anteriores, conforme regra da modalidade.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. 

>>Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp  

As apostas podem ser feitas até as 20h30 (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 6.


Agência Brasil

Receita Federal volta a negar taxação do Pix

A Receita Federal voltou a desmentir informações falsas que circulam nas redes sociais sobre suposto monitoramento de transações via Pix para cobrança de impostos.

Em nota oficial emitida nesta quarta-feira (14), o órgão afirma que não existe tributação sobre o Pix nem fiscalização das movimentações financeiras com esse objetivo, prática proibida pela Constituição Federal.

Segundo a Receita, mensagens alarmistas sobre “taxa do Pix” ou “imposto sobre transferências” são completamente falsas. O Pix é apenas um meio de pagamento, como dinheiro ou cartão, e não gera, por si só, qualquer tipo de tributo.

Os boatos citam a Instrução Normativa nº 2.278, de agosto do ano passado, como se ela autorizasse o rastreamento de transações individuais.

De acordo com o Fisco, a norma apenas estende às fintechs as mesmas obrigações de transparência já aplicadas aos bancos tradicionais, dentro das regras de combate à lavagem de dinheiro e à ocultação de patrimônio. Não há acesso a valores individuais, origem ou natureza dos gastos dos cidadãos.

As informações falsas voltaram a ganhar força nas redes sociais nas últimas horas, após o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) voltar a publicar vídeos em que afirma que o governo voltará a monitorar o Pix. Há duas semanas, o Fisco tinha emitido outro alerta de notícias falsas sobre taxação de transações financeiras.

De acordo com a Receita, esse tipo de conteúdo tem como objetivo enganar a população, gerar pânico financeiro e enfraquecer a confiança em um dos principais meios de pagamento do país. O órgão afirma ainda que a disseminação dessas mensagens atende a interesses do crime organizado e de pessoas que se beneficiam da monetização e do engajamento gerado por notícias falsas.

O que diz a instrução normativa

A Receita esclarece que a instrução normativa de agosto não trata de taxação nem de monitoramento de transações financeiras. O órgão reitera que a norma apenas estende às fintechs e instituições de pagamento as mesmas obrigações de transparência já aplicadas aos bancos tradicionais desde 2015.

As informações repassadas ao Fisco não detalham transações individuais, nem permitem identificar a origem ou a natureza dos gastos dos usuários.

Segundo a Receita, a medida é fundamental para evitar que fintechs sejam usadas por organizações criminosas para lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio, como identificado em operações policiais recentes.

Reforma do IR

No mesmo comunicado, a Receita destacou informações verdadeiras que vêm sendo distorcidas nas redes. Desde janeiro, quem recebe até R$ 5 mil mensais está totalmente isento do Imposto de Renda. Para rendas de até R$ 7.350, há desconto no valor devido.

Essas mudanças, segundo o Fisco, não têm qualquer relação com Pix, monitoramento de transações ou criação de novos tributos.

Como se proteger de golpes

A Receita Federal alerta que a propagação de boatos sobre impostos e Pix cria um ambiente favorável para a aplicação de golpes. Criminosos se aproveitam da desinformação para enviar mensagens falsas por redes sociais, telefone e aplicativos como o WhatsApp, tentando coagir vítimas, solicitar pagamentos indevidos ou obter dados pessoais.

Para o órgão, esse tipo de prática é perigosa porque amplia o alcance do crime e coloca a população em risco.

A orientação da Receita Federal é desconfiar de mensagens alarmistas, evitar o compartilhamento de conteúdos sem fonte confiável e buscar informações em canais oficiais do governo ou em veículos de imprensa profissional.

Mensagens que pedem pagamentos, dados pessoais ou “regularizações” relacionadas ao Pix e a impostos devem ser tratadas como tentativas de golpe.

Constantes quedas de energia deixam moradores de Elísio Medrado no prejuízo; veja o que diz a Neoenergia Coelba

Moradores das zonas urbana e rural de Elísio Medrado têm enfrentado problemas com o fornecimento de energia elétrica. Nos últimos dias, várias interrupções do serviço foram registradas no município, causando, inclusive, prejuízos materiais para algumas pessoas.

Em contato com a reportagem do i75, um morador da cidade relatou que o bebedouro de sua casa queimou após as ‘quedas’ de energia, que têm ocorrido durante o dia, à noite e também nas madrugadas. Outro medradense contou que uma dessas interrupções durou cerca de três horas na sua residência.

O i75 procurou a Neoenergia Coelba, através da assessoria de imprensa da concessionária, e enviou os seguintes questionamentos:

  • Qual o motivo das constantes quedas de energia?
  • O que a concessionária tem feito para solucionar este problema?
  • Qual a orientação da companhia para os moradores que tiveram eletrodomésticos ou equipamentos queimados devido à instabilidade na rede elétrica?
  • A concessionária tem um levantamento de quantos consumidores foram afetados por essas interrupções nos últimos dias?
  • Existe alguma obra de melhoria ou manutenção emergencial programada para a região de Elísio Medrado nos próximos dias para evitar que o problema persista?
  • Qual a previsão para que o fornecimento de energia seja totalmente estabilizado no município, sem novas interrupções frequentes?

No entanto, a empresa não respondeu a todas as perguntas, emitindo apenas uma nota curta, informando que realiza estudos técnicos para detectar a causa do problema. Leia a nota, abaixo:

“A Neoenergia Coelba esclarece que está dedicada a oferecer energia de qualidade aos moradores de Elísio Medrado. Não há um problema crônico no fornecimento da região, os eventos registrados nos últimos dias foram pontuais e prontamente atendidos pelos profissionais da distribuidora. A Neoenergia Coelba está realizando estudos técnicos e intensificando as manutenções preventivas na cidade para evitar novas intercorrências. A distribuidora reforça o seu compromisso com a população e se mantém à disposição”.

Falta d’água

Em março do ano passado, após ocorrer este mesmo problema em Elísio Medrado, o fornecimento de água no município foi afetado e moradores chegaram a ficar dias sem ter os reservatórios abastecidos.

À época, a Embasa informou que a causa do problema foi falta de energia elétrica no povoado Jacutinga, onde fica a represa que abastece o município e bombas para abastecimento.

Meio milhão em saúde: emenda do deputado Rogério Andrade fortalece atendimento na Santa Casa de Valença

O fortalecimento da saúde pública segue como uma das prioridades do mandato do deputado estadual Rogério Andrade. Nesta segunda (12), o parlamentar esteve na Santa Casa de Valença para celebrar a destinação de R$ 500 mil em emenda impositiva, recurso que já foi devidamente creditado na conta da instituição.

O investimento chega em um momento importante e será fundamental para ampliar a capacidade de atendimento e melhorar os serviços prestados à população, especialmente para aqueles que mais dependem do sistema público de saúde.

Reconhecida pelo seu papel essencial no cuidado com a população, a Santa Casa de Valença é referência na região da Costa do Dendê.

Durante a visita, Rogério Andrade destacou a importância da parceria institucional e agradeceu ao provedor Marcelo Cabral pela receptividade e pelo trabalho sério que vem sendo desenvolvido à frente da unidade.

O parlamentar também fez questão de reconhecer o apoio do governador Jerônimo Rodrigues, pelo pagamento de mais uma emenda do mandato, reforçando o respeito ao Legislativo e a valorização de iniciativas que impactam diretamente a vida das pessoas.

A ação representa mais uma conquista do mandato em prol da saúde de Valença e de toda a região, consolidando o compromisso de fazer com que os recursos públicos cheguem onde realmente fazem a diferença: no cuidado com a população.

Trump anuncia tarifas de 25% a países que negociarem com Irã

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (12) a imposição, com efeitos imediatos, de uma tarifa de 25% sobre “qualquer país que faça negócios com a República Islâmica do Irã”. 

Segundo Trump, estes países terão uma tarifa imediata sobre todas as transações comerciais realizadas com os Estados Unidos.

“Com efeito imediato, qualquer país que faça negócios com a República Islâmica do Irã pagará uma tarifa de 25% sobre todas as transações realizadas com os Estados Unidos da América”, anunciou Donald Trump em sua rede social. 

“Esta ordem é definitiva e irrecorrível”, acrescentou. 

Protestos

O anúncio de Trump surge no momento em que o regime de Teerã enfrenta uma das maiores ondas de protestos dos últimos anos. 

Neste domingo (11) e segunda-feira, Teerã registrou também atos pró-regime da República Islâmica e para criticar as manifestações violentas dos últimos dias.

Ontem, o presidente do Irã Masoud Pezeshkian afirmou que protestos pacíficos são tolerados no país, mas que os distúrbios recentes são provocados por “terroristas do estrangeiro”, para justificar uma invasão pelos EUA e por Israel. 

Em resposta aos protestos, que já se estendem a todo o país, as autoridades iranianas têm respondido com força letal perante a população. Segundo organizações não-governamentais, há registro de pelo menos 600 mortes. 

Nos últimos dias, o presidente estadunidense tem repetido ameaças de intervenção no Irã. Donald Trump afirmou que tem opções “muito fortes”, incluindo a via militar, e adiantou ainda que está em contacto com líderes da oposição iranianos. 

 

Agência Brasil

UFRB oferece mais de 2 mil vagas pelo Sisu 2026; saiba como se inscrever

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) anunciou a oferta de 2.744 vagas em 55 cursos de graduação para o ano letivo de 2026, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As oportunidades contemplam ingressos tanto para o primeiro quanto para o segundo semestre, divididas entre ampla concorrência (1.155 vagas) e reservas legais, que incluem a Lei de Cotas e as ações afirmativas da própria instituição (1.589 vagas).

Requisitos e inscrições

Para participar, os interessados devem ter concluído o Ensino Médio e realizado o Enem em pelo menos uma das edições de 2023, 2024 ou 2025, sendo obrigatório não ter zerado a redação. As inscrições são totalmente gratuitas e devem ser efetuadas exclusivamente pelo portal oficial do Sisu, entre os dias 19 e 23 de janeiro de 2026.

No momento do cadastro, o candidato deve indicar sua ordem de preferência de curso, turno e campus, além de preencher o formulário socioeconômico e sinalizar se concorrerá às vagas reservadas. Vale destacar que, para cursos com entrada nos dois semestres, o aluno não escolhe quando começar; a definição entre março ou agosto será feita estritamente pela ordem de classificação.

Cronograma e matrícula

O resultado da Chamada Regular será divulgado no dia 29 de janeiro. Quem for selecionado deve realizar a pré-matrícula entre 30 de janeiro e 3 de fevereiro. As aulas do primeiro semestre letivo estão previstas para começar em 16 de março, enquanto o segundo semestre deve iniciar em 17 de agosto.

A UFRB possui centros de ensino distribuídos pelas cidades de Amargosa, Cachoeira, São Félix, Cruz das Almas, Feira de Santana, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus.

Lista de espera

Candidatos não convocados na primeira chamada podem manifestar interesse na Lista de Espera entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro, também pelo portal do Sisu. É permitido escolher apenas um dos cursos listados na inscrição original para aguardar uma vaga remanescente.

O resultado da lista de espera e a primeira convocação para ocupação dessas vagas estão previstos para o dia 6 de fevereiro. Informações detalhadas e o edital completo podem ser acessados no site oficial: ufrb.edu.br/portal/sisu.

Homem é preso após manter duas mulheres reféns em Milagres

Uma situação de tensão mobilizou a Polícia Rodoviária Federal (PRF), na tarde desta segunda-feira (12), no km 546 da BR-116, em Milagres. Um homem foi detido após render duas mulheres, por volta das 14h20, logo após desembarcar de um ônibus interestadual que trafegava pela rodovia.

De acordo com a PRF, o suspeito abordou as vítimas logo após descer do veículo. Uma das mulheres foi liberada rapidamente, mas a segunda permaneceu sob o poder do agressor por mais tempo. Equipes da polícia foram deslocadas imediatamente para o local e iniciaram o protocolo de negociação para garantir a segurança das envolvidas e dos demais usuários da via.

Após alguns minutos de diálogo, a segunda refém foi libertada sem ferimentos visíveis. O agressor foi imobilizado e preso em flagrante, sendo conduzido em seguida para a Delegacia Territorial de Milagres.

A ocorrência segue sob investigação da Polícia Civil para determinar o que teria motivado o ataque. Até o fechamento desta matéria, não havia informações sobre o estado emocional das vítimas ou o histórico do detido.

Eleitores têm até 6 de maio para regularizar situação eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia alerta: para votar nas Eleições Gerais de 2026, o eleitor(a) baiano(a) deve estar apto até o dia 6 de maio. Depois dessa data, o cadastro eleitoral estará fechado para a Justiça Eleitoral se dedicar à organização do pleito, que ocorre no dia 4 de outubro.

A menos de quatro meses para o término do prazo, a população baiana pode procurar as unidades da Justiça Eleitoral, de forma antecipada, para emitir o primeiro título de eleitor, solicitar transferência de domicílio eleitoral, atualizar informações cadastrais, regularizar a situação eleitoral, ou acessar os demais serviços. 

A secretária Geral da Presidência do TRE-BA, Maria do Socorro Carvalho, reforça a importância de se atentar ao tempo limite e não deixar para comparecer no último momento aos postos eleitorais para resolver as pendências. “Não tendo o título e estando com a situação irregular, o(a) eleitora(a) não poderá votar nas Eleições de 2026, portanto, é preciso ficar atento(a) ao prazo final para não perder o direito de exercer a cidadania. É fundamental procurar o atendimento da Justiça Eleitoral o quanto antes, evitando filas e o risco de perder o prazo”, esclareceu. 

O encerramento cadastral é previsto em todos os anos eleitorais e ocorre 150 dias antes da eleição, conforme estabelece a Lei das Eleições

Onde buscar atendimento?

São diversos pontos de atendimento do TRE-BA na capital e no interior do estado oferecendo os serviços eleitorais. Além da Central de Atendimento ao Público (CAP) na sede, em Salvador, há a disponibilização de apoio em unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). 

Cartórios eleitorais, instalados em 180 municípios do interior baiano, disponibilizam os Postos de Atendimento ao Publico, além de contar com a rede  SAC em algumas cidades.

As eleitoras e os eleitores também podem realizar os procedimentos de forma on-line, sem sair de casa, por meio do Autoatendimento Eleitoral, disponível no Portal TRE-BA. 

Para ser atendido(a), é necessário apresentar documento oficial de identificação com foto (original) e comprovante de residência atualizado, emitido há, no máximo, três meses. Homens que completam 19 anos em 2026 também devem apresentar o certificado de quitação militar.

Primeiro voto

Jovens que terão 16 anos completos na data da Eleição Geral podem procurar a Justiça Eleitoral para se alistarem e garantirem a participação na votação. A partir dos 15 anos, é facultativo emitir a 1ª via do título de eleitor e, dos 16 aos 17 anos, o exercício do voto também não tem caráter obrigatório.  

Impedimentos para quem permanecer irregular

Além de não poder votar na eleição deste ano, aqueles eleitores e eleitoras que permanecerem em situação irregular com a Justiça Eleitoral estarão sujeitos a outros impedimentos, como a restrição em tirar passaporte, tomar posse em cargo público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino, entre outros. Consulte sua situação eleitoral de qualquer lugar nas opções abaixo: 

  • Site do TRE-BA: no menu lateral do site, clique diretamente na opção “situação eleitoral”, em seguida, realize a autenticação e a consulta. 
  • Autoatendimento Eleitoral: também na página inicial do TRE-BA, acesse o menu lateral Serviços > Autoatendimento do Eleitor. Clique em “Título Eleitoral” e depois em “Consultar situação eleitoral”. 
  • e-Título: o aplicativo pode ser baixado para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android. Após o download, basta inserir os dados pessoais e realizar a consulta no menu “mais opções”.
  • NAVE: utilizando a inteligência artificial Maia, o Núcleo de Atendimento oferece diversos serviços da Justiça Eleitoral. É possível realizar a consulta em um chat pelos aplicativos de mensagem: Telegram (@maiatrebot) e pelo WhatsApp, por meio do número (71) 3373-7000, que também é a Central Telefônica do NAVE. Além dessas opções, o NAVE disponibiliza o correio eletrônico nave@tre-ba.jus.br para atendimento por e-mail.

Daiane dos Anjos assume presidência representativa da UPB

A União dos Municípios da Bahia (UPB) dá continuidade, nesta semana, ao seu modelo de gestão participativa com a atuação da diretora da entidade e prefeita de Itatim, Daiane dos Anjos, como presidente representativa da semana. A iniciativa integra o sistema de revezamento entre os membros da diretoria, que amplia o protagonismo dos gestores municipais e fortalece o municipalismo baiano.

O modelo foi idealizado pelo presidente da UPB e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, e permite que os diretores acompanhem de perto o funcionamento da entidade, participem das agendas institucionais e contribuam diretamente para o atendimento às demandas dos municípios.

Ao destacar a importância da proposta, Daiane dos Anjos ressaltou o caráter coletivo da gestão. “Com esse projeto o presidente Wilson Cardoso trouxe a oportunidade de todos os diretores estarem a frente da UPB, conhecendo de perto os trabalhos, chegando junto com a responsabilidade e fortalecendo ainda mais o municipalismo”, afirmou Daiane dos Anjos.

Rio de Janeiro pode chegar a 39ºC no domingo

A previsão é de que as temperaturas cheguem aos 39ºC na cidade do Rio de Janeiro no domingo (11), conforme alertam as autoridades estaduais. 

A cidade atingiu nesta sexta-feira (9) o segundo nível do Protocolo de Calor (CALOR 2) às 9h45. O Calor 2 é o segundo de cinco níveis de calor, e caracteriza-se por temperatura acima de 36°C por um ou dois dias consecutivos e por quatro horas ou mais. 

Com a previsão de altas temperaturas, sete municípios entraram em nível de alerta severo: Belford Roxo, Japeri, Marica, Piraí, Queimados, São Gonçalo, Seropédica, Nova Iguaçu, Guapimirim e Itaguaí.

A previsão é que a capital entre na lista a partir de segunda-feira (12).  

“É preciso manter uma boa hidratação ao longo do dia, usar roupas claras e leves e evitar a exposição direta ao sol nos horários mais quentes, entre 10h e 16h. Quando for inevitável sair nesse período, é importante utilizar proteção solar, como bonés, chapéus e óculos escuros”, alerta a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.

Agência Brasil

scroll to top