Rio de Janeiro pode chegar a 39ºC no domingo

A previsão é de que as temperaturas cheguem aos 39ºC na cidade do Rio de Janeiro no domingo (11), conforme alertam as autoridades estaduais. 

A cidade atingiu nesta sexta-feira (9) o segundo nível do Protocolo de Calor (CALOR 2) às 9h45. O Calor 2 é o segundo de cinco níveis de calor, e caracteriza-se por temperatura acima de 36°C por um ou dois dias consecutivos e por quatro horas ou mais. 

Com a previsão de altas temperaturas, sete municípios entraram em nível de alerta severo: Belford Roxo, Japeri, Marica, Piraí, Queimados, São Gonçalo, Seropédica, Nova Iguaçu, Guapimirim e Itaguaí.

A previsão é que a capital entre na lista a partir de segunda-feira (12).  

“É preciso manter uma boa hidratação ao longo do dia, usar roupas claras e leves e evitar a exposição direta ao sol nos horários mais quentes, entre 10h e 16h. Quando for inevitável sair nesse período, é importante utilizar proteção solar, como bonés, chapéus e óculos escuros”, alerta a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.

Agência Brasil

Elísio Medrado: Colégio Rômulo Galvão divulga cronograma de matrícula

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) inicia, nesta segunda-feira (12), o processo de matrícula para o ano letivo de 2026. No Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão, em Elísio Medrado, o cronograma segue orientações específicas de datas e públicos, começando no dia 12 de janeiro com o atendimento exclusivo para pessoas com deficiência (PCD). Na terça-feira (13), o processo será voltado aos estudantes da rede estadual que precisam de transferência, abrangendo casos de mudança de unidade ou conclusão de série em escolas sem oferta de continuidade.

Dando sequência ao calendário, os dias 14 e 15 de janeiro serão dedicados aos concluintes do 5º ou 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal cujas unidades escolares não ofertam a série seguinte. Já o ingresso de novos alunos na rede estadual ocorrerá em dois momentos distintos: no dia 16 de janeiro, a matrícula contempla as vagas para o Ensino Fundamental. Por fim, os dias 19 e 20 de janeiro serão reservados para os candidatos ao Ensino Médio, modalidade de destaque na unidade de Elísio Medrado. No Colégio Rômulo Galvão, o atendimento ao público ocorrerá das 7h às 16h40.

Para efetivar a inscrição, os interessados devem comparecer portando uma lista detalhada de documentos. É exigida a apresentação de xerox do RG e CPF do estudante e do responsável (o CPF é obrigatório caso não conste no RG), além de xerox do comprovante de residência recente, da certidão de nascimento ou casamento, do cartão do SUS e do cartão de vacina atualizado. Também são necessários o histórico escolar original (ou atestado de transferência com data válida), duas fotos 3×4 e, para beneficiários do Governo Federal, a declaração do NIS para o Bolsa Família. Em casos específicos, deve-se apresentar o laudo médico de deficiência ou doença crônica.

A organização da documentação e o respeito aos prazos são fundamentais para assegurar a vaga e o planejamento escolar. De acordo com o calendário oficial estabelecido pela Secretaria da Educação, o ano letivo de 2026 no Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão terá início no dia 9 de fevereiro, com encerramento das atividades previsto para o dia 16 de dezembro.

DF terá segurança reforçada para atos de 8 de janeiro

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) preparou um esquema especial de segurança para esta quinta-feira (8), data que marca três anos dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, inconformados com a derrota eleitoral, invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, tentando depor o novo governo e forçar uma intervenção militar no país.

Segundo a pasta, a segurança da Praça dos Três Poderes foi reforçada com operação integrada entre agências policiais. O objetivo é ampliar o monitoramento e o compartilhamento de informações, reduzir o tempo de resposta e potencializar ações preventivas. A Polícia Militar do DF (PMDF) instalou estrutura de comando e controle e reforçou o efetivo de policiamento ostensivo, mantendo tropas especializadas em prontidão para eventual acionamento.

Haverá intervenções nas vias de acesso e eventuais desvios ou bloqueios estarão condicionados à avaliação de necessidade e risco. O monitoramento pode incluir abordagens e revista de mochilas. Todos os presentes passarão por credenciamento antes de acessar o local do evento. O governo do DF recomenda que quem deseja participar dos atos chegue o mais cedo possível para evitar filas.

O isolamento da Esplanada, também sob responsabilidade da PMDF, se dará a partir de 00h01 até o término do evento. Todo o monitoramento da área central de Brasília está sendo realizado pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB/SSP-DF), em conjunto com as forças de segurança pública.

Para lembrar dos três anos da tentativa de golpe, eventos especiais serão realizados na capital federal. No Palácio do Planalto, por exemplo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de uma cerimônia com autoridades e representantes da sociedade civil ainda pela manhã. Telões na área externa do prédio já foram montados.

O Supremo Tribunal Federal (STF) também preparou uma programação especial dentro da campanha “Democracia Inabalada”. A programação inclui a abertura de uma exposição, a exibição de um documentário, uma roda de conversa com jornalistas e uma mesa de debate.

Agência Brasil

Deputado Rogério Andrade apresenta Moção de Pesar pelo falecimento do radialista Itajay Azevedo Pedra Branca

O deputado Estadual Rogério Andrade apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia, uma Moção de Profundo Pesar pelo falecimento do radialista Itajay Azevedo Pedra Branca, ocorrido nesta quarta-feira (7), no Hospital São Matheus, em Feira de Santana.

Ícone da comunicação feirense e referência no rádio baiano e nacional, Itajay Pedra Branca construiu uma trajetória marcada pela ética, credibilidade e paixão pelo jornalismo. Com mais de cinco décadas de atuação profissional, tornou-se uma das vozes mais respeitadas do rádio, acompanhando e informando gerações de ouvintes.

Aos 80 anos, o radialista enfrentava um delicado quadro de saúde. Internado desde 20 de novembro de 2025, permaneceu por cerca de 45 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), lutando contra pneumonia e graves complicações respiratórias. Durante o período de internação, familiares, amigos, colegas de profissão e ouvintes mobilizaram-se em correntes de solidariedade e campanhas de doação de sangue, demonstrando o carinho e o reconhecimento conquistados ao longo de sua vida.

Ao longo da carreira, Itajay destacou-se como narrador esportivo, repórter e apresentador de programas jornalísticos, extrapolando os limites do rádio local e alcançando projeção estadual e nacional. Entre os momentos históricos de sua trajetória, está o fato de ter sido um dos primeiros comunicadores a anunciar, no Brasil, o atentado contra o Papa João Paulo II, em 1981. Também realizou a cobertura de diversas Copas do Mundo, Olimpíadas e grandes eventos internacionais, consolidando-se como referência no jornalismo esportivo e informativo.

Mais do que um profissional da comunicação, Itajay Pedra Branca foi um educador da palavra falada, formador de opinião e defensor do papel social do jornalismo. Seu legado permanece vivo na memória coletiva, nos arquivos da história do rádio e no exemplo deixado às novas gerações de comunicadores.

No âmbito familiar, deixa a esposa, a professora Jaci Ferreira Pedra Branca; os filhos, o radialista e pedagogo Itajay Júnior e o jornalista e professor Andrews Ferreira Pedra Branca; além das netas Laura e Maria Dulce.

Ao registrar a Moção de Pesar, o deputado Rogério Andrade destacou o reconhecimento, o respeito e a gratidão a esse grande homem, cuja vida foi dedicada a informar, educar, entreter e servir à sociedade com dignidade e compromisso.

Proprietários de veículos já podem pagar IPVA 2026 com 15% de desconto

Já está valendo o desconto de 15% para pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026 até o dia 10 de fevereiro, em uma única parcela. O abatimento é calculado de forma automática no momento do pagamento, que pode ser feito via Pix, por meio da plataforma www.ba.gov.br. Para isso, basta acessar a página, entrar com usuário e senha, e escolher o serviço: “Pagar Licenciamento Cota Única”. Depois, é só colocar o número do Renavam do veículo e gerar o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), que já vem com o código de barras e o QR Code do pix.

Outra opção é quitar o imposto pelos canais das instituições parceiras da Sefaz-Ba: o Banco do Brasil, o Bradesco e o Bancoob. O calendário completo de pagamento do IPVA está disponível no endereço www.sefaz.ba.gov.br. Há também a opção de pagar com 8% de desconto, com datas que variam de acordo com o final de placa do veículo, que devem ser consultadas no calendário de pagamento do IPVA.

Mais uma possibilidade é pagar o imposto em cinco parcelas mensais, sem o desconto. Para isso, o proprietário de veículo deve seguir as datas descritas no calendário de pagamento do IPVA 2026. Os primeiros pagamentos parcelados começam no final do mês de março. Para parcelar, é preciso que o valor devido seja de no mínimo R$ 120,00. Os débitos referentes à taxa de licenciamento e às multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da quinta parcela.

Alertas do Detran
De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), o contribuinte deve estar atento, pois o licenciamento completo do veículo engloba outros itens além do IPVA. Ou seja, para o automóvel estar regularizado, é necessário quitar também débitos do licenciamento anual e multas, se houver. O prazo para ficar em dia com a documentação do veículo termina na data do vencimento da quinta parcela do imposto.

O Detran alerta ainda para a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e), já que o documento não é mais enviado para o endereço do contribuinte. O Certificado deve ser impresso ou gerado arquivo digital para ficar salvo no aparelho de celular após o pagamento total do licenciamento. O documento pode ser obtido no endereço www.ba.gov.br.

Casos de dengue despencam na Bahia

A Bahia registrou uma grande redução no número de casos de arboviroses em 2025, quando comparado ao ano anterior. Em 2025, foram notificados 32.715 casos prováveis de dengue no estado, enquanto em 2024, foram notificados 232.645, o que representa uma redução de 86%.

Em relação à chikungunya, o estado contabilizou 2.562 casos prováveis em 2025, correspondendo a uma redução de 84,7% em comparação com o mesmo período de 2024, quando foram registrados 16.757 casos. Os indicadores de zika também apresentaram decréscimo: foram 305 casos em 2025, contra 1.192 no ano anterior, uma redução de 74,4%.

Os óbitos por dengue também tiveram queda significativa. Em 2025, foram confirmados 14 óbitos, enquanto no mesmo período de 2024 o número chegou a 182, o que representa uma redução de 92,3%. Outro dado relevante é que o número de municípios em situação de epidemia foi zerado em 2025. Em 2024, eram seis.

Para alcançar esses resultados, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), atuou em parceria com os municípios no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. Foram investidos cerca de R$ 32 milhões na aquisição de equipamentos, veículos para aplicação de fumacê (UBV pesado), kits para agentes de combate às endemias e insumos estratégicos, como medicamentos e materiais de prevenção, e campanhas educativas.

Foto: Matheus Pereira/Gov BA

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, aponta a importância da atuação conjunta entre os governos federal, estadual e municipal para conter as arboviroses. “O Governo do Estado se colocou à disposição para apoiar todos os municípios. É preciso agora que cada ente continue fazendo a sua parte. As prefeituras devem garantir as ações na atenção primária, assegurar a limpeza urbana para eliminar criadouros e mobilizar a sociedade”, afirma.

Mesmo com a redução dos casos, a diretora de Vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, alerta que as medidas de prevenção e controle do vetor devem continuar. “É essencial eliminar possíveis criadouros como vasos de plantas e garrafas com presença de água parada, onde os mosquitos Aedes aegypti se proliferam”, afirmou. Márcia ainda destaca que há disponibilidade de vacinas para adolescentes de 10 a 14 anos.

Vivo se posiciona sobre má qualidade do sinal em Elísio Medrado

Desde o último sábado (3) usuários da operadora Vivo, em Elísio Medrado, têm enfrentado problemas para fazer ligações e utilizar a internet, através do 4G da empresa.

O problema começou após a forte ventania que atingiu o município, no sábado (3), deixando alguns estragos, a exemplo de quedas de árvores e destelhamento de imóveis.

Desde o fim de semana, vários leitores entraram em contato com o i75 para reportar os problemas.

A reportagem do i75 entrou em contato com a assessoria de comunicação da Vivo, a qual informou, através de nota, que existem problemas técnicos.

Confira a nota:

A Vivo informa que alguns clientes de Elísio Medrado (BA) podem encontrar dificuldades ao utilizar os serviços na região devido intermitências técnicas em equipamentos que atendem a localidade. Equipes técnicas já foram acionadas para solucionar o problema no menor prazo possível”.

LEIA TAMBÉM:
Elísio Medrado: Usuários da Vivo estão há 24 horas sem sinal; saiba o que diz a operadora

Amargosa: prefeito Getúlio Sampaio entrega duas novas viaturas para a SEMOP

O prefeito de Amargosa, Getúlio Sampaio, entregou nesta terça-feira (6), duas novas viaturas para a Secretaria Municipal de Serviços, Obras e Planejamento da Cidade (SEMOP). Os veículos, modelos Chevrolet S10 e Mitsubishi L200, irão reforçar os serviços da Superintendência de Trânsito e da Iluminação Pública, especialmente na zona rural do município.

Para o prefeito, a gestão já começa o ano com ações concretas. “Estamos iniciando o ano com entregas importantes para a população. Essas viaturas vão dar mais condições de trabalho às equipes e melhorar o atendimento em áreas essenciais, como o trânsito e a iluminação pública, inclusive na zona rural”, destacou Getúlio Sampaio.

Já o secretário da SEMOP, Nadson Borges, ressaltou a importância dos novos veículos para a execução dos serviços. “A viatura do trânsito vai trazer mais mobilidade tanto para os agentes quanto para a população, que contará com mais agilidade em uma possível ocorrência. Já a viatura da Iluminação Pública permite acessar com mais facilidade locais de difícil acesso na zona rural”, explicou.

Rede estadual de ensino abre matrículas; veja o calendário

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) inicia, nesta segunda-feira (12), o processo de matrícula para as escolas da rede estadual. As inscrições serão feitas exclusivamente pela plataforma de serviços ba.gov.br, até o dia 20 de janeiro, conforme cronograma definido pela Portaria nº 2753/2025, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), em 11 de dezembro de 2025.

O calendário começa na segunda-feira (12), com a matrícula destinada às pessoas com deficiência (PCD). Na terça-feira (13), será a vez dos estudantes da rede estadual que necessitam de transferência, seja por não renovação, mudança de unidade ou conclusão do ano letivo em escola sem oferta de continuidade. Já na quarta-feira (14,) o atendimento é voltado aos concluintes do 5º ou do 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal cujas escolas não ofertam a série seguinte.

A matrícula para novos alunos (ingresso na rede estadual) ocorre em duas etapas. No dia 16 de janeiro, o processo contempla vagas para o Ensino Fundamental, abrangendo as diferentes modalidades de ensino. Nos dias 19 e 20, o atendimento será direcionado aos candidatos ao Ensino Médio, também considerando as diversas formas de oferta disponíveis nas unidades escolares.

Para efetivar a matrícula, é necessário apresentar documentação escolar, identificação pessoal do estudante e do responsável legal, CPF, comprovante de residência recente, carteira de vacinação, autorizações exigidas pela rede e, quando for o caso, laudo que comprove deficiência, garantindo atendimento prioritário.

O ano letivo de 2026 terá início em 9 de fevereiro e seguirá até 16 de dezembro.

Rogério Andrade agradece a Jerônimo Rodrigues pela implantação de leitos de UTIs pediátricos e ampliação do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus

O deputado Estadual Rogério Andrade (MDB) anunciou, na manhã desta quarta-feira (7), por meio de suas redes sociais, a publicação da licitação para a reforma e ampliação do Hospital Geral de Santo Antônio de Jesus — um sonho antigo da população e uma das principais demandas da região na área da saúde.

A obra representa um avanço decisivo para o fortalecimento da assistência hospitalar e vai promover uma ampla reestruturação da unidade. O projeto inclui a implantação de uma UTI Pediátrica com 10 leitos, garantindo atendimento especializado para crianças em estado grave, além da implantação de uma ala de internação pediátrica com 26 leitos. Também estão previstas a reforma e a ampliação da emergência adulta, da emergência pediátrica e da UTI adulta, que passará a contar com 20 leitos, ampliando significativamente a capacidade de atendimento a casos de maior complexidade.

“Estamos felizes demais com essa conquista, que vai transformar o atendimento em nossa região e garantir mais dignidade para as nossas crianças e para toda a população. É um sonho antigo que se transforma em realidade. Durante a visita do Governador Jerônimo Rodrigues a Santo Antônio de Jesus, no dia 14 de novembro, ao nosso lado e ao lado do nosso grupo, ele assumiu o compromisso de publicar essa licitação, atendendo a um pedido nosso e das lideranças da região. E hoje, menos de dois meses depois, o Governador cumpre a palavra dada, demonstrando sensibilidade, compromisso e respeito com Santo Antônio de Jesus e com toda a região. Essa é uma conquista que a nossa população merece e que valoriza, sobretudo, os profissionais de saúde que atuam diariamente no hospital com dedicação, mesmo diante de tantas dificuldades”, afirmou Rogério Andrade.

Foto: Divulgação

O parlamentar destacou que a publicação da licitação é resultado de muito trabalho, diálogo permanente e atuação firme junto ao Governo do Estado, levando reiteradamente essa demanda, a pedido das lideranças locais e da população que depende do hospital como referência regional de saúde. A licitação foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 7 de janeiro de 2026, com investimento previsto de R$ 18.675.743,21 e prazo de execução de 14 meses.

Segundo Rogério Andrade, a reforma e ampliação do hospital representam um passo fundamental para garantir mais estrutura, mais qualidade no atendimento e mais respeito à vida das pessoas, reforçando o compromisso do mandato com a saúde pública e com o desenvolvimento regional.

scroll to top