Ratinho é denunciado ao MP por transfobia após atacar deputada Erika Hilton ao vivo; assista

O apresentador Ratinho tornou-se alvo de uma representação no Ministério Público de São Paulo após proferir comentários transfóbicos contra a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) durante a exibição de seu programa, no SBT, na noite desta quarta-feira (11).

A polêmica teve início quando o comunicador criticou a eleição da parlamentar para a presidência da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, questionando a legitimidade de uma mulher trans ocupar o cargo. Em sua fala, Ratinho utilizou argumentos biológicos e estereótipos de gênero para negar a identidade de Erika, afirmando que “mulher para ser mulher precisa ter útero” e mencionando o ciclo menstrual e as dores do parto como critérios de definição do feminino.

Durante o desabafo ao vivo, o apresentador reforçou o discurso ao questionar o gênero da parlamentar, referindo-se a ela com dúvida entre “deputada ou deputado”. Ratinho ainda estendeu os ataques à cantora Pabllo Vittar, utilizando termos vulgares para apontar características físicas da artista, ignorando a distinção entre a identidade de gênero de Erika Hilton e o trabalho artístico de Pabllo como drag queen. O tom agressivo das declarações repercutiu imediatamente nas redes sociais, gerando críticas de entidades de direitos humanos e movimentos LGBTQIA+.

Em resposta às ofensas, Erika Hilton utilizou suas redes sociais para celebrar a conquista histórica de seu cargo na Câmara, evitando bater boca diretamente com o apresentador. A deputada destacou que a opinião de pessoas transfóbicas não diminui a importância de sua trajetória, marcada pela superação da discriminação desde a adolescência. No entanto, a parlamentar decidiu levar o caso à esfera jurídica, protocolando um pedido de investigação no Grupo Especial de Combate aos Crimes Raciais e de Intolerância (Gecradi) do MP-SP, solicitando a abertura de inquérito policial e a devida responsabilização criminal de Ratinho.

A petição apresentada pela defesa de Erika argumenta que as falas do apresentador negaram sua identidade de gênero em rede nacional, configurando um crime de intolerância com ampla repercussão. Vale lembrar que, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), a transfobia é equiparada ao crime de racismo no Brasil, sendo passível de punição legal.

PF faz operação para combater apologia ao nazismo na internet

A Polícia Federal realizou nesta quarta-feira (11), em Americana (SP), uma operação contra um homem que praticava discriminação racial e apologia ao nazismo na internet.

Com o cumprimento da ordem judicial, foram apreendidos um telefone celular e um disco rígido. O conteúdo dos dispositivos será analisado pela perícia, a fim de aprofundar as investigações e identificar outros possíveis envolvidos.

A ação faz parte da Operação Ethos, que busca reprimir crimes de ódio na internet. Em fevereiro, a PF realizou uma ação parecida no interior paulista, na cidade de São José dos Campos. Na ocasião, um homem foi preso por armazenar material de abuso sexual de crianças e adolescentes.

Segundo o Grupo de Repressão a Crimes Cibernéticos da Delegacia de Polícia Federal da cidade, o criminoso baixou e compartilhou cerca de 200 arquivos com material ilícito.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Crimes cibernéticos

Em fevereiro deste ano, a organização não governamental SaferNet divulgou dados que apontam para um crescimento de casos de crimes cibernéticos no Brasil. No ano de 2025, a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos recebeu 87.689 novas queixas, índice 28,4% maior do que no ano de 2024.

Com um total de 63.214 notificações, grande parte das denúncias registradas eram relacionadas a imagens e vídeos de abuso e exploração sexual infantil. Em segundo lugar aparece denúncias de discriminação contra mulheres, com 8.728 casos, seguido de denúncias de incitação a crimes contra a vida, com 4.752 denúncias, e de racismo, com 3.220 casos.

*Estagiário da Agência Brasil sob supervisão de Odair Braz Junior

Agência Brasil

Polícia de SP investiga denúncia de estupro coletivo em escola

A Polícia Civil de São Paulo investiga uma denúncia de estupro coletivo de um estudante de 12 anos em uma escola estadual na zona norte da capital paulista. O crime teria ocorrido dentro de um dos banheiros da unidade, envolvendo alunos da idade da vítima e outros mais velhos. 

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o caso foi registrado como ato infracional – estupro de vulnerável no 46º DP e encaminhado para o 74º DP, responsável pela área da escola. 

A vítima e outros estudantes envolvidos devem prestar depoimento nos próximos dias. 

A secretaria estadual de educação, responsável pela unidade onde ocorreu o crime, disse que realiza apuração própria, inclusive sobre a conduta da gestão.

A pasta acionou o Conselho Tutelar e os responsáveis pelos estudantes, além de enviar equipes do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva-SP), incluindo um psicólogo, para a unidade. Essa equipe acompanha e faz o acolhimento dos estudantes e professores, em ações coletivas.

 

Agência Brasil

Polícia Federal prende foragido suspeito de desvios no INSS

A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta quarta-feira (11), um dos últimos foragidos da Operação Sem Desconto, deflagrada em abril de 2025 para investigar desvio de recursos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O homem, de identidade não informada pela corporação, fazia parte do núcleo financeiro da organização criminosa. Ele era responsável pela movimentação e gestão dos recursos desviados, agindo como uma espécie de contador da quadrilha liderada por Antonio Carlos Antunes, conhecido como Careca do INSS, que foi preso em setembro do ano passado. 

“Policiais federais realizaram a prisão após minucioso trabalho de investigação e de levantamentos que permitiram localizar o investigado”, destaca a PF, em nota. 

Segundo a corporação, o homem foi encaminhado a uma unidade da Polícia Federal e ficará à disposição da Justiça.

Entenda o caso

A PF e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram a Operação Sem Desconto em abril do ano passado para combater um esquema de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões. O cálculo é que entidades investigadas tenham descontado de aposentados e pensionistas cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. 

As fraudes e os criminosos envolvidos também estão sob investigação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no Congresso Nacional.

Agência Brasil

VÍDEO: suspeito de roubo seguido de estupro é preso em Santo Antônio de Jesus

O suspeito de ser o responsável pelo roubo seguido de estupro, ocorrido na madrugada de terça-feira (10), no bairro Sobradinho, em Santo Antônio de Jesus, foi preso pela Polícia Civil nesta quarta-feira (11), no Centro do município. Com o homem, de 31 anos, os policiais encontraram porções de crack prontas para comercialização, além da arma branca utilizada na ação criminosa.

De acordo com a apuração policial, a vítima foi abordada pelo homem, que utilizava uma arma branca para ameaçá-la. Após roubar o aparelho celular da mulher, ele a levou para um terreno baldio, onde ocorreu o abuso.

Equipes da Polícia Civil iniciaram diligências investigativas ininterruptas desde o registro da ocorrência, realizando coleta de vestígios, levantamento de informações em campo e análise de imagens. Durante o trabalho investigativo, os policiais obtiveram informações sobre o possível paradeiro do suspeito e o localizaram em uma residência.

Durante a abordagem, além da droga e da arma branca, o suspeito indicou o local onde havia descartado as roupas utilizadas no dia do crime, em um terreno baldio. As vestimentas foram localizadas pelos investigadores e apreendidas para auxiliar na comprovação da autoria.

A captura foi realizada por equipes do Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (Neam), da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Santo Antônio de Jesus e do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI/Leste).

O suspeito foi conduzido à unidade policial, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis, permanecendo custodiado à disposição do Poder Judiciário. As investigações seguem em andamento para consolidar os elementos probatórios relacionados ao caso.

Universidade Para Todos abre inscrições para vagas no Colégio Rômulo Galvão, em Elísio Medrado

O programa Universidade Para Todos (UPT), que oferece preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares está com vagas abertas no Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão, em Elísio Medrado. As aulas serão ministradas em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

O processo de inscrição teve início nesta terça-feira (10) e segue disponível até o dia 19 de março. Os interessados devem realizar o procedimento exclusivamente pelo site oficial. A iniciativa integra um esforço macro do Governo da Bahia, que em 2026 oferta mais de 20 mil vagas distribuídas em 231 municípios.

Podem se candidatar aos postos no polo de Elísio Medrado e nos demais os estudantes da rede pública regularmente matriculados no 3º ano do Ensino Médio ou no 4º ano da Educação Profissional em 2026. Além disso, egressos que já concluíram o Ensino Médio nas redes estadual ou municipal também estão aptos a participar. No momento da inscrição, o candidato pode selecionar até duas opções de vagas, definindo o turno e a modalidade de sua preferência.

A seleção dos alunos não será por análise de currículo, mas sim por meio de um sorteio eletrônico realizado pela Secretaria da Educação do Estado (SEC). Agendado para o dia 24 de março, o sorteio ocorrerá de forma aleatória e equitativa, contando com a fiscalização de representantes das universidades parceiras e órgãos de controle para assegurar a total transparência do processo. O resultado final, com a lista dos selecionados, será publicado no dia 31 de março no portal do programa.

As atividades pedagógicas estão previstas para começar no dia 6 de abril, ocorrendo de segunda a sexta-feira. O currículo abrange disciplinas fundamentais como Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Língua Estrangeira. Mais do que um cursinho preparatório, o UPT em Elísio Medrado funciona como uma ponte direta entre a educação básica e o ambiente acadêmico, preparando os estudantes para o Enem e diversos vestibulares através da experiência compartilhada com os monitores da UFRB.

Qualidade do Rio Jacutinga é a causa da falta de água em Elísio Medrado, diz Embasa

A rotina dos moradores de Elísio Medrado tem sido marcada por torneiras secas e muita preocupação nos últimos dias. Relatos enviados à redação do i75 indicam que diversos locais estão sem abastecimento regular há pelo menos três dias, dificultando tarefas básicas de higiene e alimentação.

A insatisfação é generalizada. “Não está caindo água há três dias e ninguém sabe que dia vai cair. Filtro está com problema. Aqui em casa já está no fim da água”, relatou uma pessoa à nossa equipe.

O que diz a Embasa

Em nota enviada ao i75, na noite desta quarta-feira (11), a Embasa explicou as causas técnicas para a interrupção do serviço. Segundo a concessionária, o problema teve origem nas condições climáticas que afetaram o manancial utilizado para o abastecimento da cidade.

Segundo a empresa estatal, as fortes chuvas alteraram as características da água bruta do Rio Jacutinga. A mudança na turbidez ou composição da água exigiu ajustes imediatos no processo de tratamento, o que reduziu o volume de água tratada disponível para a rede.

Ainda de acordo com a Embasa, o sistema já está em fase de recuperação, pois desde a última terça-feira (10), o sistema começou a retornar ao seu volume habitual. O fornecimento no município está em processo de regularização gradativa e a empresa mantém o monitoramento para garantir que a plena normalização ocorra no menor prazo possível.

    A recomendação para os moradores é que utilizem a água de forma econômica até que a pressão nas tubulações seja totalmente restabelecida em todas as áreas da cidade.

    Confira a nota completa:

    “A Embasa informa que o abastecimento do município de Elísio Medrado foi afetado pela mudança nas características do rio Jacutinga, após as fortes chuvas. Essa alteração da água bruta exigiu ajustes no tratamento e causou a redução do volume de água tratada disponível no sistema. Desde ontem (10), com o retorno gradativo do sistema ao volume habitual, o fornecimento no município está sendo regularizado. A Embasa segue monitorando a situação e adotando todas as medidas para assegurar a plena normalização do abastecimento no menor prazo possível”.

    Operação contra o Comando Vermelho prende cinco pessoas em SP

    Cinco pessoas foram presas nesta quarta-feira (11) em uma operação que mira a estrutura do Comando Vermelho no interior paulista. A ação foi deflagrada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) e pela Delegacia de Investigações Gerais da Polícia Civil em Rio Claro, com apoio da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

    O objetivo da ação foi desarticular a estrutura logística, financeira e operacional do Comando Vermelho no interior paulista, onde o grupo é acusado de praticar crimes relacionados ao tráfico de drogas e de armas, lavagem de dinheiro e homicídios.

    Ao todo, foram expedidos 19 mandados de prisão preventiva. Além dos cinco que foram cumpridos nesta quarta, seis pessoas já se encontravam presas. Os demais alvos da operação estão foragidos.

    A Justiça também expediu 26 mandados de busca e apreensão em diversas cidades de São Paulo e em Minas Gerais. Foi decretado o bloqueio de R$ 33,6 milhões em contas bancárias, além do sequestro de 12 imóveis e 103 veículos.

    >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

    Disputa territorial

    A operação foi deflagrada em um momento de recrudescimento da criminalidade violenta na região de Rio Claro, segundo a promotoria. O MP-SP relata o acirramento de disputas territoriais entre o Primeiro Comando da Capital (PCC) e uma organização rival depois que uma nova liderança se aliou ao Comando Vermelho.

    As investigações indicaram que o grupo utiliza veículos com fundo falso para o transporte de ilícitos, além de empresas de fachada e laranjas para a lavagem de dinheiro.

    Os investigadores acreditam que a movimentação financeira dessa organização criminosa é vultosa, com registros de circulação superiores a R$ 1,19 milhão em menos de um mês.

    Para lavar capitais, eram utilizadas contas de pessoas físicas e jurídicas, como construtoras e consultorias, além de contas de passagem, abertas em nome de terceiros. As transações eram feitas via Pix, TED e depósitos em dinheiro, o que dificulta o rastreamento.

    A operação recebeu o nome de Linea Rubra (Linha Vermelha). Segundo o Ministério Público, o nome “representa a imposição de um limite ao avanço do Comando Vermelho no estado de São Paulo”.

    Agência Brasil

    Rompimento de reservatório da Sabesp provoca uma morte em Mairiporã

    Uma pessoa morreu e sete ficaram feridas após um reservatório de água da Sabesp, empresa de saneamento de São Paulo, ter se rompido na manhã desta quarta-feira (11) na cidade de Mairiporã, na Grande São Paulo. A estrutura no bairro Capoavinha ainda estava em construção.

    Segundo a Sabesp, a vítima era um homem de 45 anos, colaborador da empresa que havia sido contratado para executar a obra. Em nota, a Sabesp lamentou a morte do colaborador e manifestou solidariedade aos moradores de Mairiporã que foram impactados pelo acidente.

    De acordo com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, o rompimento da estrutura ocorreu por volta das 10h57 e prejudicou pelo menos três residências e dez veículos que foram atingidos por uma grande quantidade de água.

    “Desde os primeiros momentos após a ocorrência, a Sabesp mobilizou equipes operacionais, de assistência social e de atendimento emergencial para prestar todo o apoio necessário à família do colaborador, às pessoas feridas e às famílias atingidas na região. A diretoria da companhia acompanha diretamente a situação e determinou prioridade total ao atendimento das vítimas e dos moradores afetados”, informou a Sabesp.

    A companhia também informou que iniciou uma investigação interna sobre as causas do acidente e que vai “ressarcir todos os prejuízos causados pela ocorrência”.

    O governo de São Paulo também lamentou a morte do colaborador da Sabesp e disse que está “focado em cuidar de todos e garantir prioridade neste momento para o atendimento às pessoas atingidas e ressarcimento dos prejuízos, tanto para os afetados quanto para o município”.

    Segundo a nota do governo paulista, o diretor-presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), Daniel Narzetti, acompanha o caso junto a técnicos da agência. 

    A Arsesp, que é responsável pela regulação e fiscalização dos serviços de saneamento, informou que vai iniciar imediatamente “os procedimentos para apurar as causas técnicas do acidente e as circunstâncias que envolveram a realização de testes no local”.

    >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

    Segundo acidente com morte

    Esta é a segunda vez, em menos de um ano, que ocorre um acidente com morte relacionado à Sabesp, companhia que foi privatizada em julho de 2024.

    Em setembro do ano passado, uma mulher morreu em Mauá, na região metropolitana de São Paulo, após uma tubulação da Sabesp cair em sua casa. A Sabesp estava executando uma obra numa adutora para abastecer um reservatório de água.

    Enquanto estava no sofá da sala de sua casa, Clelia dos Santos Pimentel, de 79 anos, foi esmagada por um tubo que soltou-se devido ao excesso de peso no momento do içamento da estrutura.

     

    Agência Brasil

    PF prende policiais civis do Rio que extorquiam integrantes do CV

    Policiais federais prenderam na manhã desta terça-feira (10) três policiais civis do Rio de Janeiro, entre eles o delegado titular de uma delegacia da capital.

    O grupo é investigado por utilizar a estrutura do Estado para extorquir integrantes da maior facção criminosa do Rio de Janeiro, o Comando Vermelho, além de praticar corrupção e lavagem de dinheiro.

    Também foram cumpridos três mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

    Essa foi mais uma fase da Operação Anomalia, com o objetivo de desarticular um núcleo criminoso composto por policiais civis fluminenses e operadores financeiros.

    “Além das prisões e buscas, a Suprema Corte deferiu a execução de medidas cautelares focadas na descapitalização do grupo, incluindo o afastamento imediato das funções públicas dos policiais investigados, a suspensão do exercício de atividades empresariais das pessoas jurídicas utilizadas nas práticas criminosas e o bloqueio de valores em contas bancárias e de criptoativos ligados aos alvos”, diz a Polícia Federal.

    >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

    Confira as informações sobre a operação no Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil

    Modus Operandi

    As investigações identificaram um esquema criminoso liderado por um delegado e um policial civil. “De forma reiterada, os servidores emitiam intimações com o propósito exclusivo de coagir e pressionar lideranças do tráfico no Rio de Janeiro, exigindo o pagamento de propinas significativas para omissão em atos de ofício”, informa a PF.

    A negociação ilícita ocorria com cobranças incisivas e imposição de prazos. Para operacionalizar o recebimento das vantagens indevidas e manter um distanciamento físico das lideranças da facção criminosa, os policiais contavam com a atuação direta de dois intermediários.

    A inteligência financeira da PF detectou que os policiais investigados apresentavam movimentação patrimonial milionária e incompatível com seus vencimentos lícitos.

    “Para promover a ocultação e dissimulação do capital sujo, a estrutura criminosa contava com uma rede de empresas de fachada registradas em nome de familiares, agora alvos de suspensão judicial”, acrescenta.

    Os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa, extorsão, corrupção passiva e ativa, além de lavagem de dinheiro.

    Agência Brasil

    scroll to top