Idade mínima para tirar CNH pode ser reduzida para 16 anos

A Câmara dos Deputados inicia uma fase de debates que pode alterar profundamente as regras de trânsito no Brasil, com destaque para a proposta de redução da idade mínima para dirigir de 18 para 16 anos. Essa discussão ocorre no âmbito de uma comissão especial criada para revisar as recentes mudanças no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O colegiado foca especialmente nas medidas implementadas pelo governo do presidente Lula, que visavam baratear o acesso ao documento, mas que agora enfrentam resistência de setores específicos.

Entre os pontos centrais da análise estão a diminuição da carga horária de aulas obrigatórias e a autorização para que instrutores autônomos credenciados atuem sem vínculo direto com as autoescolas. Essas medidas são o principal alvo de críticas do setor de formação de condutores, que, segundo informações da Folha de S.Paulo, alega uma perda significativa de receita. Com o apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e de parlamentares, as autoescolas argumentam que a flexibilização coloca em risco cerca de 15 mil empresas e 300 mil postos de trabalho em todo o país.

Além do impacto econômico, há uma preocupação latente com a segurança viária. Representantes do setor e o próprio relator da comissão, deputado Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), defendem que a redução do rigor no treinamento pode comprometer a formação dos novos motoristas. O parlamentar destacou que, embora as medidas para reduzir custos sejam positivas em sua intenção, é fundamental encontrar um ponto de equilíbrio que garanta exames rigorosos e segurança para quem circula nas ruas, evitando que a economia financeira resulte em um aumento da imprudência.

O cronograma para essas definições já está em curso, com a apresentação do plano de trabalho da comissão agendada para esta quarta-feira, dia 11. A partir dessa etapa, o grupo terá um prazo de 45 dias para aprofundar os debates, realizar audiências e divulgar o parecer final que definirá se o Brasil seguirá o modelo de outros países que permitem a condução de veículos por menores de 18 anos, além de bater o martelo sobre as novas exigências para os Centros de Formação de Condutores.

Operação prende quatro pessoas e apreende armas, drogas e animais silvestres em Santo Estêvão

A Polícia Civil da Bahia deflagrou, nesta terça-feira (10), a Operação In Nominus Legis, no município de Santo Estêvão. A ação resultou no cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão domiciliar, além da prisão em flagrante de quatro pessoas pelos crimes de tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo com numeração suprimida e crime ambiental, relacionado à manutenção irregular de pássaros da fauna silvestre em cativeiro.

Durante as diligências realizadas, os policiais apreenderam uma arma de fogo com numeração suprimida, uma espingarda, um simulacro de fuzil, um simulacro de arma do tipo airsoft, porções de drogas como maconha, cocaína e crack, além de diversos aparelhos celulares. Também foram localizadas máquinas caça-níqueis utilizadas na exploração de jogos de azar, quatro motocicletas, um veículo automotor, dinheiro em espécie e cartões bancários. Em um dos locais, os policiais encontraram ainda pássaros da fauna silvestre mantidos em cativeiro sem autorização ambiental.

Em uma das residências alvo da operação, um homem e uma mulher foram presos em flagrante após a apreensão de arma de fogo calibre .380 com numeração suprimida, carregadores, entorpecentes, dinheiro e pássaros silvestres mantidos em gaiolas. As investigações também identificaram a prática de outros ilícitos nos locais fiscalizados, incluindo exploração de jogos de azar, maus-tratos a animais e indícios de tráfico de drogas.

Todos os materiais apreendidos foram apresentados na Delegacia Territorial de Santo Estêvão, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. Os quatro presos tiveram as prisões em flagrante ratificadas e permanecem custodiados à disposição da Justiça. A operação foi coordenada pela Delegacia Territorial de Santo Estêvão e contou com o apoio de equipes da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (1ª Coorpin), sediada em Feira de Santana, com a participação da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), da 1ª e da 2ª Delegacias Territoriais de Feira de Santana e da Delegacia Territorial de Rafael Jambeiro.

Combustível caro? 6 maneiras de gastar menos e prolongar a vida útil do carro

Em um cenário em que o preço dos combustíveis segue elevado para os brasileiros, muitos motoristas buscam estratégias eficazes para reduzir gastos e, ao mesmo tempo, aumentar a vida útil de seus veículos. Em 2025, o preço médio da gasolina superou R$ 6,50, por litro, em diversas regiões do país, gerando impacto significativo no orçamento mensal dos proprietários de automóveis. Em alguns estados ultrapassou R$ 8, o litro, conforme boletins recentes da Agência Nacional do Petróleo (ANP).
 

Além do combustível, a manutenção preventiva também se mostra essencial: manter revisões, calibragem correta e peças em dia pode evitar consumo excessivo e desgastes prematuros do veículo, reduzindo custos ao longo do tempo.

“Num momento em que o preço dos combustíveis está entre os maiores já registrados no Brasil, a conscientização do motorista sobre hábitos de direção e cuidados básicos com o veículo é tão importante quanto as próprias soluções tecnológicas. Pequenas mudanças no comportamento ao volante e um cronograma de manutenção bem seguido podem representar economia significativa ao longo do tempo, além de reduzir a necessidade de reparos onerosos no futuro”, afirma Alan Ladeia, especialista no setor automotivo e CEO da Carflix, plataforma de compra e vendas de seminovos.

Para ajudar os motoristas a enfrentar este contexto desafiador, o especialista aponta seis maneiras práticas de gastar menos com combustível e manter carro saudável.

1- Dirija com suavidade: acelerações bruscas e frenagens fortes podem elevar o consumo de combustível de forma significativa. Uma condução suave, com velocidade constante e antecipação das manobras, reduz o gasto combustível e também o desgaste de freios e embreagem.

2. Calibre os pneus regularmente: pneus com pressão incorreta aumentam o atrito com o solo e forçam o motor a trabalhar mais, elevando o consumo em até 10% ou mais segundo especialistas.

3. Faça manutenção preventiva: trocas de óleo, filtros limpos e alinhamento em dia ajudam o motor a trabalhar com eficiência e podem reduzir o consumo em cerca de 10% ou mais, além de prolongar a vida útil de componentes.

4. Reduza peso e resistência do veículo: retirar bagagens desnecessárias ou acessórios (como bagageiros externos) reduz o esforço do motor e melhora a eficiência energética.

5. Use o ar-condicionado com moderação: o uso do ar-condicionado aumenta o consumo de combustível, especialmente em trajetos urbanos curtos. Ajustar a temperatura e utilizar o modo ECO pode significar economia ao longo do mês.

6. Abasteça em postos confiáveis: combustível de baixa qualidade pode reduzir a eficiência do motor e impactar diretamente no consumo e na necessidade de revisões mais frequentes. Escolher postos de confiança ajuda a evitar surpresas no desempenho do veículo.

Vereador do Rio é preso suspeito de ligação com o Comando Vermelho

O vereador do Rio de Janeiro Salvino Oliveira Barbosa (PSD), ex-secretário municipal da Juventude, foi preso nesta quarta-feira (11) pela Polícia Civil por suspeita de ligação com o Comando Vermelho, a maior facção criminosa do estado.

A operação revelou tentativas de interferência política em áreas dominadas pelo tráfico, com o objetivo de transformar esses territórios em bases eleitorais. Segundo a investigação, o vereador Salvino teria negociado diretamente com o traficante Edgar Alves de Andrade, o “Doca”, autorização para realizar campanha eleitoral na comunidade da Gardênia Azul, área sob domínio do Comando Vermelho.

“Em contrapartida, o parlamentar teria articulado benefícios ao grupo criminoso, apresentados publicamente como ações voltadas à população local. Um dos exemplos investigados envolve a instalação recente de quiosques na região. Conforme apurado, a definição de parte dos beneficiários teria sido determinada diretamente por integrantes da facção, sem processo público transparente”, informou a polícia.

A assessoria do vereador disse que, até o momento, o gabinete não recebeu qualquer informação oficial sobre o ocorrido. “A assessoria jurídica já foi acionada e aguardamos esclarecimentos das autoridades competentes para compreender os fatos”, diz a nota.

Red Legacy

Policiais da Delegacia de Combate ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro deflagraram a Operação Contenção Red Legacy, com o objetivo de desarticular a estrutura nacional do Comando Vermelho, identificada pela investigação como organização criminosa com características de cartel e atuação interestadual altamente estruturada.

“As investigações reuniram um conjunto robusto de provas que revelam o funcionamento interno da facção, demonstrando a existência de uma cadeia de comando organizada, divisão territorial e articulação entre integrantes em diferentes estados do país, informou a corporação.

Até o momento, seis criminosos foram presos, incluindo um vereador do município do Rio de Janeiro”, acrescentou.

Marcinho VP

As apurações também identificaram a participação direta de familiares de um dos principais líderes históricos da facção, Márcio dos Santos Nepomuceno, o “Marcinho VP”, no funcionamento dessa organização criminosa. Segundo a investigação, Márcia Gama, esposa de Marcinho VP, atua na intermediação de interesses do grupo fora do sistema prisional, participando da circulação de informações entre integrantes e de articulações envolvendo operadores da organização e agentes externos.

Outro investigado apontado como peça relevante na estrutura é Landerson, sobrinho de Marcinho VP. De acordo com a investigação, ele exerce papel de elo entre lideranças da facção, integrantes que atuam em comunidades dominadas pelo grupo e pessoas envolvidas em atividades econômicas exploradas pela organização criminosa, como serviços, imóveis e outros negócios utilizados para geração de recursos e expansão do poder do grupo.

Márcia e Landerson não foram localizados em seus endereços e são considerados foragidos da Justiça.

Durante as investigações, também foram identificados casos de criminosos que se passavam por policiais militares para obter vantagens ilícitas, incluindo vazamento de informações e simulação de operações.

“A Polícia Civil ressalta que essas condutas representam traição à instituição e não refletem a atuação da grande maioria dos profissionais da segurança pública, que desempenha seu trabalho com dedicação e compromisso com a sociedade”, afirma a corporação.

O trabalho investigativo aponta ainda uma estrutura criminosa de grande complexidade, com conselho nacional, conselhos regionais e articulação entre organizações criminosas de diferentes estados, inclusive com indícios de cooperação entre o Comando Vermelho e o Primeiro Comando da Capital (PCC).

Mesmo após quase três décadas no sistema prisional, as investigações indicam que Marcinho VP continua exercendo papel central na estrutura de comando da facção, apontado como liderança do chamado conselho federal permanente do grupo.

A apuração também identificou outros integrantes com funções estratégicas dentro da organização, entre eles o traficante Doca, apontado como principal liderança nas ruas; Luciano Martiniano da Silva, o “Pezão”, responsável pela gestão financeira do grupo; e Carlos da Costa Neves, o “Gardenal”, encarregado de operacionalizar determinações da liderança.

As investigações seguem em andamento para aprofundar a responsabilização penal de todos os envolvidos e ampliar o combate às estruturas financeiras, operacionais e institucionais utilizadas pela organização criminosa.

Agência Brasil

Amargosa ganha novo ponto de internet gratuita na Praça Lourival Monte

Em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura de Amargosa instalou mais um ponto de internet gratuita no município. Desta vez, o local escolhido foi a Praça Lourival Monte, mais conhecida como Jardim. A ação faz parte do programa Conecta Bahia, que visa conectar a população em espaços públicos.

Com a iniciativa, moradores e visitantes poderão utilizar a internet livremente no local, facilitando o acesso à informação, aos serviços digitais e às oportunidades de estudo e trabalho. O investimento em conectividade também fortalece o uso dos espaços públicos pela juventude, já que o ponto de internet que existia anteriormente na Praça do Jardim foi remanejado para a quadra de areia, localizada na Praça do Bosque, espaço muito utilizado pelos jovens do município.

De acordo com o prefeito Getúlio Sampaio, ampliar o acesso à internet é investir em inclusão e no futuro da cidade. “Hoje, a internet é uma ferramenta essencial para educação, trabalho e comunicação. Ao ampliar esses pontos gratuitos, garantimos que mais pessoas tenham acesso à tecnologia e fortalecemos Amargosa como uma cidade conectada e preparada para o futuro”, destacou o prefeito.

Santo Antônio de Jesus lança cadastro para programas habitacionais

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, por meio da Secretaria de Assistência Social (SMAS), oficializou a criação do Habita SAJ. Este novo cadastro habitacional permanente surge como a ferramenta oficial da gestão para identificar, registrar e acompanhar famílias em situação de déficit habitacional no município. A iniciativa visa organizar a demanda por moradia digna e servir como base estratégica para o planejamento de políticas públicas de habitação de interesse social.

O Habita SAJ funcionará como o banco de dados oficial para a seleção em programas habitacionais nas esferas municipal, estadual e federal, incluindo o programa Minha Casa, Minha Vida. É importante destacar que a inscrição no sistema não garante a entrega automática de uma unidade habitacional, mas é o passo indispensável para que as famílias possam participar de futuros processos de seleção, sempre de acordo com os critérios definidos pela legislação vigente e a disponibilidade de projetos.

As inscrições estarão abertas até 21 de março de 2026, podendo ser realizadas de forma eletrônica através deste link oficial disponibilizado pela Prefeitura. Para as famílias que encontrarem dificuldades no acesso digital, haverá atendimento presencial entre os dias 16 e 20 de março, das 8h às 14h, mediante distribuição de senhas. Os pontos de apoio serão a sede da Secretaria de Assistência Social no Centro, o Serviço de Atendimento Municipal (SAM) no Shopping Itaguari e a Estação Cidadania na Urbis I.

Para participar, o interessado deve residir em Santo Antônio de Jesus há pelo menos três anos, possuir renda familiar bruta de até R$ 2.850 e estar inscrito no CadÚnico. O cadastro é voltado para quem não possui imóvel próprio e se encontra em situações de precariedade, como coabitação, adensamento excessivo, comprometimento de mais de 30% da renda com aluguel ou situação de rua. No ato da inscrição, é necessária a apresentação de documentos de identificação de todo o núcleo familiar, comprovantes de residência e renda, além da folha resumo do CadÚnico e laudos médicos, quando houver casos específicos.

A Prefeitura ressalta que o processo é totalmente gratuito e que a ordem de inscrição não interfere no resultado das seleções, eliminando a necessidade de filas desnecessárias. O objetivo central do Habita SAJ é garantir transparência e justiça social na distribuição de moradias, utilizando critérios técnicos para priorizar quem mais precisa e subsidiar o crescimento planejado do setor habitacional na cidade.

Operação contra venda ilegal de canetas emagrecedoras prende 12 pessoas na Bahia

A Polícia Civil prendeu 12 pessoas, em oito bairros de Salvador, além de Lauro de Freitas e Camaçari, na Região Metropolitana (RMS), e Feira de Santana, na manhã desta quarta-feira (11), durante a Operação Peptídeos, coordenada pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), por meio da Delegacia de Defesa do Consumidor (DECON).

As equipes realizaram três prisões em flagrante e mais nove por força de mandado judicial nos bairros de Valéria, Cajazeiras, Canabrava, Ondina, Barra, Pituba, Caminho das Árvores e Costa Azul, na capital, além da RMS e do interior do estado. Também foram cumpridos mais 57 mandados de busca e apreensão nessas regiões e na capital de São Paulo.

Foram apreendidos medicamentos, entre estes, uma substância proibida no Brasil, utilizada para diabetes tipo 2 e obesidade, de nome “Retatrutide”. Entre os alvos das medidas judiciais estão dois hospitais, sete clínicas de estética, uma loja de cosméticos, uma farmácia e diversos imóveis residenciais, ligados a profissionais de saúde e estética, que foram alvos das buscas e prisões.

As investigações apontam que os envolvidos integrariam uma rede estruturada voltada à comercialização clandestina de substâncias utilizadas no tratamento de diabetes tipo 2, mas que vinham sendo amplamente divulgadas e vendidas para fins estéticos e de emagrecimento, muitas vezes sem prescrição médica e fora dos padrões sanitários exigidos.

Mais de 200 policiais civis participam da operação, por meio de equipes dos Departamentos Especializados de Investigações Criminais (DEIC); de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (DENARC); de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DRACO); de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP); de Inteligência Policial (DIP); de Polícia Metropolitana (DEPOM); e de Polícia do Interior (DEPIN), das Coordenações de Polícia Interestadual (POLINTER), de Operações de Polícia Judiciária (COPJ) e de Operações e Recursos Especiais (CORE).

A ação conta ainda com o apoio do Departamento de Polícia Técnica (DPT), da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), de equipes da Diretoria de Vigilância Sanitária Municipal de Salvador (DVIS) e da Polícia Militar da Bahia (PMBA).

Inmet emite alerta de perigo para temporais em todo o país

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de perigo para chuvas intensas em todas as regiões do país. Os maiores acumulados de chuva nesta semana, até a próxima segunda-feira (16), são previstos para o norte do estado de São Paulo, Triângulo Mineiro, sul de Goiás e áreas do norte de Mato Grosso do Sul e da Amazônia Legal.

Para esta quarta-feira (11), há um alerta de grande perigo pelo acumulado de chuva no norte de São Paulo, sul de Minas e Triângulo Mineiro e região central de Mato Grosso do Sul. As precipitações devem passar de 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia, com grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas em cidades com essas características.

A semana deve apresentar chuvas persistentes, com acumulados que podem superar 200 milímetros no norte de São Paulo e no Triângulo Mineiro.

No último final de semana, duas pessoas morreram no estado de São Paulo, em decorrência das chuvas. Segundo a Defesa Civil, as duas mortes estão associadas a enxurradas que ocorreram nos municípios de São Bernardo do Campo e Sorocaba.

Na semana passada, as tempestades que atingiram estados da Região Sudeste desde o fim de fevereiro levaram o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional a reconhecer situação de emergência em 16 cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

A maioria das cidades estão em Minas Gerais, onde o número de mortes causadas por deslizamentos e enchentes na Zona da Mata Mineira passou de 70.

Temperaturas

Uma frente fria também avança pela costa das regiões Sul e Sudeste, derrubando as temperaturas máximas no leste dessas regiões. Em contrapartida, a tendência é de temperaturas elevadas no centro-norte do Brasil, sobretudo em áreas do interior da Região Nordeste.

Confira as informações sobre o tempo no Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil

Agência Brasil

Contra violência e por reforma agrária, mulheres do MST ocupam terras

Em defesa de uma reforma agrária popular e contra a violência de gênero, mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupam, desde o último dia 8, latifúndios em sete estados: Rio Grande do Sul, São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco, Piauí e Tocantins.

A ação faz parte da Jornada Nacional de Lutas das Mulheres do MST. De acordo com o movimento, as nove propriedades ocupadas são latifúndios onde ocorreram crimes como prática do trabalho escravo, grilagem de terras ou devastação ambiental.

“A jornada tem expressado aquilo que pode ser as mulheres organizadas enfrentando os crimes do latifúndio e também enfrentando essa escalada de violência contra as mulheres, legitimada muito por esse discurso conservador e pelo avanço da extrema direita em nossa sociedade”, destacou Ayala Ferreira, da coordenação nacional do MST.

Além das ocupações, a jornada também tem feito marchas, bloqueios de estradas e atos pedindo reforma agrária e o fim das violências. As ações ocorreram em 13 estados e 23 municípios.

“Nós estamos, nesse exato momento, em processos de ocupação de latifúndios, de bloqueio de rodovias, de marchas, em processos de diálogos e de formação com outras companheiras e companheiras de outros movimentos urbanos e também rurais, tentando expressar o que pode ser a capacidade de organizar e de resistir das mulheres da classe trabalhadora”, acrescentou Ferreira.

Agência Brasil

Laudo do IML aponta lesões na face e pescoço de policial baleada em SP

Laudo necroscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML) após exumação do corpo da policial militar Gisele Alves Santana apontou lesões contundentes na face e na região cervical da vítima.

Tais lesões são resultado de pressão digital e escoriação compatível com estigma ungueal, ou seja, causado por unha. O laudo tem data do último sábado (7), um dia depois da exumação do corpo da PM.

No laudo necroscópico do dia 19 de fevereiro, no dia seguinte à morte de Gisele, já havia menção a lesões na face e no pescoço, na lateral direita.

Na ocasião, o médico legista havia descrito “estigmas digitais”, ou seja, lesões equimóticas, formato arredondado e compatíveis com pressão digital. Já em relação ao “estigma ungueal”, causado por unha, a descrição indicava lesão superficial em formato meia-lua.

Ambos os laudos apontam que a morte decorreu de traumatismo cranioencefálico grave por disparo de projétil de arma de fogo.

Procurada pela Agência Brasil, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo informou que “a autoridade policial aguarda os laudos referentes à reconstituição e exumação do corpo da vítima”. A pasta acrescentou que detalhes serão preservados, devido ao sigilo judicial imposto.

A policial militar foi encontrada com um tiro na cabeça, em 18 de fevereiro, no apartamento em que morava com o marido, o tenente-coronel Geraldo Leite. Ele estava no local e reportou o caso às autoridades como suicídio.

Agência Brasil

scroll to top