Jerônimo Rodrigues apresenta potencial da Bahia para empresários e autoridades no Fórum Índia-Brasil

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, realizou discurso para uma plateia de empresários e autoridades, na tarde deste sábado (21), na programação do Fórum Empresarial Índia-Brasil, em Nova Délhi.

Em seu pronunciamento, o chefe do Executivo baiano destacou as potencialidades da Bahia, posicionando-a como o maior estado do Nordeste, não só em território e litoral,  como também em economia e investimentos. “Somos líderes nacionais em geração eólica e solar centralizada, com amplo potencial de expansão. Possuímos a maior diversidade de minerais críticos do Brasil. Nossa matriz elétrica é composta por 98% de fontes renováveis — eólica, solar e hidráulica”, completou o governador.

Ao final, Jerônimo destacou os potenciais na área da agricultura familiar e do agronegócio e a preocupação pela transição energética a partir de fontes renováveis e na área da saúde, iniciando a transição tecnológica para a Bahiafarma. O governador ainda aproveitou para convidar os empresários, indicando que a Bahia está aberta ao investimento produtivo, à cooperação tecnológica e à construção de parcerias de longo prazo.

O Fórum Empresarial Índia-Brasil foi encerrado com a fala do presidente do Brasil,  Luiz Inácio Lula da Silva.

Encontro Bilateral

Um dos encontros bilaterais realizados pelo governador Jerônimo Rodrigues foi com o empresário Jai Shroff, CEO da UPL (United Phosphors Limited),  empresa de produção de insumos agrícolas e sementes de sorgo, soja, algodão, milho e canola, que tem uma grande parceria com a Embrapa no Brasil.

O empresário tem interesse de implantar na Bahia fábricas para a produção de insumos agrícolas que hoje são importados pelo Brasil e vê nesse encontro a oportunidade que precisava para iniciar as tratativas para realizar expansão da UPL.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Prazo para se inscrever em processo seletivo com vagas em Elísio Medrado, Amargosa, SAJ e outras cidades da região termina nesta segunda

Encerram-se, nesta segunda-feira (23), as inscrições para os três processos seletivos simplificados da Secretaria da Educação do Estado (SEC), em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). As seleções são voltadas à contratação de cerca de três mil profissionais para atuação na rede pública estadual, nas funções de técnico administrativo temporário; professor orientador de estágio nas áreas de Enfermagem e Radiologia; e técnico de nível superior em Engenharia, Arquitetura, Contábeis e Administração. Os interessados devem se inscrever no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), através do endereço eletrônico www.ibfc.org.br.

São 2.500 vagas para técnico administrativo temporário, 228 para professor orientador de estágio em Saúde e 49 para técnico de nível superior, a serem selecionadas por meio de execução de provas, conforme previsto nos editais. De acordo com a SEC, o ingresso desses novos profissionais visa reforçar as equipes das escolas nas ações pedagógicas e dos setores administrativos da SEC, acompanhando o crescimento do número de estudantes e a ampliação da rede estadual. A iniciativa tem o objetivo, também, de manter o funcionamento das unidades e melhorar o atendimento à comunidade escolar em diferentes regiões da Bahia.

Os técnicos administrativos temporários atuarão em unidades escolares dos 417 municípios baianos e nos órgãos administrativos da SEC, como os Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e o órgão central, em Salvador. Já os professores orientadores de estágio serão lotados nos cursos técnicos de Enfermagem e Radiologia da rede estadual de Educação Profissional, enquanto os técnicos de nível superior vão trabalhar nos NTEs dos territórios de identidade de Irecê (NTE 1), da Chapada Diamantina (NTE 3), de Bacia do Rio Grande (NTE 11), de Piemonte de Diamantina (NTE 16), do Semiárido Nordeste II (NTE 17), do Médio Rio de Contas (NTE 22), da Região Metropolitana de Salvador (NTE 26) e da Costa do Descobrimento (NTE 27).

Os editais das seleções podem ser conferidos no endereço https://www.ba.gov.br/educacao/selecoes-e-concursos. A validade dos processos seletivos é de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogada por igual período, conforme previsto nos editais.

FLIPO 2026 reúne Alexandre Pires, Antônio Pitanga e grandes nomes da cultura brasileira em Castro Alves

A cidade de Castro Alves, no Recôncavo baiano, será palco de um dos maiores encontros culturais do interior da Bahia, entre os dias 12 e 15 de março. A 6ª edição da Feira Literária do Poeta (FLIPO) promete unir literatura, cinema, teatro e música em uma programação que homenageia o cineasta baiano Glauber Rocha, ícone do Cinema Novo e referência mundial do audiovisual.

Com o tema “Uma câmera na mão, um livro na cabeça: a literatura como revolução”, a feira propõe um diálogo entre o legado de Glauber Rocha e o espírito libertário do poeta Castro Alves, transformando o município em um grande palco de debates, apresentações artísticas e celebrações culturais.

Música nacional na Arena Glauber Rocha

A programação musical será um dos grandes atrativos da edição 2026. O cantor Alexandre Pires, um dos principais nomes da música popular brasileira, lidera a lista de atrações confirmadas. Também sobem ao palco da Arena Glauber Rocha:
• Jammil
• Adão Negro
• Isaac Gomes, com participação especial de Edson Gomes
• Mumuzinho
• Babado Novo
• Patrulha do Samba

A expectativa é de grande público, com visitantes de diversas regiões da Bahia.

Cinema, literatura e artes cênicas

Além dos shows, a FLIPO reúne importantes nomes das artes brasileiras.

O ator baiano Antônio Pitanga, um dos protagonistas históricos do Cinema Novo e intérprete de clássicos como Barravento, participará da programação especial em homenagem a Glauber Rocha. Com mais de seis décadas de carreira, Pitanga é reconhecido como um dos grandes símbolos da presença negra no cinema nacional.

Outro convidado é o escritor, ator e dramaturgo Aldri Anunciação, vencedor do Prêmio Jabuti e autor da premiada obra Namíbia, Não!, referência na dramaturgia contemporânea brasileira e nos debates sobre identidade e memória.

A atriz e diretora Edvana Carvalho, um dos nomes mais respeitados das artes cênicas baianas, também integra a programação, reforçando a presença do teatro na feira.

Já a cineasta Cecília Amado, diretora do longa Capitães da Areia e neta dos escritores Jorge Amado e Zélia Gattai, participa das mesas dedicadas ao audiovisual, ampliando o diálogo entre literatura e cinema.

Programação ocupa diversos espaços da cidade

A programação será distribuída em diferentes pontos culturais de Castro Alves, como o Casarão do Poeta, Praça da Liberdade, Salão Paroquial, Ginásio de Esportes e Arena Glauber Rocha.

Entre as atividades previstas estão:
• Mesas literárias com autores baianos e nacionais
• Cine FLIPO, com exibições e debates
• Programação infantil com a Flipoquinha
• Atividades voltadas às juventudes e cultura digital
• Feira de Economia Solidária
• Caminhada Cultural
• Lavagem do Casarão do Poeta
• Ato solene em homenagem a Castro Alves e Glauber Rocha

Interior da Bahia em destaque

Consolidada como um dos principais eventos literários do interior do estado, a FLIPO fortalece o protagonismo cultural do Recôncavo baiano, movimenta o turismo e impulsiona a economia criativa regional.

A realização é da BT Produções, Instituto Mafuá e Prefeitura de Castro Alves, com apoio do Governo do Estado da Bahia, Fundação Pedro Calmon, Secretaria de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Serviço

FLIPO 2026 – Feira Literária do Poeta
📅 12 a 15 de março de 2026
📍 Castro Alves – Recôncavo da Bahia
🎬 Tema: “Uma câmera na mão, um livro na cabeça: a literatura como revolução”

Incêndio em comunidade da Brasilândia deixa duas pessoas feridas em SP

Duas pessoas ficaram feridas após incêndio ter atingido uma comunidade na Brasilândia, zona norte da capital paulista, na noite de ontem (20). Segundo o Corpo de Bombeiros, que atendeu a ocorrência, uma das vítimas teve uma luxação na perna e foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A outra vítima era uma criança, que teve uma intoxicação considerada leve.

De acordo com os Bombeiros, pelo menos 40 moradias foram atingidas pelas chamas. A área queimada correspondeu a cerca de 700 metros quadrados.

O incêndio teve início por volta das 18h da noite de ontem (20) e ocorreu em uma comunidade localizada na Avenida Deputado Cantídio Sampaio. Segundo relatos preliminares, o fogo pode ter começado na casa de uma moradora que não estava no imóvel no momento do ocorrido.

O caso foi registrado no 72º Distrito Policial da Vila Penteado e as causas do incêndio estão sendo


Agência Brasil

Desfile das campeãs celebra hoje o carnaval do Rio

Após três noites de disputa acirrada e arquibancadas tomadas por cerca de 100 mil pessoas a cada dia, segundo a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), a avenida volta a brilhar neste sábado (21), em clima de celebração e despedida.

O tradicional Desfile das Campeãs reúne, na Marquês de Sapucaí, as seis primeiras colocadas do carnaval 2026 para uma apresentação sem caráter competitivo, mas com a mesma grandiosidade que marcou os dias  de folia oficial.

A festa começa às 21h e segue até a madrugada de domingo. Na ordem de apresentação, retornam à avenida: Estação Primeira de Mangueira, Imperatriz Leopoldinense, Acadêmicos do Salgueiro, Unidos de Vila Isabel, Beija-Flor de Nilópolis e, encerrando a noite, a grande campeã, Unidos do Viradouro.

Viradouro

A Viradouro conquistou o quarto título e a agremiação cruzou a Sapucaí na madrugada de terça-feira (17), levantando arquibancadas e camarotes. A escola emocionou o público ao homenagear o mestre de bateria: Ciça, um dos nomes mais respeitados do carnaval carioca deste ano.

Ciça é considerado o mestre de bateria mais antigo em atividade. Além da Viradouro, já comandou as baterias da Unidos da Tijuca, Grande Rio, União da Ilha e Estácio de Sá, onde iniciou a trajetória em 1988. Reconhecido pelas paradinhas precisas e pela cadência marcante, ele já liderou a bateria da Viradouro nos títulos de 2020 e 2024.

A cobertura completa sobre a conquista da escola está disponível na Agência Brasil.

Se no domingo, segunda e terça-feira as escolas entraram na avenida sob a tensão das notas, agora o clima é de reencontro. O Sábado das Campeãs simboliza a despedida oficial do carnaval e reafirma a força cultural das escolas de samba do Rio. Componentes, torcidas e público voltam à Sapucaí para celebrar o trabalho de um ano inteiro, desta vez sem julgamento.

Considerado um dos momentos mais aguardados do calendário carnavalesco, o desfile transforma novamente a avenida em palco de festa, com brilho, emoção e a certeza de que o espetáculo continua.

Desfile das campeãs

Desfile das Campeãs do Carnaval do Rio de Janeiro
Sábado, 21 de fevereiro de 2026
A partir das 21h (até a madrugada de domingo)
Local: Sambódromo da Marquês de Sapucaí – Rio de Janeiro

Ordem dos desfiles:

  1. Mangueira
  2. Imperatriz Leopoldinense
  3. Salgueiro
  4. Vila Isabel
  5. Beija-Flor
  6. Viradouro (campeã)

Ingressos: esgotados, segundo a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, sem previsão de novos lotes.
Transmissão: ao vivo pela TV aberta e plataformas digitais.

Agência Brasil

“Alô Alô Brasil”, com Datena, começa segunda-feira na Rádio Nacional

Rádio Nacional, veículo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), estreia segunda-feira (23) o programa “Alô Alô Brasil”, apresentado ao vivo pelo jornalista José Luiz Datena. A atração vai ao ar dar 8h às 10h, de segunda a sexta-feira, em todas as emissoras da rede.

A primeira edição terá entrevista ao vivo com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos.

Também haverá participação do cantor e compositor cearense Falcão, que tem um programa de humor na TVC, emissora pública do Ceará que compõe a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), liderada pela EBC. Outra participação será do correspondente internacional Jamil Chade, que está todos os domingos no programa Brasil no Mundo da TV Brasil.

A produção do programa vai apostar em uma cobertura dinâmica dos fatos que impactam o cotidiano da população, buscando entregar informação com agilidade, credibilidade e prestação de serviço aos ouvintes.

Serão veiculadas informações em tempo real, análise dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo, comentários e entrevistas, mantendo linguagem clara e acessível. O time de repórteres será composto por profissionais da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, além da participação de jornalistas selecionados de emissoras parceiras da RNCP.

Com foco no debate direto e plural desde o primeiro dia no ar, a edição de estreia já indica a tônica que o programa pretende adotar ao reunir Boulos e Datena, que estiveram em campos políticos opostos na disputa pela prefeitura de São Paulo em 2024. A presença do cantor Falcão, que comentará os principais temas do dia com humor e irreverência, também amplia o leque de abordagens e reforça a diversidade de perspectivas do projeto. Jamil Chade vai trazer informações do cenário político internacional.

 90 anos da Rádio Nacional

A estreia de Datena na Rádio Nacional ganha ainda mais significado por ocorrer no ano em que a emissora celebra nove décadas de existência. O próprio nome da atração foi criado como homenagem à frase que marcou sua inauguração, em 12 de setembro de 1936, às 21h, quando o locutor Celso Guimarães anunciou: “Alô, Alô Brasil! Aqui fala a Rádio Nacional do Rio de Janeiro!”. Na sequência, ecoaram os acordes da canção Luar do Sertão, dando início a uma trajetória que atravessa gerações e acompanha com protagonismo a história da radiodifusão brasileira.

“O rádio é minha paixão, foi a minha vida. Comecei fazendo rádio com 15 anos de idade e sempre apresentei programas de rádio. A Rádio Nacional é uma das emissoras mais tradicionais do país e o programa vai ser muito legal. O Brasil vai ficar representado na Rádio Nacional. Se liguem que vai ser muito bacana”, comenta Datena.

Serviço

Alô Alô Brasil – Estreia segunda-feira (23/2), às 8h, na Rádio Nacional, com participações do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos; do cantor cearense Falcão e do correspondente internacional Jamil Chade.

Rádio Nacional na internet e nas redes sociais

Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radionacionalbr
Spotify: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv
YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr
Facebook: https://www.facebook.com/radionacionalbr
Threads: https://www.threads.com/@radionacionalbr
Streaming: https://aovivo.ebc.com.br/embed-audio.html?emissora=radio-nacional-do-rio-de-janeiro

WhatsApp Nacional

– Rádio Nacional FM: (61) 99989-1201
– Rádio Nacional AM: (61) 99674-1536
– Rádio Nacional da Amazônia: (61) 99674-1568
– Rádio Nacional do Rio de Janeiro: (21) 97119-9966

Saiba como sintonizar a Rádio Nacional

Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz
Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz
São Paulo: FM 87,1 MHz
Recife: FM 87,1 MHz
São Luís: FM 93,7 MHz
Amazônia: 11.780KHz e 6.180KHz OC
Alto Solimões: FM 96,1 MHz
Celular – App Rádios EBC para Android e iOS

Emissoras interessadas em retransmitir o programa, podem captar o sinal em:

Parabólica no Satélite C2

Frequência Descida: 3.747 MHz

Polarização: Horizontal – DVB/S

Symbol Rate: 5.000 Msym/s

Serviço 02 – Rádio Nacional FM – PID 201

Ou no site radios.ebc.com.br



Agência Brasil

Chuvas fortes causam estragos no noroeste do Rio Grande do Sul

As fortes chuvas que atingiram parte do Rio Grande do Sul entre a noite dessa quinta-feira (19) e a madrugada de hoje (20) causaram estragos e prejuízos à população em várias cidades. 

A região mais afetada foi o noroeste do estado, onde, além das chuvas, um vendaval castigou a cidade de Palmeira das Missões, danificando mais de 500 imóveis e afetando cerca de duas mil pessoas.

Além de destelhar residências, prédios públicos e ginásios esportivos, as rajadas de vento de até 65 quilômetros/hora causaram a queda de árvores e de galhos, obstruindo vias de transporte e dificultando os deslocamentos de servidores públicos e outros moradores da cidade.

Palmeira das Missões também ficou parte da noite às escuras, sem energia elétrica, forçando a polícia a reforçar as rondas. Até esta manhã, o serviço não tinha sido totalmente restabelecido, bem como o serviço telefônico, que também chegou a ser interrompido devido às instabilidades. 

De acordo com a prefeitura, equipes de servidores de diferentes órgãos seguem prestando apoio à população e mapeando os danos à infraestrutura local, de forma que o número de imóveis afetados pode ultrapassar os quase 500 imóveis identificados. 

O levantamento do número exato de desalojados também ainda não foi concluído, mas a prefeitura assegurou que, até esta manhã, não tinha conhecimento de que houvesse pessoas desabrigadas, já que as que tiveram que deixar suas residências buscaram abrigo provisório na casa de parentes ou amigos. 

Em nota, a Defesa Civil estadual informou que, ontem,  enviou servidores da 7ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil para a cidade. E que o Departamento de Gestão de Desastres mobilizou a empresa de fornecimento de energia elétrica, a CPFL RGE, para que tomasse providências necessárias ao restabelecimento dos serviços. 

Situação de emergência

Brigadistas militares distribuíram lonas para parte das pessoas cujas casas foram destelhadas em Palmeira das Missões. Um gabinete de gestão de crise formado pela prefeitura, Defesa Civil municipal, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros foi montado e a prefeitura estuda decretar situação de emergência a fim de agilizar o auxílio aos afetados e a restauração dos estragos.

Segundo a Defesa Civil estadual, chuvas intensas atingiram outras cidades nas últimas 24 horas. Em Uruguaiana, no sudoeste gaúcho, na fronteira com a Argentina, choveu, em apenas um dia, o equivalente a 76,4 milímetros. Em Herval, na mesma região, o total acumulado em 24 horas foi de 54,5mm.

Agência Brasil

Polícia combate aliciamento e assédio sexual de crianças em Niterói

Alunos de uma escola da Região Oceânica de Niterói foram adicionados em um grupo virtual, onde eram compartilhadas imagens de pornografia infantil, cenas de extrema violência e conteúdos homofóbicos e racistas.

Policiais civis da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Niterói (DPCA-Niterói) deflagraram, nesta sexta-feira (20), a “Operação Pueri in Periculum”, para combater crimes de aliciamento e assédio sexual contra menores e cumprir mandados de busca e apreensão em endereços dos administradores do grupo

Segundo a corporação, as investigações começaram a partir de denúncia recebida pela especializada. Durante a apuração, os agentes identificaram três administradores do grupo, com mais de 500 integrantes, que são alvos dos mandados de busca e apreensão cumpridos nesta sexta.

A operação busca reunir novas provas e identificar outros possíveis envolvidos. Há indícios de que estudantes de outras unidades escolares da cidade também tenham sido adicionados ao grupo.

Pueri in Periculum”, em latim, significa “Crianças em Perigo”. “A Polícia Civil reforça a importância de que pais e responsáveis mantenham diálogo aberto com seus filhos sobre os riscos no ambiente virtual, estimulando a confiança para que relatem qualquer situação suspeita. Diante de indícios de irregularidade, a orientação é procurar a Polícia Civil e a direção da escola para que as medidas cabíveis sejam adotadas”, diz, em nota.

Confira as informações sobre o caso no Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil

Agência Brasil

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que a regulação para o uso da Inteligência Artificial (IA) seja feita por “uma instituição multilateral com o porte das Nações Unidas”, de forma a beneficiar a sociedade como um todo, em vez de “um ou dois donos”.

A declaração foi feita nesta sexta-feira (20) durante entrevista ao programa India Today. O presidente brasileiro está na Índia, em viagem oficial.

Durante a entrevista, ele voltou a defender que as relações comerciais entre os países, em especial os que formam o Brics, possam ser feitas com moedas locais em vez do dólar estadunidense.

IA

Na viagem que faz à Índia, Lula tem alertado sobre a necessidade de se estabelecer uma regulação para a Inteligência Artificial que garanta o bom uso dessa ferramenta:

“Precisamos de uma regulação rígida, realizada por uma instituição multilateral com o porte das Nações Unidas. Essa regulação deve proteger especialmente crianças, adolescentes e mulheres, pois não podemos permitir que a IA seja usada para causar danos e violência.”

Segundo ele, os riscos de a IA ser usada de maneira negativa são grandes e podem causar danos e prejuízos à vida íntima das pessoas, além de provocar violência.

“Há dois ou três proprietários de grandes plataformas que não desejam qualquer tipo de regulação, mas se não regularmos e perdermos o controle, acredito que isso não será bom para a humanidade”, disse.

“Pode até ser lucrativo para uma ou outra pessoa, mas, para a humanidade, não será positivo. Nós, governantes, precisamos ter clareza sobre a necessidade de proteger a sociedade diante dessa coisa extraordinária que é a inteligência artificial”, acrescentou.

Segundo Lula, a inteligência artificial é algo cada vez mais fundamental para a humanidade, mas apenas se estiver a serviço da sociedade civil.

“Ela pode elevar os padrões de vida das pessoas até mesmo em áreas como a saúde e a educação. A IA deve servir ao crescimento dos países, à melhoria dos serviços públicos e privados e, acima de tudo, à melhoria das condições de trabalho de toda a humanidade. Quem precisa assumir o controle sobre a IA é a sociedade”, completou.

Confira as informações no Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil

BRICS

Perguntado sobre as expectativas que tem para o futuro do Brics, Lula disse que o bloco é uma das coisas mais importantes criadas nas últimas três décadas.

Ele lembrou que outros grupos já foram criados para defenderem interesses específicos em comum. “O G7 atua na defesa dos países mais ricos e suas políticas. O G20 foi criado após a crise financeira global de 2008. E o BRICS representa o sul global”.

Segundo o presidente, isso é algo novo, especialmente considerando que o sul global inclui países como Índia e China, que representam metade da população mundial: “Incluindo a Indonésia, ultrapassamos a metade da humanidade”.

Nesse sentido, ele destacou a “nova abordagem institucional” promovida pelo bloco.

“Diferentemente de instituições internacionais, como o FMI ou o Banco Mundial, não precisamos continuar copiando modelos do século XX. Podemos inovar conforme as necessidades do século XXI e os avanços da sociedade civil. O Brics é uma esperança. A expectativa é que ele se fortaleça e tome boas decisões”, argumentou.

Criado em 2009, o Brics é formado por Brasil, Rússia, Índia, China (que são os países fundadores), pela África do Sul (que entrou em 2011), e pela Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã (admitidos em 2024).

Desdolarização

Sobre a tentativa do bloco de reduzir a dependência do dólar norte-americano em suas relações comerciais, Lula defendeu respeito às decisões dos países sobre a forma como comercializarão seus produtos.

“Por isso defendo que não é necessário que um acordo comercial entre Brasil e Índia, por exemplo, seja feito em dólares. Acredito que podemos usar nossas próprias moedas. É difícil, mas podemos tentar. Ninguém precisa depender exclusivamente do dólar”, disse.

Lula, no entanto, disse saber que não se cria um novo sistema da noite para o dia. “É preciso levar em conta as dificuldades específicas de cada nação. No meu primeiro mandato, estabelecemos com a Argentina a compra de pequenas empresas usando moeda brasileira e argentina. Esse é um processo que deve ser discutido conforme o que for mais vantajoso para cada país”.

Relação com EUA

Lula reiterou que tem uma boa relação com o presidente dos EUA, Donald Trump, e que está disposto a conversar com ele sobre as questões consideradas importantes para os dois países, o que inclui parcerias voltadas à exploração de minerais críticos em território brasileiro.

Ele falou sobre a percepção pessoal que tem do presidente dos EUA. “Já tive a oportunidade de observar que Trump é um especialista em marketing digital e redes sociais. Ele trata isso como um programa de TV. Em encontros pessoais, entretanto, ele é muito mais calmo e demonstra tranquilidade”.

O presidente brasileiro acrescentou que pretende aproveitar os encontros que terá com Trump para buscar “acordos que possam servir de exemplo ao mundo”, em especial relacionados ao combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas; e à questão dos minerais críticos e das terras raras.

“O Brasil possui muitos minerais críticos e terras raras, mas não queremos transformar nosso país em um santuário da humanidade”, disse ele ao defender que a exploração desses materiais deve ser feita sem imposições externas.

“Não posso colocar em discussão minha soberania ou a democracia no Brasil. Isso pertence a mim e ao meu povo. Mas, do ponto de vista comercial, estou disposto a negociar com os EUA, assim como vou negociar com o primeiro-ministro Modi [da Índia]”.

Relação Brasil-Índia

Sobre a relação entre Brasil e Índia, Lula defendeu que ela seja fortalecida, motivo pelo qual levou, na viagem, 300 empresários brasileiros. “E haverá mais de 300 empresários indianos no fórum de negócios. Queremos que a relação cultural, política, comercial e econômica seja muito forte”, disse.

“Queremos aprender com a Índia e ensinar o que podemos ensinar. Queremos comprar e vender; mostrar a experiência das nossas empresas e construir parcerias que beneficiem os povos, e não apenas vitórias isoladas. É por isso que defendo o multilateralismo”, concluiu.

Matéria ampliada às 14h18

Agência Brasil

Polícia de São Paulo encontra numa mala mulher esquartejada

A Polícia Civil de São Paulo identificou o corpo de uma mulher encontrado esquartejado na manhã de quinta-feira (19) dentro de uma mala, na capital paulista. A vítima tinha 34 anos, mas o nome não foi divulgado. As informações são da Secretaria da Segurança Pública (SSP) do estado.

O Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) instaurou inquérito policial e investiga as circunstâncias do caso registrado como homicídio. “Exames periciais foram requisitados e serão analisados pela autoridade policial, assim que finalizados. Diligências prosseguem”, informou a SSP em nota.

O corpo foi encontrado quando agentes da Guarda Civil Metropolitana foram acionados para atender uma ocorrência, informados de uma mala em um córrego, em Parelheiros, zona sul da cidade. Na ocasião, constataram que eram partes de um corpo humano.

Feminicídio em Diadema

Uma mulher de 27 anos foi morta, com disparos de arma de fogo, pelo ex-companheiro, na noite de terça-feira (17), em Diadema (SP). Policiais militares foram acionados e apuraram que, na ocasião, o homem tinha ido buscar o filho deles na casa da vítima. A mãe da vítima também foi atingida pelos disparos, mas sobreviveu. O caso foi registrado como feminicídio tentado e consumado.

Segundo a SSP, o suspeito – que havia fugido em um automóvel após o crime – foi preso na noite dessa quinta-feira (19), em cumprimento a mandado de prisão temporária. A polícia apreendeu a arma utilizada no crime. No dia anterior, policiais militares que realizavam patrulhamento localizaram o veículo do suspeito abandonado em via pública, em São Bernardo do Campo.

“Também foram realizadas diligências na residência dele, onde foram apreendidos dois carregadores de pistola e diversos estojos de munição deflagrados”, diz nota da SSP, acrescentando que as diligências para o esclarecimento dos fatos estão em andamento.

Recorde de feminicídios

O Brasil atingiu número recorde de 1.518 vítimas de feminicídios em 2025, ano em que a sanção da Lei do Feminicídio completou dez anos. Na ocasião, a norma inseriu no Código Penal o crime de homicídio contra mulheres no contexto de violência doméstica e de discriminação. Os dados são do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

No ano anterior, em 2024, o país já havia atingido um recorde com 1.458 vítimas. “Se [o crescimento de feminicídios] está acontecendo, isso é uma omissão do Estado, porque esse é um crime evitável”, disse Samira Bueno, diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Agência Brasil

scroll to top