Empresa da Embraer vende duas aeronaves elétricas para o Japão

A empresa Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer que desenvolve aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), anunciou a venda de dois veículos para a japonesa AirX, que atua com transporte aéreo, atualmente utilizando helicópteros. O contrato pode ser ampliado, pois há a opção de compra de até 50 unidades. 

Com a entrega dos veículos prevista para 2029 e previsão de operação em Tóquio e Osaka, como veículo de última milha para rotas turísticas, a venda foi a primeira da empresa para a região da Ásia-Pacífico. Embraer e Eve participam do Singapore Airshow, uma das maiores feiras do setor.

“Estamos entusiasmados em firmar parceria com a Eve Air Mobility para levar o transporte aéreo da próxima geração ao Japão”, afirmou Kiwamu Tezuka, fundador e CEO da AirX, em posicionamento oficial das companhias para anunciar o acordo.

Para ele, essa colaboração reforça o compromisso com sustentabilidade e inovação, além de posicionar a AirX na linha de frente do mercado em evolução da mobilidade aérea.

Com o anúncio, as ações da empresa na B3 interromperam o movimento de queda. Lançadas em julho de 2025, a R$ 39 a ação, terminaram o pregão dessa quarta-feira (4) a R$19,80. Ontem (3) foram vendidas a R$ 19,62, igualando o menor valor, registrado em 17 de setembro. Na bolsa de Nova Iorque (NYSE), as ações da empresa estão em queda desde 22 de janeiro, quando estavam cotadas a US$ 4,59. Ontem foram negociadas a US$ 3,65. 

Agência Brasil

Dentista e oficial: conheça primeira mulher a se tornar coronel da PM baiana

Pela primeira vez em mais de 200 anos de história, a Polícia Militar da Bahia (PMBA) conta com uma mulher em seu posto mais alto. A promoção de Ivana Teixeira Andrade à patente de coronel foi oficializada nesta quarta-feira (4), em decreto assinado pelo governador Jerônimo Rodrigues. Embora pertença ao Quadro de Oficiais de Saúde (QOS), o feito de Ivana quebra uma barreira de gênero histórica na corporação, que até então nunca havia tido uma oficial no topo da hierarquia.

A nova coronel tem 56 anos e uma trajetória que combina a prática clínica com a gestão estratégica. Graduada em Odontologia pela UFBA e especialista em Dentística, ela ingressou na PMBA aos 24 anos. Ao longo de mais de três décadas de serviço, Ivana gerenciou a Odontoclínica da corporação e cumpriu requisitos rigorosos de progressão, incluindo o Curso de Comando e Estado Maior (CCEM), etapa obrigatória para quem almeja o último degrau da carreira militar.

A promoção de Ivana não é um fato isolado, mas parte de um movimento de maior presença feminina nos cargos de decisão da segurança pública baiana. Nesta mesma rodada de promoções, outras 11 mulheres alcançaram o posto de tenente-coronel, o segundo na linha sucessória. Esse avanço acompanha mudanças estruturais recentes: desde 2024, após entendimento do STF, a Bahia extinguiu a limitação de vagas por gênero em concursos militares, permitindo que mulheres concorram em igualdade de condições com homens a partir de 2025.

Em seu pronunciamento, a coronel destacou os desafios da jornada dupla enfrentada por muitas policiais que equilibram a carreira com a vida familiar. “Sinto-me honrada por ocupar esse espaço e espero que, em breve, muitas outras mulheres estejam aqui”, afirmou. Além de Ivana, outros seis oficiais foram promovidos ao posto de coronel, fortalecendo a nova cúpula de comando da PMBA para os próximos anos.

Homem é morto após invadir casa de prefeita em cidade baiana

Uma invasão à casa da prefeita de Mundo Novo, Ana Paula Costa (PSD), terminou com a morte do invasor, na noite desta quarta-feira (4). O caso ocorreu no imóvel onde a gestora vive com o marido, o delegado Wagner Marinho, que atua nas cidades de Piritiba e Tapiramutá. De acordo com informações preliminares, o delegado estava em casa quando percebeu uma agitação incomum dos cães no quintal e decidiu verificar a situação.

Ao sair para o exterior da residência, o delegado teria sido confrontado e agredido pelo suspeito, identificado posteriormente como Adenilton Oliveira Nery. Segundo o boletim de ocorrência da Polícia Civil, o homem estava armado com um pedaço de madeira e desferiu golpes contra o proprietário. Diante da agressão, houve um confronto e o delegado efetuou disparos de arma de fogo contra o invasor, que não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.

Em nota oficial, a assessoria de comunicação da prefeita informou que a invasão ocorreu por volta das 20h e possuía intenções criminosas. O comunicado ressaltou que, apesar do susto e do abalo emocional, a prefeita e seus familiares não sofreram ferimentos e encontram-se em segurança. As autoridades policiais foram acionadas de imediato para isolar a área e iniciar a apuração rigorosa dos fatos.

A Delegacia Territorial de Mundo Novo está à frente das investigações sobre as circunstâncias da morte. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi mobilizado para realizar a perícia na residência e encaminhar o corpo de Adenilton para o Instituto Médico Legal (IML), onde passará por necropsia. O caso segue sob análise para esclarecer a motivação completa da invasão ao domicílio da gestora municipal.

Saúde na Bahia: 71% dos pacientes são regulados em menos de 24 horas

A regulação da saúde na Bahia alcançou um marco histórico ao encerrar o ano de 2025 com 71% dos pacientes atendidos em até 24 horas. O índice representa um salto significativo de eficiência quando comparado a 2022, ano em que apenas 49% das solicitações eram resolvidas nesse intervalo.

Os dados foram detalhados pela secretária da Saúde, Roberta Santana, em reunião realizada nesta quarta-feira (4) com gestores de unidades estaduais. O encontro serviu para consolidar os resultados e traçar novas estratégias de fluxo para lidar com o aumento constante da demanda por assistência no estado.

Além da agilidade nas primeiras 24 horas, o sistema demonstrou evolução em outras faixas de tempo. O atendimento em até 48 horas subiu de 72% para 81%, enquanto as regulações concluídas em até 72 horas saltaram de 81% para 86%. Segundo a secretária, esse avanço é reflexo direto da expansão da rede pública nos últimos três anos, período em que o governo estadual viabilizou mais de 5.500 leitos, somando unidades próprias e parcerias com os setores privado e filantrópico. Somente em 2025, foram realizados nove mutirões focados em urgência e emergência, totalizando mais de 320 mil casos resolvidos.

Foto: Jamile Amine/Saúde GovBA

No campo da atenção primária, o estado investiu mais de R$ 2,2 bilhões em obras e programas de prevenção de doenças crônicas, fortalecendo hospitais municipais e expandindo a infraestrutura regional. Atualmente, novas unidades de saúde estão em construção em cidades estratégicas como Paulo Afonso, Alagoinhas, Jacobina, Valença e Serrinha. O diretor do Hospital Ortopédico do Estado, Roger Monteiro, ressaltou que o momento atual é de “ajuste de rota”, visando aprimorar o método de trabalho e a colaboração entre as unidades para garantir uma resposta ainda mais previsível aos cidadãos baianos.

A infraestrutura tecnológica também desempenha um papel central na gestão das vagas, operada pela Central Integrada de Comando e Controle, que conta com uma equipe de 524 profissionais. Entre os destaques operacionais de 2025 estão as 925 remoções por UTI aérea e a alta performance de unidades específicas, como o Hospital 2 de Julho, que recebeu mais de 10 mil pacientes regulados. Outro destaque foi o Hospital Ortopédico, que reduziu em 85% a espera por cirurgias de fêmur e quadril, alcançando a marca de 20 mil procedimentos realizados até o início de 2026, consolidando-se como um pilar fundamental da rede de saúde baiana.

Bolsa cai mais de 2% em dia de forte correção no mercado

Um dia após bater recorde, a bolsa brasileira teve um dia de forte correção e caiu pouco mais de 2%, puxada por ações de bancos. O dólar fechou estável, apesar da pressão internacional.

O índice Ibovespa, da B3, encerrou esta quarta-feira (4) aos 181.708 pontos, com recuo de 2,14%. O indicador foi influenciado tanto pela queda nas bolsas dos Estados Unidos como pela realização de lucros, quando investidores vendem papéis para embolsar ganhos dos recordes recentes.

O mercado de ações teve um dia mais tranquilo. O dólar comercial fechou esta quarta vendido a R$ 5,25, o mesmo valor da terça-feira (3). A cotação chegou a cair para R$ 5,21 pouco antes das 11h, mas voltou à zona de estabilidade durante a tarde. Em 2026, a moeda estadunidense cai 4,38%.

Em relação ao dólar, a valorização das commodities (bens primários com cotação internacional) fez várias moedas de países emergentes resistirem à pressão externa. A cotação do barril de petróleo do tipo Brent subiu pouco mais de 3% após impasses nas negociações entre Estados Unidos e Irã.

A bolsa de valores acompanhou a queda das bolsas estadunidenses, em meio a temores de um estouro de bolha em empresas de inteligência artificial. Além disso, a queda menor que o previsto na atividade do setor de serviços nos Estados Unidos diminuiu as chances de o Federal Reserve (Banco Central estadunidense) cortar os juros na próxima reunião, em março.

*Com informações da Reuters

Agência Brasil

STJ abre sindicância contra ministro acusado de importunação sexual

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) abriu nesta terça-feira (4) uma sindicância interna para apurar a acusação de importunação sexual que teria sido praticada pelo ministro Marco Aurélio Buzzi. O ministro nega a acusação, feita por uma jovem de 18 anos.

A medida foi tomada, por unanimidade, pelo plenário do STJ. Os ministros Raul Araújo, Isabel Gallotti e Antonio Carlos Ferreira foram escolhidos como membros da comissão que irá analisar a acusação. 


Ministro do STJ Marco Buzzi

Ministro Marco Buzzi – Foto: Arquivo/Sérgio Amaral/STJ

A jovem, que é filha de um casal de amigos do ministro, acusa Buzzi de tentar agarrá-la durante um banho de mar. O episódio teria ocorrido no mês passado, quando o ministro, a jovem e seus pais passaram férias em Balneário Camboriú, litoral de Santa Catarina.

A jovem registrou um boletim de ocorrência.

O caso também está em tramitação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que apura as consequências administrativas da denúncia. A parte criminal é conduzida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nunes Marques. Por ser ministro do STJ, Buzzi tem foro privilegiado no Supremo. 

Em nota divulgada à imprensa, o ministro disse que foi surpreendido com a divulgação da denúncia. “O ministro Marco Buzzi informa que foi surpreendido com o teor das insinuações divulgadas por um site, as quais não correspondem aos fatos. Repudia, nesse sentido, toda e qualquer ilação de que tenha cometido ato impróprio”, afirmou. 

O advogado Daniel Bialski, representante da jovem, disse que espera rigor na investigação do caso

“Como advogado da vítima e de sua família, informamos que neste momento o mais importante é preservá-los, diante do gravíssimo ato praticado. Aguardamos rigor nas apurações e o respectivo desfecho perante os órgãos competentes”, disse. 

Agência Brasil

SP: incêndio atinge comunidade em Santos

Novo incêndio atingiu a comunidade da Capela, na região noroeste da cidade de Santos (SP). Segundo os bombeiros entre sete e oito moradias foram atingidas, sem feridos. O combate às chamas mobilizou vinte e sete bombeiros e está em fase de rescaldo na última atualização às 20h.

É o terceiro incêndio em 8 dias em comunidades da região noroeste da cidade, do bairro Rádio Clube. Prefeitura e Bombeiros não se manifestaram a respeito. A região é próxima da divisa com São Vicente e reúne as maiores comunidades da Baixada.

A região recebe projetos de reurbanização, com expectativa de investimentos de mais de R$ 50 milhões em recursos municipais, estaduais e federais. 

Agência Brasil

Mesmo com medida protetiva, mulher é vítima de feminicídio no Rio

Na data em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto que institui o Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio, mais uma mulher é morta no Rio de Janeiro apesar de ter uma medida protetiva contra o ex-marido.

Amanda Loureiro da Silva Mendes, de 25 anos, foi abordada pelo agressor armado, a poucos metros do trabalho dela, no bairro de Quintino, subúrbio do Rio. Após uma rápida discussão, registrada por câmeras de segurança, o criminoso atirou contra a mulher.

Ela chegou a ser socorrida em uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos. O homem, que já havia sido preso por homicídio em 2019, foi localizado pela polícia poucas horas após o crime, no bairro vizinho de Madureira.

A análise de imagens de câmeras de segurança foi fundamental para a identificação da dinâmica do crime e para a localização do criminoso.

As investigações apontaram que eles foram casados por sete anos e tiveram dois filhos, mas estavam separados há cerca de quatro meses. O autor não aceitava o fim do relacionamento e perseguia a vítima, mesmo após a adoção de medida protetiva, que vinha sendo reiteradamente descumprida.

Além da condenação anterior por homicídio, o preso possui registros por porte ilegal de arma de fogo e violência doméstica.

Violência contra a mulher

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro registrou de janeiro a novembro de 2025 mais de 71 mil casos de violência doméstica contra a mulher.

O Observatório de Violência contra a Mulher da Justiça do Rio destaca que a medida protetiva deve ser solicitada quando a vítima for agredida fisicamente, ameaçada ou obrigada a manter relação sexual contra a vontade. E ainda se tiver dinheiro, cartão de banco ou celular tomados pelo agressor ou se ele teve outras atitudes que sejam consideradas violentas. 

Decreto

O pacto assinado hoje prevê atuações coordenadas e permanentes entre os Três Poderes, com o objetivo de prevenir a violência contra meninas e mulheres no Brasil. A novidade, segundo Lula, é que, pela primeira vez, estão assumindo que a responsabilidade na luta pela defesa da mulher não é só da mulher.

Agência Brasil

Datas da Festa dos Vaqueiros de Milagres são divulgadas

O prefeito de Milagres, Marcos Queirós, divulgou na noite desta quarta-feira (4) as datas de realização da Festa dos Vaqueiros 2026.

O tradicional evento acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de abril (sexta, sábado e domingo), na Praça dos Vaqueiros.

As atrações serão divulgadas posteriormente. No ano passado, se apresentaram nomes como Léo Santana, Pablo, Toque Dez, Natanzinho Lima e outros.

Um dos eventos mais tradicionais da região, a festa reúne vaqueiros, turistas e moradores para celebrar a cultura nordestina.

Consulta ao PIS/PASEP começa nesta quinta; veja quem recebe

A partir desta quinta-feira (5), mais de 25,4 milhões de trabalhadores brasileiros poderão verificar se têm direito ao Abono Salarial (PIS/PASEP) de 2026, referente ao ano-base 2024.

A consulta deve ser feita pelo portal GOV.BR ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Ao todo, o Governo Federal injetará R$ 32,3 bilhões na economia.

O primeiro lote será pago no dia 16 de fevereiro para os nascidos em janeiro. Os valores variam entre R$ 136 e R$ 1.621, calculados proporcionalmente aos meses trabalhados em 2024.

  • PIS (Iniciativa Privada): Pago pela Caixa Econômica Federal.
  • PASEP (Servidores Públicos): Pago pelo Banco do Brasil.

Para ter direito ao benefício, o trabalhador deve estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos, ter recebido média salarial de até R$ 2.766 mensais em 2024 e ter trabalhado com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias naquele ano.

Calendário de Pagamento Abono Salarial PIS/Pasep 2026

(Ano-Base 2024)

Use the column header buttons to sort columns by ascending or descending orderCurrently not sorted

Mês de NasciementoData de Pagamento
Janeiro15 de fevereiro
Fevereiro15 de março
Março e Abril15 de abril
Maio e Junho15 de maio
Julho e Agosto15 de junho
Setembro e Outubro15 de julho
Novembro e Dezembro15 de agosto
scroll to top