Consulta ao PIS/PASEP começa nesta quinta; veja quem recebe

A partir desta quinta-feira (5), mais de 25,4 milhões de trabalhadores brasileiros poderão verificar se têm direito ao Abono Salarial (PIS/PASEP) de 2026, referente ao ano-base 2024.

A consulta deve ser feita pelo portal GOV.BR ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Ao todo, o Governo Federal injetará R$ 32,3 bilhões na economia.

O primeiro lote será pago no dia 16 de fevereiro para os nascidos em janeiro. Os valores variam entre R$ 136 e R$ 1.621, calculados proporcionalmente aos meses trabalhados em 2024.

  • PIS (Iniciativa Privada): Pago pela Caixa Econômica Federal.
  • PASEP (Servidores Públicos): Pago pelo Banco do Brasil.

Para ter direito ao benefício, o trabalhador deve estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos, ter recebido média salarial de até R$ 2.766 mensais em 2024 e ter trabalhado com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias naquele ano.

Calendário de Pagamento Abono Salarial PIS/Pasep 2026

(Ano-Base 2024)

Use the column header buttons to sort columns by ascending or descending orderCurrently not sorted

Mês de NasciementoData de Pagamento
Janeiro15 de fevereiro
Fevereiro15 de março
Março e Abril15 de abril
Maio e Junho15 de maio
Julho e Agosto15 de junho
Setembro e Outubro15 de julho
Novembro e Dezembro15 de agosto

Suspeito de abusar sexualmente da filha é preso em Amargosa

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Territorial de Amargosa, cumpriu na terça-feira (3) um mandado de prisão preventiva contra um homem de 34 anos. Ele é acusado de estupro de vulnerável e importunação sexual contra a própria filha, de 15 anos, na zona rural do município.

As investigações revelaram que os abusos ocorriam de forma reiterada desde 2022. Mesmo após denúncias que o levaram a sair da casa da família, o suspeito continuou assediando a vítima por mensagens, chegando a exigir o envio de fotos íntimas.

O homem passou por exames de praxe e segue custodiado à disposição da Justiça.

Castro Alves: FLIPO terá shows de Mumuzinho, Alexandre Pires, Adão Negro e mais

A Festa Literária do Recôncavo Baiano (FLIPO) já tem data marcada em Castro Alves e será realizada entre os dias 12 e 15 de março de 2026. Consolidado como um dos principais eventos culturais do interior da Bahia, o festival reunirá literatura, cinema, música e debates sociais, com programação gratuita.

Nesta edição, a FLIPO presta homenagem ao cineasta e escritor baiano Glauber Rocha, um dos ícones do Cinema Novo. O tema será “Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”, destacando o fazer artístico independente, criativo e comprometido com a realidade social brasileira.

Além da programação cultural, o evento contará com grandes atrações musicais já confirmadas, como Mumuzinho, Alexandre Pires, Babado Novo, Jammil, Patrulha do Samba, Adão Negro, Isaque Gomes e a participação especial de Edson Gomes, referência do reggae nacional.

Segundo a organização, a programação completa, incluindo mesas literárias, exibições audiovisuais, oficinas e debates, será divulgada em breve. O público deve acompanhar as redes oficiais da FLIPO para mais informações.

O anúncio oficial foi feito na noite desta terça-feira (3) pelo prefeito Jadson Soares, ao lado da vice-prefeita Fernanda Carvalho e secretários municipais, durante o Encontro de Educadores, realizado durante a apresentação da banda Kart Love.

Com informações de Leandro Alves/Bahia10

Prefeitos da Bahia decidem impor teto de R$ 700 mil para cachês no São João

Em reunião realizada nesta quarta-feira (4) na sede da UPB, em Salvador, prefeitos baianos definiram uma medida drástica para conter a inflação nos festejos juninos: a fixação de um teto de R$ 700 mil para o pagamento de artistas.

A iniciativa surge após diversas queixas de gestores municipais sobre a dificuldade em equilibrar as contas diante dos altos valores cobrados recentemente.

O próximo passo do grupo será apresentar a demanda ao Ministério Público da Bahia (MP-BA), órgão que fiscaliza os gastos públicos em eventos. Paralelamente, uma reunião com forrozeiros está agendada com o presidente da UPB, Wilson Cardoso, para discutir a valorização da cultura local.

O objetivo é criar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que priorize artistas baianos e garanta sustentabilidade financeira aos municípios.

Governo vai triplicar incentivo fiscal para socorrer indústria química

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou que o governo federal pretende elevar de R$ 1 bilhão para R$ 3 bilhões o orçamento destinado ao Regime Especial da Indústria Química (Reiq) para este ano.

Segundo Alckmin, a medida será formalizada na próxima semana, por meio de uma Medida Provisória (MP) e de um projeto de lei complementar que o Palácio do Planalto encaminhará ao Congresso Nacional, em regime de urgência.

“Na próxima semana, o presidente [Luiz Inácio Lula da Silva] deve fazer dois atos importantes para fortalecer a indústria química e garantir o emprego”, anunciou Alckmin ao se reunir com representantes do setor, sindicalistas e políticos, na tarde desta terça-feira (3), em Brasília.

“Com isso, o regime, que já tem R$ 1 bi previstos no orçamento deste ano, passará para R$ 3 bilhões”, acrescentou Alckmin, referindo-se ao programa de incentivo fiscal criado para reduzir custos de produção da indústria química por meio da redução das alíquotas de tributos federais como a Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) e o PIS/Pasep (Programa de Integração Social e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).

“[O fortalecimento do Reiq] é importante, pois estimula a manutenção dos empregos, o crescimento e a competitividade da indústria química”, destacou o ministro, assegurando que o objetivo da medida é estimular investimentos e impulsionar a competitividade nacional no setor, considerado estratégico.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

A ampliação dos incentivos fiscais é uma primeira resposta às súplicas de lideranças industriais, políticas e sindicais de regiões industriais, como Cubatão, na Baixada Santista, em São Paulo. Conforme a Agência Brasil noticiou, em meados de janeiro, o prefeito de Cubatão, César Nascimento (PSD), tornou público que pediria ajuda ao governo federal para tentar conter o esvaziamento daquele que já foi um dos mais importantes polos industriais do país.

O pedido foi feito após duas fábricas que operavam na cidade há décadas encerrarem parte de suas operações locais.

Para a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), a perda de protagonismo de um polo industrial da relevância de Cubatão “acendeu um alerta sobre o risco de desestruturação permanente da base industrial do setor”.

De acordo com a entidade, o compromisso federal de reforçar o regime da indústria química ocorre em meio a um cenário crítico para o setor, que opera com ociosidade média superior a 35%; enfrenta o crescimento acelerado das importações, a perda de participação no mercado interno e a pressão decorrente dos custos de produção (energia, matérias-primas etc), considerados elevados quando comparados com os dos concorrentes.

Presente à reunião desta terça-feira, o prefeito de Cubatão relatou à equipe ministerial os efeitos do fechamento de fábricas para os cofres públicos municipais, como a perda de arrecadação e o fechamento de vagas de emprego formal e qualificado. Mais tarde, nas redes sociais, o prefeito festejou a promessa de fortalecimento do Reiq, classificando-a como uma “vitória”.

“Desta forma, garantiremos que não haverá mais demissões no futuro, porque haverá investimentos”, disse o prefeito.

Medidas emergenciais 

Na avaliação da Abiquim, medidas emergenciais e transitórias representam um “passo relevante na tentativa de evitar uma perda estrutural para a indústria química nacional”, mas demandarão outras ações, como a efetiva implementação do Programa Especial de Sustentabilidade da Indústria Química (Presiq), sancionado no fim do ano passado.

“O Presiq garantirá incentivos de R$ 3 bilhões por ano para o setor, por cinco anos, a partir do ano que vem, mas estávamos com um ‘gap’ neste ano de 2026”, afirmou o presidente-executivo da Abiquim, André Passos Cordeiro, destacando que os efeitos econômicos do Presiq só seriam sentidos a partir de 2027.

“Mas o vice-presidente foi muito compreensivo com as dificuldades do setor e impactos para o país e se comprometeu com os mesmos R$ 3 bilhões de incentivos para a indústria química ainda este ano”, concluiu, resumindo a importância do alívio tributário que o aporte federal ao Reiq dará às indústrias.

Defesa

Ainda durante a reunião desta terça-feira, Alckmin destacou que o governo federal vem intensificando as ações de defesa comercial. Segundo ele, há atualmente 17 processos de investigação de dumping em curso.

O chamado dumping é quando uma empresa estrangeira e um país exportam seus produtos por preços inferiores ao custo de produção, com o objetivo de quebrar os concorrentes locais. As ações antidumping buscam coibir a entrada destes produtos estrangeiros em território nacional, de forma a proteger os fabricantes locais.

“Estamos trabalhando para a defesa comercial. Não podemos aceitar dumping”, alegou Alckmin, assegurando que as medidas de proteção seguem as normas da Organização Mundial do Comércio (OMC) e fazem parte de uma estratégia para garantir o crescimento estrutural do setor industrial no país.

Agência Brasil

Prouni 2026: MEC divulga 226 mil pré-selecionados na primeira chamada

O processo seletivo referente ao primeiro semestre de 2026 do Programa Universidade para Todos (Prouni) teve 226.502 pré-selecionados na primeira chamada.

A edição de 2026 é a maior da história do Prouni, com a oferta de 595.374 bolsas, em 895 cursos de 1.046 instituições privadas de ensino superior de todo o país.

O resultado da primeira chamada foi publicado nesta terça-feira (3) pelo Ministério da Educação (MEC) e está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do ProUni. 

O programa federal oferece bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de nível superior em instituições de ensino privadas. O público-alvo é composto por brasileiros sem diploma de nível superior.

Do total das quase 600 mil bolsas oferecidas, 275.329 são integrais (100% de gratuidade ao estudante) e 320.045 parciais (50% do valor da mensalidade do curso).

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Documentação 

Os estudantes da primeira chamada do Prouni devem ficar atentos ao prazo para a comprovação de informações prestadas no momento de inscrição.

Até 13 de fevereiro eles devem entregar a documentação necessária diretamente às instituições privadas de ensino superior em que foram pré-selecionados. O que pode ocorrer por meio de comparecimento no local ou encaminhamento da documentação por meio virtual, conforme definido pela faculdade.

Se a entrega for presencial, a faculdade privada deverá orientar colaboradores para receberem a documentação fisicamente nos locais de oferta de curso em que houver candidatos pré-selecionados, nos horários de funcionamento da instituição. 

Pré-selecionados

Nesta quarta-feira (4), o MEC divulgou dados sobre os inscritos e os pré-selecionados na primeira chamada da primeira edição do ano do ProUni.

De acordo com o balanço, o estado com maior número de pré-selecionados na primeira chamada foi São Paulo, com 43.891 estudantes. Em seguida, estão Minas Gerais (21.413), Bahia (19.122)e Rio de Janeiro (15.124).

Na lista dos cursos com maior número de pré-selecionados na primeira chamada, estão: administração (22.871); direito (16.045), ciências contábeis (12.308) e ciências contábeis (12.308).

Perfil dos inscritos

O perfil dos inscritos foi marcado pelo protagonismo feminino, predomínio jovem e diversidade étnico-racial.

As mulheres representam 67% do total de inscritos (551.313) e os homens inscritos foram 275.935.

A faixa etária com o maior número de inscritos é de 18 a 20 anos, com 470.296 inscritos. Em seguida, estão as faixas de 21 a 30 anos (237.419 inscritos); de 14 a 17 anos (48.065 inscritos); e de 31 a 50 anos (64.104 inscritos). Já os candidatos acima de 50 anos, chegam a 7.364 inscritos.

A maior parte dos inscritos se declarou de cor parda (377.205). Já aqueles que se identificam de raça branca totalizaram 334.057 inscritos. Os autodeclarados pretos são 104.944; os amarelos, 8.169; e indígenas, 2.873.  

Proporcionalmente, o curso mais concorrido — ou seja, com maior número de candidatos inscrito por vaga — foi o de medicina (61,82 candidatos por vaga). Em seguida estão psicologia, (11,89 candidatos por vaga); e direito (9,24 candidatos por vaga).

Entre os cursos de licenciatura, as maiores inscrições foram para pedagogia, com 3.898 inscritos.

Segunda chamada

Para quem está de olho nas vagas remanescentes e não foi selecionado, o resultado da segunda chamada sairá em 2 de março e a comprovação das informações será de 2 a 13 de março. 

Agência Brasil

Consulta ao Abono Salarial estará disponível a partir de amanhã

Trabalhadores poderão consultar, a partir desta quinta-feira (5), se têm direito ao Abono Salarial em 2026, referente ao ano-base 2024. A consulta pode ser feita pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou pelo portal Gov.br.

Nas plataformas, é possível verificar informações como valor do benefício, banco responsável pelo pagamento e a data específica do depósito. No total, os pagamentos somam R$ 32,3 bilhões e são distribuídos de acordo com o mês de nascimento do beneficiário.

O valor corresponde ao valor atual do salário mínimo dividido por 12 e multiplicado pela quantidade de meses trabalhados no ano-base. Neste ano, o Abono Salarial varia de R$ 136 a R$ 1.621.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Dinheiro

O primeiro lote de pagamento será liberado no dia 16 de fevereiro – no valor de R$ 2,5 bilhões – para trabalhadores nascidos em janeiro. Os valores ficarão disponíveis aos beneficiários até o fim do calendário em 30 de dezembro.

Serão contemplados 1,8 milhão de trabalhadores da iniciativa privada com inscrição no Programa de Integração Social (PIS), pagos pela Caixa Econômica Federal, em um total de R$ 2,29 bilhões.

Outros 217,2 mil servidores públicos, com inscrição no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), receberão pelo Banco do Brasil, somando R$ 301,9 milhões.

Têm direito ao Abono Salarial em 2026 o trabalhador que atende aos seguintes critérios:

– estar cadastrado no Pis/Pasep há pelo menos cinco anos, contados da data do primeiro vínculo;

– ter recebido, de empregadores que contribuem para os programas, até R$ 2.766 de remuneração média mensal no período trabalhado;

– ter exercido atividade remunerada por, no mínimo, 30 dias no ano-base, dias consecutivos ou não;

– ter os dados do ano-base informados corretamente pelo empregador no eSocial.

Caixa ou Banco do Brasil

O pagamento do Abono Salarial pela Caixa será realizado prioritariamente por crédito em conta da Caixa, para trabalhadores que possuam conta corrente, conta poupança ou conta digital. Também poderá ser feito por meio do aplicativo Caixa Tem, em conta poupança social digital aberta automaticamente pela instituição.

Para o trabalhador não correntista, o pagamento será disponibilizado em canais como agências, lotéricas, terminais de autoatendimento, Caixa Aqui e demais meios oferecidos pela Caixa.

No Banco do Brasil, da mesma forma, o pagamento será realizado prioritariamente por crédito em conta bancária. Também poderá ser feito por transferência via TED, PIX ou de forma presencial nas agências, para trabalhadores não correntistas e que não possuam chave PIX.

Em caso de dúvidas, o trabalhador pode procurar os canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego, as unidades das superintendências regionais do Trabalho ou a central Alô Trabalho, pelo telefone 158.

Agência Brasil

Atleta de Castro Alves representará o Brasil no Japão pelo Projeto Cidadão pro Mundo

A cidade de Castro Alves vive um momento histórico e de grande orgulho. A jovem atleta Sara Alcântara, de apenas 16 anos, aluna da rede municipal de ensino, foi selecionada para representar o Brasil no Japão por meio do Projeto Cidadão pro Mundo, tornando-se a única atleta da Bahia escolhida para integrar a missão internacional.

O anúncio oficial foi feito pelo prefeito Jadson Soares, em um pronunciamento marcado por emoção, reconhecimento e esperança. “Hoje, não falo apenas como prefeito, mas como cidadão, como pai e como alguém que acredita profundamente no poder transformador da educação, do esporte e das oportunidades”, declarou.

A seleção de Sara não representa apenas uma viagem internacional. Trata-se da concretização de um sonho construído com disciplina, esforço e perseverança, refletindo o potencial da juventude castro-alvense quando encontra incentivo, apoio e políticas públicas eficazes.

Ao ser escolhida para participar do Projeto Cidadão pro Mundo, Sara passa a integrar um grupo seleto de jovens brasileiros que terão a oportunidade de vivenciar uma imersão cultural no Japão, ampliando horizontes, adquirindo novos conhecimentos e representando o país em um intercâmbio que une educação, esporte e cidadania.

Trajetória marcada por dedicação e superação
Desde cedo, Sara demonstrou talento e comprometimento com o esporte. Sua rotina de treinos, aliada ao desempenho escolar e à postura disciplinada, foi determinante para que alcançasse um dos maiores feitos já registrados por um estudante-atleta do município.

Ser a única representante da Bahia no projeto evidencia não apenas sua capacidade individual, mas também o trabalho desenvolvido nas escolas e nos programas esportivos do município, que têm como objetivo revelar talentos e transformar realidades por meio do esporte e da educação.

O Projeto Cidadão pro Mundo
O Cidadão pro Mundo é uma iniciativa que busca proporcionar a jovens estudantes experiências internacionais, promovendo o intercâmbio cultural, o desenvolvimento pessoal e a formação de cidadãos globais, preparados para os desafios do mundo contemporâneo.

Ao levar jovens brasileiros para outros países, o projeto fortalece valores como responsabilidade social, respeito à diversidade, disciplina e senso de pertencimento, permitindo que cada participante se torne um verdadeiro embaixador de sua cidade, de seu estado e do Brasil.

Impacto para Castro Alves
A conquista de Sara foi celebrada por toda a comunidade. Para o prefeito Jadson Soares, o resultado é fruto de um trabalho coletivo e de um olhar atento para o futuro da juventude. “O que estamos vivendo hoje não é acaso. É o resultado de políticas públicas sérias, de investimentos contínuos e da certeza de que apostar nos nossos jovens é o caminho para transformar a cidade”, afirmou.

Segundo ele, o feito de Sara inspira outros estudantes e atletas, reforçando que oportunidades podem surgir quando há dedicação, incentivo e planejamento.

Em sua fala, o prefeito destacou o papel simbólico da jovem atleta para Castro Alves. “Você já é história. Você já é inspiração. E você já é motivo de orgulho para Castro Alves, para a Bahia e para o Brasil”, declarou, emocionando familiares, educadores e moradores.

Sara embarca para o Japão levando na bagagem não apenas seus sonhos e habilidades esportivas, mas também o sentimento coletivo de uma cidade que acredita no poder transformador da juventude.

Mais do que uma conquista individual, a viagem de Sara simboliza o impacto positivo da união entre educação, esporte e políticas públicas bem estruturadas. É a prova de que investir nos jovens é investir no futuro de toda uma cidade.

Castro Alves agora se vê representada em um cenário internacional, mostrando ao mundo que talentos podem surgir em qualquer lugar — desde que recebam oportunidade, incentivo e confiança.

Com informações de Leandro Alves/Bahia 10

Portela exalta personagem central de culto afro do Rio Grande do Sul

Uma das escolas de samba mais tradicionais do Rio de Janeiro, a Portela vai contar na avenida as origens e a tradição do batuque, reconhecida como principal religião de matriz africana praticada no sul do Brasil. A história será contada no enredo O Mistério do Príncipe do Bará — A oração do negrinho e a ressurreição de sua coroa sob o céu aberto do Rio Grande.

O batuque (ou nação) forma com o candomblé (na Bahia), a Jurema Sagrada (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte), o tambor de mina (Maranhão), a umbanda (Rio de Janeiro) e o Xangô de Pernambuco o altar das principais religiões afrobrasileiras.

>> Enredos das escolas de samba contam a história não oficial

>> Conheça os enredos das escolas do Grupo Especial do Rio em 2026

>> Acompanhe a cobertura do carnaval na Agência Brasil

Conforme o enredo do Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela, o Principe do Bará seria o nobre Osuanlele Okizi Erupê, um líder religioso que no Brasil adotou o nome Custódio Joaquim de Almeida. Osuanlele ou Custódio nasceu no Século 19 no golfo da Guiné (litoral ocidental da África) e morreu em Porto Alegre, capital gaúcha, na década de 30 do século passado.

As datas exatas de nascimento e morte, e a própria origem nobre do Principe do Bará, são objeto de discussão entre historiadores e antropólogos, como indica estudo publicado pelo Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul.

Sul negro

A despeito da controvérsia acadêmica, o samba-enredo da Portela quer “resgatar a tradição/ onde a África assenta”. O desfile da Portela lançará luz sobre dados que apresentam um Brasil que contesta o senso comum: conforme o Censo Populacional do IBGE (2022), há proporcionalmente mais pessoas praticantes ou devotas de religiões de matriz africana no Rio Grande do Sul (3,2%) do que no Rio de Janeiro (2,6%) ou na Bahia (1%)

“Nossa proposta é debater a descentralização da historicidade negra do Brasil, focando na formação do Rio Grande do Sul”, detalha André Rodrigues carnavalesco da Portela em material distribuído pela escola.

Atribui-se ao Principe Custódio um papel fundamental de mediação entre a população negra e as elites políticas gaúchas, como uma liderança religiosa protetora e depositária de conhecimentos e liturgias de cultos africanos.

“Ele era uma das pessoas que possibilitou a consolidação dessa religião, deixando-a mais visível. Ela estava lá em Porto Alegre, mesmo que muitas vezes escondida nos bairros mais afastados. Ele serviu para legitimar de forma transparente uma realidade que existia dentro da cidade e que era mascarada por conta do grande fluxo de migração branca”, assinala a antropóloga Maria Helena Nunes da Silva em dissertação citada na publicação do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul.

Estreante portelense

O samba-enredo sobre o Príncipe Custódio terá como principal intérprete Zé Paulo Sierra, um portelense estreante realizando seu “sonho de infância”.

“Meu pai era portelense. Eu morava num bairro chamado Abolição, onde minha mãe mora até hoje, e a maioria das pessoas eram portelenses ou imperianos. Nos anos 1980, quando eu comecei a me interessar por samba-enredo, me apaixono por um samba da Portela, que é o Das Maravilhas do Mar Fez-se o Esplendor de Uma Noite, do David Correia e Jorge Macedo”, rememora.

Foram inscritos 36 candidatos no concurso da Portela para escolha do samba com o qual a escola desfilará. Ganhou a composição assinada por Valtinho Botafogo, Raphael Gravino, Gabriel Simões, Braga, Cacau Oliveira, Miguel Cunha e Dona Madalena. Zé Paulo Sierra defendeu o samba na fase das eliminatórias. “Eu sei cada detalhezinho desse samba”, diz confiante na sua participação no desfile da maior campeã do carnaval carioca que ocorrerá na noite de domingo, 15 de fevereiro.

Conheça os enredos e a ordem dos desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro

1º dia – domingo (15/2)

  • Acadêmicos de Niterói – Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil;
  • Imperatriz Leopoldinense – Camaleônico;
  • Portela – O Mistério do Príncipe do Bará;
  • Estação Primeira de Mangueira – Mestre Sacacá do Encanto Tucuju – o Guardião da Amazônia Negra.

2º dia – segunda-feira (16/2)

  • Mocidade Independente de Padre Miguel – Rita Lee, a Padroeira da Liberdade;
  • Beija‑Flor de Nilópolis – Bembé do Mercado;
  • Acadêmicos do Viradouro – Pra Cima, Ciça;
  • Unidos da Tijuca – Carolina Maria de Jesus.

3º dia – terça-feira (17/2)

  • Paraíso do Tuiuti  – Lonã Ifá Lukumi;
  • Unidos de Vila Isabel – Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um Sambista Sonhou a África;
  • Acadêmicos do Grande Rio – A Nação do Mangue;
  • Acadêmicos do Salgueiro – A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau e nem do pirata da perna-de-pau.

Agência Brasil

Santos: 5 barracos são destruídos em novo incêndio no Dique Vila Gilda

O Corpo de Bombeiros da Baixada Santista, no litoral paulista, informou a ocorrência de novo incêndio na comunidade do Caminho São Sebastião, parte do Dique Vila Gilda, na zona noroeste de Santos. Pelo menos cinco barracos foram atingidos, em área de palafitas.  Incêndio está controlado e em fase de esfriamento, com a atuação de 14 bombeiros.

Com população estimada em cerca de 25 mil pessoas, a comunidade passou por dois incêndios no ano passado e um na última terça-feira (27).

O maior deles, em agosto de 2025, destruiu 100 residências, parte delas em palafitas. Na ocasião, uma pessoa morreu e 331 famílias foram afetadas, das quais 33 tiveram que ser encaminhadas para um abrigo temporário.

O Caminho São Sebastião e o Dique Vila Gilda estão em processo de reurbanização, com recursos municipais, estaduais e federais e previsão de conclusão em cerca de cinco anos.

Agência Brasil

scroll to top