Rio terá banco genético para ajudar na identificação de desaparecidos

O Rio de Janeiro vai ganhar um banco de perfis genéticos para auxiliar nas investigações policiais e ajudar na identificação de pessoas desaparecidas. A lei, assinada pelo governador Cláudio Castro, nessa sexta-feira (20), prevê a coleta, armazenamento e compartilhamento de dados de DNA.

O banco estadual será ligado à rede nacional já existente, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. De acordo com o texto, os perfis genéticos poderão ser incluídos em três situações: criminosos condenados por crimes hediondos ou cometidos com grave violência; mediante decisão judicial e por meio da doação voluntária de familiares de desaparecidos.

A lei estabelece que as informações armazenadas devem ser protegidas por sigilo. Os dados terão acesso controlado, além de características físicas ou de comportamento das pessoas que também não poderão ser reveladas. A identificação será limitada a genética e sexo biológico.

Em casos específicos, os dados poderão ser apagados do sistema, como em absolvição da Justiça, erro pericial ou extinção da punibilidade, além do término do prazo legal relacionado ao crime. O titular das informações ou seu representante legal poderá solicitar a retirada ou correção do registro.

O banco será adequado à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), com a designação de um responsável pelo tratamento das informações e a adoção de medidas de segurança, transparência e prevenção de abusos.

O estado também poderá firmar parcerias com universidades e instituições de pesquisa para aprimorar o sistema.

Agência Brasil

Deputado Rogério Andrade visita bairro da Rádio Clube e participa de Feira de Saúde em Santo Antônio de Jesus

O deputado estadual Rogério Andrade (MDB) esteve no bairro da Rádio Clube, em Santo Antônio de Jesus, onde foi recebido por moradores em um momento marcado pelo diálogo, proximidade e reencontro com a comunidade. A visita reforça a presença constante do parlamentar nas localidades e o compromisso em ouvir de perto as demandas da população.

Durante a agenda, Rogério Andrade participou de uma Feira de Saúde, promovida pelo Instituto Juntos Somos Mais Fortes, liderado pelo pastor João. A ação disponibilizou dezenas de especialidades médicas, garantindo atendimento e cuidado à população do bairro.

A iniciativa contou com a parceria da Santa Casa de Valença, que contribuiu com a prestação dos serviços, fortalecendo uma atuação conjunta voltada à promoção da saúde e ao bem-estar das pessoas.

Rogério destacou a importância de ações como essa, que aproximam o cuidado da população. “Estar aqui, reencontrando amigos, e vendo de perto uma iniciativa tão importante que leva ações de saúde, tão importantes para as pessoas da comunidade, é algo muito gratificante. Aproveito para parabenizar todos os envolvidos.”, afirmou.

Presidente da EBC visita China e amplia projetos de cooperação

Em palestra a um público de jovens na Universidade de Pequim, a mais antiga do país, fundada em 1898, o presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), André Basbaum, destacou o papel da comunicação pública no Brasil e o desenvolvimento da tecnologia da TV 3.0, que será implantada este ano no país.

Basbaum disse que “a China é um gigante.

Tudo que acontece na China interessa ao mundo e ao Brasil. Em um mundo cada vez mais integrado, conectado pela informação, a gente quer estar cada vez mais perto da China, do povo chinês, da cultura chinesa. É isso que a gente veio começar a construir aqui”, explicou.

Entre os compromissos da semana, a delegação brasileira também visitou, entre outro locais, a sede da agência de notícias Xinhua, em Xangai, onde foi recebida pelo presidente da agência, o secretário do Partido Comunista Chinês, Fu Hua.

“A Xinhua está disposta a trabalhar com a EBC para fortalecer ainda mais o compartilhamento de informações e recursos sobre intercâmbios de alto nível, importantes projetos de cooperação e grandes eventos de intercâmbio cultural entre os dois países, disse Fu Hua. 

Para ele, outro objetivo é ajudar os povos chinês e brasileiro a sentirem melhor a vitalidade da comunidade China-Brasil, com um futuro compartilhado por meio da reportagem.

Na agenda, também houve visitas a empresas de mídias sociais, mercado em que a China também vem se destacando. Em Pequim, Basbaum esteve na sede mundial do Kwai, uma das principais plataformas de conteúdo do mundo, com mais de 700 milhões de usuários ativos por mês – 60 milhões deles no Brasil.

“O Kwai é uma rede social que cresce forte no Brasil, o maior mercado deles fora da China. Queremos construir parceria para o São João deste ano”, afirmou Basbaum.

Agência Brasil

Ator e diretor teatral Juca de Oliveira morre, aos 91 anos, em SP

Morreu na madrugada deste sábado (21), em São Paulo, o ator, autor e diretor Juca de Oliveira, de 91 anos. Reconhecido como um dos grandes nomes das artes cênicas do país, Juca construiu uma trajetória sólida e admirada no teatro, na televisão e no cinema.

O ator estava internado desde o dia 13 deste mês, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cardíaca do Hospital Sírio-Libanês, em decorrência de um quadro de pneumonia associado a uma condição cardiológica. 

Carreira

Ao longo de sua carreira, participou de importantes produções teatrais, muitas delas de sua própria autoria, além de integrar elencos de novelas e programas televisivos de grande alcance nacional. Sua atuação sempre foi pautada pelo rigor artístico e pelo compromisso com a cultura brasileira. Ele também era membro da Academia Paulista de Letras.

Juca de Oliveira atuou no teatro em mais de 60 peças como ator. Fez na maioria das vezes o papel principal, que dá à linha mestra a história encenada e por isso os personagens mais pesados.

Televisão

Na televisão, deu vida a personagens célebres, como o misterioso João Gibão em Saramambaia, novela da TV Globo, eternizado pela cena emblemática de seu voo sobre a cidade de Bole Bole.

Em 2001, trabalhou em O Clone, também na TV Globo. Novela abordou o tema da clonagem. Ele interpretou o médico Doutor Augusto Albieri, considerado o personagem mais importante de sua carreira na televisão.

Em 2012, Juca ganhou destaque como o cruel vilão Santiago Moreira, na Avenida Brasil, novela de João Emanuel Carneiro. O personagem era o pai e mentor da vilã Carminha, interpretada pela atriz Adriana Esteves.

 


Agência Brasil

Mega-Sena com prêmio acumulado em R$ 8 milhões; sorteio neste sábado

As seis dezenas do concurso 2.987 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O prêmio da faixa principal está acumulado em R$ 8 milhões.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. 

>>Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp  

As apostas podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa em todo o país ou pela internet, no portal Loterias Caixa

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 6.

 


Agência Brasil

Deputado Rogério Andrade celebra início de importante obra de infraestrutura em Ribeira do Pombal

Ao lado do deputado federal Ricardo Maia, do prefeito Ericksson e de outras lideranças políticas do município, o deputado estadual Rogério Andrade (MDB), participou, nesta quarta-feira (20), do ato que marcou a assinatura da ordem de serviço para a pavimentação asfáltica que ligará Pombal, Boca da Mata e Feira da Serra, uma das obras mais aguardadas pela população da região. O evento foi realizado no bairro Nova Cidade, reunindo moradores e representantes locais.

A presença conjunta das lideranças reforça a força de um grupo político alinhado e comprometido com o desenvolvimento do município e de toda a região.

A conquista é resultado dessa articulação conjunta, que envolve o trabalho do deputado estadual Rogério Andrade, a parceria do deputado federal Ricardo Maia, a atuação do prefeito Ericksson e de todo o grupo político local, além do compromisso do governador Jerônimo Rodrigues com o avanço da infraestrutura no interior da Bahia.

A pavimentação vai garantir mais mobilidade, segurança e desenvolvimento econômico, facilitando o deslocamento das pessoas e fortalecendo a integração entre as comunidades beneficiadas.

Durante o evento, Rogério Andrade destacou a importância do momento e o impacto da obra. “É uma alegria participar de um momento como esse, que representa uma mudança real na vida das pessoas. Seguimos firmes, trabalhando para que mais obras como essa cheguem a outras comunidades”, afirmou.

EBC e UERN TV estreiam canal aberto em Mossoró

Desde esta quinta-feira (19), a população da cidade de Mossoró (RN) passou a contar com o sinal da UERN TV, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O projeto de levar a emissora universitária para o canal 20.1 concretiza-se por meio de parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e integra a estratégia de expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), com recursos do programa Brasil Digital, do governo do Brasil.

A cerimônia de estreia reuniu autoridades municipais, estaduais e federais na cidade de Mossoró. Entre os presentes estavam o gerente de Expansão e Tecnologias de Rede da EBC, David Morais; a reitora da UERN, Cicília Maia; o conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e presidente do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), Octávio Pieranti; o diretor executivo do Instituto Cultne, Acácio Jacinto; além de representantes de setores da comunicação, classe política e comunidade acadêmica.

Na ocasião, o gerente da EBC David Morais lembrou que o momento significa um avanço concreto na estratégia de expansão da RNCP, voltada à ampliação da cobertura, interiorização do sinal e ao fortalecimento da comunicação pública como política de Estado.

“A televisão pública brasileira, estruturada a partir de 2007 com a criação da EBC, vem consolidando um modelo baseado na cooperação com emissoras parceiras, especialmente as universidades públicas, que desempenham papel central na produção de conteúdo qualificado, diverso e com identidade regional”, afirmou.

Para a reitora Cicília Maia, o sinal aberto da UERN TV representa um novo passo na democratização da informação e do conteúdo acadêmico para toda a comunidade. “É muita emoção, muita história e muitos desafios superados que chegamos a esse momento hoje. O sinal aberto abrangerá um raio de 40 quilômetros. O que produzimos na UERN terá um maior alcance, com programas e produções que mostram a expertise dos pesquisadores, as nossas ações de ensino e extensão”, declarou.

A iniciativa marca um novo capítulo na trajetória da TV universitária, criada em setembro de 2014. A emissora, que até então operava pela internet e pela TV a cabo, agora amplia o alcance e passa a operar como canal aberto. A UERN TV transmitirá a programação da TV Brasil, além de mostrar a identidade e as expressões culturais do estado em programas de entretenimento e telejornais produzidos localmente.

Para operar em canal aberto, a UERN TV contou com investimento federal de R$ 122.500,00 por meio do programa Brasil Digital, coordenado pelo Ministério das Comunicações. Foi necessário também garantir uma estrutura técnica mais robusta. Para isso, a instituição investiu aproximadamente R$ 1 milhão na aquisição de equipamentos para a central técnica, estrutura de estúdio e sistema de transmissão.

Em sua fala, Octávio Pieranti enfatizou que o sinal aberto é um ato de “liberdade e resistência”. “Ele representa geração de emprego, ampliação do debate público, maior alcance das ações de ensino, pesquisa e extensão da universidade, e uma comunicação de qualidade”, destacou.

Com a inauguração, a UERN TV reforça o compromisso com a difusão de valores públicos, informação de qualidade e conteúdos educativos. A expectativa é que esse novo momento consolide ainda mais a emissora como referência regional em comunicação universitária e pública, aproximando a produção acadêmica da sociedade e ampliando o acesso da população potiguar a conteúdos culturais e educativos. A estimativa é que o sinal chegue a mais de 250 mil moradores de Mossoró.  A cidade ainda receberá os sinais da Rede Legislativa, disponíveis no canal 10.

Multiprogramação

20.1 – UERN TV/TV Brasil

20.2 – Canal Gov

20.3 – Canal Educação

20.4 – Canal Saúde

Agência Brasil

Governo do Estado investe R$ 600 mil em tecnologia para identificar adulteração de combustíveis

Agora ficou mais difícil adulterar combustíveis na Bahia. Isso porque o Governo do Estado está investindo cerca de R$ 600 mil na aquisição de uma tecnologia que identifica qualquer alteração no produto. A apresentação do espectrofotômetro FTIR-630, equipamento de alta precisão capaz de identificar combustível adulterado de forma rápida durante operações de fiscalização, aconteceu na manhã desta quarta-feira (18), na sede da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), em Salvador.

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, destacou a importância do investimento nesse tipo de tecnologia para fortalecer a defesa do consumidor e garantir seus direitos. “Esse é um investimento que tem como objetivo fortalecer a política de defesa do consumidor. Todo mundo tem a ganhar na medida em que a gente fortalece os instrumentos de fiscalização para garantir que o combustível legal, sem adulteração, seja comercializado”, disse.

Na ocasião, também foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica entre o Procon-BA e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o que ampliará a atuação conjunta nas fiscalizações. “O acordo de cooperação técnica permite a capacitação das equipes para atuar em conjunto. Esse acordo delega poderes de polícia administrativa para o Procon-BA fiscalizar em nome da ANP, o que reforça a fiscalização”.

O superintendente do Procon-BA, Tiago Venâncio, salientou os principais benefícios da aquisição dos novos equipamentos para identificar adulterações com mais rapidez e precisão. “Esse aparelho chega para um avanço no resultado e na coleta de amostras, fortalecendo o combate à fraude em todo o Estado”, destacou.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Combate à adulteração em bebidas alcoólicas

Inicialmente, os aparelhos serão utilizados apenas na identificação de adulteração de combustíveis, mas a expectativa é de que, ainda este ano, a tecnologia sirva para combater a adulteração em bebidas alcoólicas. “Futuramente, esse equipamento irá nos ajudar também no combate à questão do metanol nas bebidas alcoólicas”, concluiu Tiago Venâncio.

Como funciona?

O espectrofotômetro modelo FTIR-630 permite realizar análises da composição química do combustível e de bebidas alcoólicas por meio de uma tecnologia que detecta alterações, como diluição com solventes, adição irregular de substâncias ou uso indevido de corantes. A principal vantagem é que o resultado pode ser obtido praticamente na hora, o que permite aos fiscais interditarem imediatamente bombas com combustíveis adulterados durante as fiscalizações.

Homem é preso em flagrante por tráfico de drogas em Jiquiriçá

Um homem de 22 anos foi preso em flagrante, nesta sexta-feira (20), no município de Jiquiriçá, suspeito de tráfico de drogas e posse de arma de fogo de uso.

A prisão ocorreu durante ação conjunta entre policiais civis da Delegacia Territorial local e policiais militares, após atividades de inteligência e levantamentos investigativos que contribuíram para a identificação e abordagem do investigado no Loteamento Alto da Torre.

Durante a diligência, os policiais encontraram aproximadamente 205 gramas de maconha, sementes da mesma substância, pinos plásticos utilizados para acondicionamento de drogas, dois pinos contendo cocaína com características, além de uma espingarda artesanal, chumbo e pólvora.

O suspeito foi conduzido à unidade policial, onde foi autuado em flagrante. Após os procedimentos legais, ele permanecerá à disposição da Justiça, passando por audiência de custódia.

Devinho Noaves e Nenho são confirmados na Festa dos Vaqueiros de Milagres

A grade de atrações da Festa dos Vaqueiros de Milagres ganhou mais dois nomes: Devinho Novaes e Nenho. O anúncio foi feito pelo prefeito Marcos Queiroz através das redes sociais.

De acordo com o gestor, outras nove atrações ainda serão anunciadas nos próximos dias. Também já estão confirmados Tayrone, Arreio de Ouro e Klessinha.

A Festa dos Vaqueiros será realizada nos dias 24, 25 e 26 de abril, na Praça dos Vaqueiros, com entrada gratuita.

scroll to top